Isso pode ser verdade. Como a api vai ter que ser robusta e extensa pelo que promete, vai levar tempo para ficar estável e atender as diversas plataformas que utilizamos. A idéia é muito boa e pode praticamente refazer o modo de como a jvm trabalha com multimedia. o SDK ainda está no beta, então não dá para esperar muito.
muita coisa dá pra fazer com linux. Trabalhei há uns meses com a versão preview do JavaFX no Ubuntu. Só animação pesada não ia, travava, mas no geral (GUI), funcionou legal :).
Instalei o sdk e deu pra perceber que no windows ele vai mapear o direct3d. Vão precisar mapear a opengl para deixar apto para sistemas unix e dispositivos móveis que usam a versão ES da segunda citada. Deve demorar alguns meses até terminarem uma versão beta para os outros sistemas.
Quem não tem hardware vai executar o java2d ao invés das duas bibliotecas conforme mostra o diagrama da arquitetura.
Eu particularmente esperava mais do JavaFX, iniciando uma aplicação Java + Flex na espectativa do JavaFX sair
pelo menos “igual”, mas acho q vou continuar com o Flex por questões de maturidade mesmo, gosto do
desempenho, além do mais o protocolo AMF3 ajuda um tikin, o f… é ter q fazer espelhamanto das entidades,
mas ainda assim, vale a pena.
[quote=UpTheIrons]Eu particularmente esperava mais do JavaFX, iniciando uma aplicação Java + Flex na espectativa do JavaFX sair
pelo menos “igual”, mas acho q vou continuar com o Flex por questões de maturidade mesmo, gosto do
desempenho, além do mais o protocolo AMF3 ajuda um tikin, o f… é ter q fazer espelhamanto das entidades,
mas ainda assim, vale a pena.
De qq forma, vamos ver como será.
[/quote]
Calma UpTheIrons, tá beta ainda
Sobre Flex X JavaFX, existirão frameworks que vão auxiliar na criação de aplicações. Acho que alguns vão ser anunciados no J1.
JFX apanhou muito, não dá pra cometer os mesmos erros de novo…
Então, mas o f… q o Flex tá meio q bem a frente dessa galera (siverlight e flex).
Seria perfeito se o JavaFX estive mais ou menos bom com boa performance e poder
trabalhar novamente somente no NetBeans no Linux (gosto), essa é uma desvantagem
do flex pra mim, pois sei q tem os que preferem fazer tudo à unha, mas camada
visual pra mim, qto mais arrastar e soltar melhor *r, mas como falei, seria perfeito.
Mas epsero q vc esteja certo, e que q eles tenham aprendido e observando q
os concorrentes estão um tanto qto além…
Então, mas o f… q o Flex tá meio q bem a frente dessa galera (siverlight e flex).
trabalhar novamente somente no NetBeans no Linux (gosto), essa é uma desvantagem
visual pra mim, qto mais arrastar e soltar melhor *r, mas como falei, seria perfeito.
N sou muito otimista n, mas tb sou esperançoso
[/quote]
O Flex está muito a frente do JavaFX mesmo, a Sun perdeu um mercado gigante de aplicações por deixar o Flex crescer
N sou muito otimista n, mas tb sou esperançoso
[/quote]
Em questão do flex possuir um framework mais maduro e mais bem desenhado pode até ser. Mas questão de desempenho não conta nisso. Os dois usam aceleração de hardware, quem desenha é a opengl ou o direct3d. O Resultado é o mesmo em questão de processamento.
pena que demorou 3 anos pra descontinuarem o FX,
integracao com swing? WOW … precisou entrar a oracle na jogada pra acontecer isso? nao eh a toa que a sun foi parar onde parou
cenario:
patrao: fulano, preciso de um software com interface grafica avancada, quais as opcoes
javaboy: olha, a oracle acabou de lancar o FX2, lembra do FX que ja nasceu morto? entao, abandonaram o projeto e comecaram de novo com outro foco, vai ficar bom
patrao: humm, 'vai ficar bom?'
javaboy: eh, digo isso porque ainda esta na versao beta, e vai demorar um pouco ainda pra ideia amadurecer
patrao: nao temos tempo pra isso, precisamos disso pra ontem e devemos seguir algo que ja esta no mercado e que seja um produto maduro e que ainda exista daqui a 3 anos …
…
moral da historia, vai ter muito pouco bacana querendo investir tempo e dinheiro em algo que ainda eh um prototipo, visto que existem alternativas que ja estao ae a anos … sem contar o risco embutido no fato de que se a coisa nao vingar, o cara acaba com nada … a nao ser pelo fato de que talvez existirao alguns moleques de java felizes da vida proque tiveram a chance de brincar no mais novo FX …
[quote=balrog]pena que demorou 3 anos pra descontinuarem o FX,
integracao com swing? WOW … precisou entrar a oracle na jogada pra acontecer isso? nao eh a toa que a sun foi parar onde parou
cenario:
patrao: fulano, preciso de um software com interface grafica avancada, quais as opcoes
javaboy: olha, a oracle acabou de lancar o FX2, lembra do FX que ja nasceu morto? entao, abandonaram o projeto e comecaram de novo com outro foco, vai ficar bom
javaboy: eh, digo isso porque ainda esta na versao beta, e vai demorar um pouco ainda pra ideia amadurecer
patrao: nao temos tempo pra isso, precisamos disso pra ontem e devemos seguir algo que ja esta no mercado e que seja um produto maduro e que ainda exista daqui a 3 anos …
…
moral da historia, vai ter muito pouco bacana querendo investir tempo e dinheiro em algo que ainda eh um prototipo, visto que existem alternativas que ja estao ae a anos … sem contar o risco embutido no fato de que se a coisa nao vingar, o cara acaba com nada … a nao ser pelo fato de que talvez existirao alguns moleques de java felizes da vida proque tiveram a chance de brincar no mais novo FX …
[/quote]
o fx pode ser uma mudança mais importante que o próprio jdk 7 . É praticamente uma alteração na arquitetura da jvm.
@balrog, versão beta não é pra ser usada em produção. É incrível como existe gente que ainda não sabe dessa definição básica. heheheh
Versão beta é pra gente como nós testarmos o produto, quando sair a versão final, daí sim vai começar a ter gente usando em produção se o produto for bom. E melhor que o Swing puro, ele tem tudo pra ser.
[quote=balrog]pena que demorou 3 anos pra descontinuarem o FX,
cenario:
…
[/quote]
Desculpe a ignorância, mas para Web, além de Flex quais seriam as alternativas que temos nesse mesmo patamar?
seria possivel e nao muito dificil criar um joguinho de damas com javafx ?? vou ter que criar um para meu tcc e se fosse possivel ia aprender o fx ao invez de 2d