Retorno de Consultas DAO

É uma pergunta sim (falou ?)
Quando falo de consulta eu falo de SQL mesmo, banco de dados.

ex:
eu faco a busca dos departamentos (uma SELECT), depois faço a busca da media (SELECT AVG(funcionario.salario) where funcionario.id_departamento = this.id);

ou poderia fazer um select direto que traria a média.

voltando a pergunta dos primitivos. É melhor usar Integer doque int.
pois assim posso ver se é nulo.
ou é melhor ter uma método isSalarioNull() e um int;

Não só isso cara. Integers são serializáveis.

Não sei o nome correto mas defino para os EJBs, Web Services, RMI.
Ou seja é uma camada que serve de ponte entre as tiers e delega requisiçoes do cliente para as regras de negócio no server.
máquina local->serviço remoto->regras de negócio

Que muita gente usa para colocar direto as regras de negócio.

Isso deve ter uma nome mais apropriado. Alguém sabe ?

Se sua aplicação realmente está distribuída (cliente -web app, swing, etc. - em máquina diferente do servidor), DTOs servem apra isso.

Se estão na mesma máquina, não é desculpa, trabalhe com seus objetos normais e poupe esforço e cabelos brancos :wink:

jprogrammer, serialize os seguintes objetos para um arquivo:

class DaoFoodObject {
    private Integer id;
    private String tempero;

// getters setters
}

class SmartObject {
    private Integer id;
    private String tempero;

// getters setters

public void meuMetodoDeNegocio() {
         if( "sal".equals( tempero ) )
                  System.out.println( "Eu sou salgadinho." );
         else if( "açúcar".equals( tempero ) )
                  System.out.println( "Eu sou docinho." );
         else
                  System.out.println( "Eu sou natural." );
    }
}

E veja o tamanho dos dois arquivos gerados.

Coitado do funcionario com salario nulo! :lol: Deve ser estagiario. :twisted:

Serio, HashMaps conseguem ser pior que VOs! Na hora do desenvolvimento meio que dão na mesma, mas depois de durante a manutenção é simplesmente o pior dos infernos. Fora a diferença gritante em termos de performance e consumo de memoria.

Louds por que dá diferença no consumo de memória?

[quote=cv]Nao, Joao… Departamento eh um objeto do seu dominio. Assim como tem getMedia():BigDecimal, tem getResponsavel():Funcionario, e tem getFuncionarios():Set… :wink:

Ele nao eh um VO, pq ele nao eh um objeto que serve so pra ser estuprado por um DAO, que manda pro controller fazer autopsia. Ele (oooooh, vejam so!) contem as regras de negocio relacionada a departamentos! :)[/quote]
Então segue o dilema…

Eu deveria ter algo como
Negócio <-> Usuário
Usuário neste caso pode ser visto como um objeto também.

No entanto,
Meu objetos de negócios não sabem nada sobre banco de dados. Para isto, tem um AjudanteParaBd que sabe como “guardar” os objetos num banco de dados.
BD <-> AjudanteParaBD <-> Objetos <-> Usuário

Além disso, o usuário quer se conectar remotamente via http, mas meus objetos de negócio (por exemplo Departamento) nunca ouviram falar em "h-t-t- o que? ". Para existe um Servidor Web, que dá conta de converter o protocolo web em classes wrappers:
BD <-> AjudanteParaBD <-> Objetos <-> Servidor Web<-> Usuário

Mas, num dado momento um objeto terá que conhecer as regras de negócio e WebServer ou AjudanteParaBd.

Qual a prosposta para resolver este problema, tentando manter a clareza ?
Obs1: veja bem, eu to nem ai para performance e,
obs2: esta pergunta não é retórica.

De uma forma ou de outra, teremos que utilizar classes feias, que tem alguma coisa a ver com o negócio e com os problemas de tecnologia.

Se isto já não é tosco o suficiente, poderíamos querer uma série de coisas como escabilidade, segurança, transação, “etc e etc”, que seriam resolvidos de que maneira ???

E se você tiver utilizando ejbs para resolver o problema de “etc e etc”, mesmo que seja numa mesma máquina terá que utilizar um “objeto que não faz nada” (tipo um DTO), porque Departamento não sabe como notificar um funcionário sobre seu bônus, sem fazer uma chamada de jndi para algum serviço (banco de dados, ejb, etc), que altere o estado de alguma instância.

