Bom dia, prezados. Estou tentando tentar aprender a programar java, segui um vídeo um pouco antigo explicando como instalar tudo e, após vários problemas, cheguei num erro que eu não faço ideia de como resolver. Ao tentar executar o programa aparece o seguinte erro: https://uploaddeimagens.com.br/imagens/java_error-png
Tentei reinstalar a JRE, mas aparentemente o problema não é esse… Tenho instalados no PC o “jdk-12_windows-x64_bin” e “jre-8u202-windows-x64” baixados diretamente do site da Oracle. Me ajuda aí Brasil
segue o link para instalação do netbeans 9.0
cara , pra ti que tá começando te sugiro essa jdk 9.0 por ser bastante didática
abraço
Tá, tens o JDK do JAVA 12 e o JRE do Java 8 por que isso?
O JDK já vem com um JRE
Não sei, só fui baixando as coisas no site. Os vídeos de aulas que eu encontrei são bem confusos pra leigos como eu kkk
Se eu reinstalar o jdk, resolve? Tem que desinstalar o JRE? O que eu faço? rs
@AkaViegas, se atente em como você está postando. O título “Me dá uma luz :D” não ajuda em nada. Seja objetivo no seu título para que a comunidade possa te ajudar melhor. Confira nosso post: Como fazer uma boa pergunta?
Não precisa reinstalar, você pode ter duas versões do JDK em uma máquina.
[]'s
Ok, vou procurar ser mais objetivo.
Mas voltando ao assunto, alguma ideia de como eu resolvo o erro? Porque se eu já tenho o JDK 12 instalado, ele já vem como um JRE e eu posso ter duas versões instaladas, não parece fazer o menor sentido esse erro me dizer que o arquivo foi compilado em uma versão mais recente que o JRE, certo?
Você está usando qual IDE?
Acabei de ver que está compilando na mão. Você precisa especificar para o Java qual JRE quer usar.
Então, eu estou tentando seguir umas video-aulas que encontrei, tem essa parte da explicação de como compilar sem a IDE, pra meros fins de conhecimento, eu estava querendo fazer… Saberia me dizer como especificar a JRE?
É só usar o caminho absoluto do .exe
, mas tem uma forma melhor, após instalar o JDK, faça o seguinte:
-
Configure uma variável de ambiente chamada
JAVA_HOME
apontando para o caminho completo da pasta do JDK. -
Edite a variável de ambiente
PATH
adicionando o%JAVA_HOME%\bin
.
Feito isso, o comando javac
invoca o compilador e o comando java
ou javaw
invoca o JRE.
Então, já fiz exatamente isso, inclusive deu um certo trabalho já que as explicações que encontrei são um pouco antigas. Aparentemente essas configurações estão corretas, eu baixei o JDK atualizado direto do site da Oracle, só não entendo o motivo de retornar este erro.
O que aparece quando você executa
javac -version
E quando executa
java -version
Se você compilou com o Java 12 e executou com o Java 8, faz todo o sentido dar erro.