Sites com Jsp, Servlets[Resolvido]

Gostaria de saber como devo fazer pra aprender a programar paginas web usando Jsp, Servlets.

A pergunta é a seguinte :

1 -Como que eu sei qual pagina será JSP?
2 - Como que eu sei quando precisaremos de uma Servlet?

Afinal quando devo usar JSP? e quando devo usar Servlet?

e mais uma coisa quando devo usar sessão ?

Espero que me expliquem passo a passo pra mim entender a funcionalidade de um site

aí dessa forma vou conseguir desenvolver algumas paginas.

Aguardo.

ei ceceu,

estuda sobre MVC, entendendo esse conceito as coisas começam a ficar claras.

JSP - a view é uma camada de apresentação.

Servlet - a regra de negócio.

tente dar uma lida neste livro: Head first: Servlets e JSP é de fácil entendimento e completo, depois dessa base dai parti pra estuda um framework como JSF, Struts, …

Sobre fremework MVC, sugiro que você comece estudando o mentawai, é simples, fácil de aprender e no site dele tem muitas informações http://www.mentaframework.org/

Cara, pega as apostilas da Caelum que são free sobre o assunto… são bem legais

Te explicar passo à passo acho que ninguém vai explicar, mas já deram várias dicas de livros, apostilas na internet.
Nesses mesmos livros/apostilas, você via conhecer sobre o conceito MVC e ai sim, você irá compreender onde usar JSP e Servlet.

[quote=Rodrigo Oliveira]ei ceceu,

estuda sobre MVC, entendendo esse conceito as coisas começam a ficar claras.

JSP - a view é uma camada de apresentação.

Servlet - a regra de negócio.

[/quote]

muito obrigado pelas dicas juntei as suas mais a dos outros parceiros do GUJ e ja to iniciando os estudos.

Obrigado.

muito obrigado pelas dicas juntei as suas mais a dos outros parceiros do GUJ e ja to iniciando os estudos.

Obrigado.

[quote=Jair Rillo Junior][quote=ceceu]
Espero que me expliquem passo a passo pra mim entender a funcionalidade de um site
[/quote]

Te explicar passo à passo acho que ninguém vai explicar, mas já deram várias dicas de livros, apostilas na internet.
Nesses mesmos livros/apostilas, você via conhecer sobre o conceito MVC e ai sim, você irá compreender onde usar JSP e Servlet.[/quote]

Obrigado.

Obrigado.

vou pegar as apostilas sim. valeu.

Obrigado.

Bom dia Tiago

eu estava dando uma olhada no site http://www.mentaframework.org que voce me passou e gostaria de saber o seguinte :

Afinal o que eh este Mentawai ? quem criou ele? ele ja esta dentro da API do JAVA? ou foi criado separadamente?

Desculpe eh que eu ainda estou aprendendo, entao inicio eh assim mesmo. Logo, logo eu paro de fazer essas perguntas absurdas.

Ceceu,

Mentawai é um framework MVC (na verdade ele é Full Stack). Não estude ELE agora (e nenhum outro framework). Primeiro você tem que aprender sobre JSP, Servlet e depois o padrão MVC. Portanto, esqueça que você viu esse post (por enquanto).

Mentawai é um framework MVC, mas antes de ir diretamente nele acho melhor você pesquisar a teoria sobre MVC já que parece que vc não está familiarizado com programação web, após isso estude um framework MVC, minha sugestão é o Mentawai mas existem vários outros.

[quote=Jair Rillo Junior]Ceceu,

Mentawai é um framework MVC (na verdade ele é Full Stack). Não estude ELE agora (e nenhum outro framework). Primeiro você tem que aprender sobre JSP, Servlet e depois o padrão MVC. Portanto, esqueça que você viu esse post (por enquanto).[/quote]

Ok seguirei seus conselhos, em breve estarei mais familiarizado.

realmente
MVC tem que vir depois de Jsp e servlet.

obrigado