Servlet Container Jetty 7.0 disponível para download

[quote=Thiago Senna]Integração com Eclipse e Netbeans? Nem precisa. Você pode facilmente criar uma classe “public static void main” para iniciar o seu servidor Jetty. Desta forma você pode debugar suas aplicações dentro do eclipse, netbeans, idea ou o que for.

Start.java

Segue ai um exemplo tirado do archetype do wicket-quickstart.[/quote]

Sim realmente, mas… se você tem vários projectos web, com framework e talz como é que configuraria neste cenário? Um starter para cada um? E depois fazer deploy e undeploy?

Mas no Eclipse tem um plugin muito bom, da webtide que penso que é a empresa dos criadores do Jetty:

http://www.webtide.com/eclipse/

Basicamente da para criar um “server” no Eclipse, e fazer o “play” no projeto usando o tal “server”.

Assim vc usa apenas uma instância do Jetty para multiplos projetos.

Com o Jetty 7 acho que há um outro plugin, não sei bem que ainda não fui ver direito.

Como me perguntaram em MP como configurar o ambiente de desenvolvimento com o Eclipse + Jetty, só seguir este tutorial:

http://docs.codehaus.org/display/JETTY/Web+Tooling+Support

Mas como já disse, no Jetty 7 acho que há outro plugin, convém investigar isto, não sei se este plugin trabalha com o 7. Se alguém souber melhor…

Na minha opinião um arquivo por deste projeto já é de bom tamanho, já que estamos no ambiente de desenvolvimento. Mas nada impede de que o mesmo arquivo inicie mais de um projeto. É só aprender a usar a api do jetty para isso. Se é possível fazer utilizando configuração xml do proprio jetty, também é possivel fazer direto no código. Eu evito os plugins sempre que possível e por isso gosto do jetty :wink:

Deixe eu responder de forma um pouco mais descente :wink:

Você pode deixar um starter para cada um, ou criar um starter para todos os projetos. Quanto a deploy e undeploy nada mais é do que iniciar ou parar a instância da VM de dentro de sua própria IDE.

[quote=eduveks]Mas no Eclipse tem um plugin muito bom, da webtide que penso que é a empresa dos criadores do Jetty:

http://www.webtide.com/eclipse/[/quote]
Nunca utilizei, mas é capaz que seja bom mesmo. Só que para Netbeans quando pesquisei não encontrei plugin nenhum. Portanto achei relevante ressaltar q é possível mesmo assim usar o Jetty junto com o netbeans ou qualquer outra IDE que seja.

[quote=eduveks]Basicamente da para criar um “server” no Eclipse, e fazer o “play” no projeto usando o tal “server”.

Assim vc usa apenas uma instância do Jetty para multiplos projetos.[/quote]
Entendo. Se faz questão de apenas uma instância do Jetty o ideal é criar apenas um starter capaz de iniciar todos os projetos. Você pode até mesmo criar um projeto cuja responsabilidade é conter o código q inicia os outros projetos, caso queira.

Certamente os plugins que existiam não serão compatíveis com o Jetty 7. Isso pq mudaram os pacotes onde residiam as classes. A utilização da API pelo menos mudou um pouco também.

O jeito é pesquisar (ou esperar) até adicionarem suporte para o Jetty 7 nos plugins anteriores ou criarem novos plugins, caso façam questão.

[quote=Thiago Senna]Deixe eu responder de forma um pouco mais descente :wink:

Você pode deixar um starter para cada um, ou criar um starter para todos os projetos. Quanto a deploy e undeploy nada mais é do que iniciar ou parar a instância da VM de dentro de sua própria IDE.
[/quote]

Ops, deploy e undeploy não é isto! É em tempo de execução o Jetty, derruba uma app e carrega o novo .war. A VM não para. So o projeto que esta fazendo undeploy/deploy é que fica parado momentaneamente enquanto é carregado o novo .war.

O plugin do Eclipse faz isto de uma maneira muito simples. É muito melhor que usar uma class de starter.

Já o Jetty 7 pelo visto o plugin esta em desenvolvimento ainda, pelo menos na documentação ainda não tem nada, só um link onde deverá ter esta informação, mas esta em construção:

http://wiki.eclipse.org/Jetty/Howto/Run_Jetty#Eclipse_Startup

[quote]Eclipse Startup

Eclipse can be started up from within Eclipse using a variety of techniques; see How to Use Jetty with Eclipse IDE for details.[/quote]

[quote=eduveks]Ops, deploy e undeploy não é isto! É em tempo de execução o Jetty, derruba uma app e carrega o novo .war. A VM não para. So o projeto que esta fazendo undeploy/deploy é que fica parado momentaneamente enquanto é carregado o novo .war.

O plugin do Eclipse faz isto de uma maneira muito simples. É muito melhor que usar uma class de starter.[/quote]

Humm, por acaso você estaria falando sobre o HotDeploy? Ou seja, você faz uma pequena alteração em alguma classe do seu projeto e o container identifica esta alteração e faz um reload automaticamente? Seria isso, ou algo mais ou menos neste caminho?

[quote=Thiago Senna][quote=eduveks]Ops, deploy e undeploy não é isto! É em tempo de execução o Jetty, derruba uma app e carrega o novo .war. A VM não para. So o projeto que esta fazendo undeploy/deploy é que fica parado momentaneamente enquanto é carregado o novo .war.

O plugin do Eclipse faz isto de uma maneira muito simples. É muito melhor que usar uma class de starter.[/quote]

Humm, por acaso você estaria falando sobre o HotDeploy? Ou seja, você faz uma pequena alteração em alguma classe do seu projeto e o container identifica esta alteração e faz um reload automaticamente? Seria isso, ou algo mais ou menos neste caminho?[/quote]

Sim exato! O plugin faz isto… além de outras coisinhas, bem se não conhece, vale a pena experimentar e depois comparar qual a melhor maneira de trabalhar.