Talvez, você possa ter um Objeto de negócio com vários métodos abstratos, implementados por um objeto concreto que tenha as regras e os conhecimentos tecnológicos… Num sei…

Mas enfim, ejb != OO. E java também não é 100% OO. Se quiser algo bonito mesmo, use Smalltalk. E viva o GUS.

E quem exatamente falou que isso não ia ser necessário? Só não coloque suas classes de negócio lá.

Além das tradicionais, AOP ajuda bastante.

Pera…usar EJB te obriga a usar DTOs?

Ahco que vc está complicando demais as coisas… :roll:

Uma coisa é uma Linguagem OO, outra cosia é Programação OO. Ou você acha que não dá pra produzir código rpocedural em Smalltalk ou Eifell, ou utilizar Objetos em C?

No livro do Meyer tem uma seção só sobre como programar utilizando objetos em C, Ada, Fortran… e até esmo Java e C++ :wink:

Porque um HashMap guarda uma tonelada a mais de informação.

class Exemplo {
 int um;
 String dois;
}

Na memoria de um pc comum um objeto Exemplo ficaria assim:

Já um HashMap teriamos:

Puxa, só isso? É menos de 2x maior! Mas não é só isso! Ainda tem MUITO mais.

Alem do objeto HashMap, temos os seguintes objetos acompanhando:

:arrow: array Entry[16] -> 40 bytes
:arrow: 2 HashMap.Entry -> 2 x 24bytes -> 48bytes
:arrow: 1 Integer -> 12 bytes

total: 128 bytes

As duas Strings de chave podemos dizer que são de graça pois normalmente vem de algum constant pool.

Ou seja, gastamos 8x mais memoria, criamos 5x mais trabalho pro GC e o tempo de busca de uma propriedade fica lento nessa proporsão.

Mas esse argumento para mim é apenas um detalhe perto da dificuldade de se trabalhar com código escrito usando HashMap Oriented Development.

*** aplausos pro louds ***

Rodrigo, sobre a sua duvida de como fazer os objetos do dominio falarem com o DAO e serem vistos pela UI ao mesmo tempo, dah uma lida na thread do Rafael Steil sobre o refactoring do JForum. Eh exatamente o que ele ta fazendo :wink:

Eu li o tópico que vc falou… Ufa… Deu trabalho:
http://www.guj.com.br/posts/list/22689.java

Seguem as seguintes considerações:

1. Existe a regra de ouro da refatoração:
    Mantenha isto simples. Faça a solução mais simples que resolva o problema de hoje. Caso você repita isto uma vez, preste atenção mas ainda não mude nada. Se acontecer denovo, refatore.
    _ é tão legal esta regra!!! Poupa um tempo evitando que gastemos horas com a solução mais flexível, ótima e elegante para besteiras sem repetição.
    _ corolário: você pode fazer copy & paste de uma parte do código uma única vez, mas pode.

2. SmallTalk existe sem Interfaces. Mas, Interface é apenas a implementação Java (e de outras linguagens) do padrão Strategy o qual existe em SmallTalk. No entanto, você tinha absoluta razão naquela discussão, devido a regra de ouro da Refatoração.

3. Finalmente o ponto sobre DTO. O que impede que eu extrai uma interface de um objeto que seja apenas uma visão parcial de seu estado?

Objetos em banco de dados podem conter um quantidade de informações que (para um ser contexto) seja irrelevante. Poderia tratar apenas parte dessas informações?

E outra: eu gostaria de fornecer a uma classe cliente informações sobre uma certa área de negócio. Poderia expor apenas os valores do objeto sem expor as regras de negócio , ou métodos que não me interessa que o cliente enxergue ?

Note, eu não estou falando em criar objetos com apenas getters e setters. Estou falando de expor uma interface de um pojo que contenha apenas os tais getters e setters. (em última instância um cliente “safado” poderia acessar os demias métodos do objeto por reflection ou por casting. Haveria alguma maneira de evitar isto?)

Valeu.

Expor uma interface mais limitada a objetos para clientes que nao deveriam acessar metodos “perigosos” nao tem problema algum. Eh uma boa ideia, alias, se vc nao souber quem esta do outro lado. Do contrario, nao vejo muito sentido - se o dominio so vai ter clientes que vc mesmo vai desenvolver, pula essa parte e documenta em algum lugar “este metodo nao deve ser chamado fora da camada tal” :wink:

+4 pontos pela qualidade da resposta.
+1 pela velocidade…

Eu vejo um sentido. Para mim fica mais fácil… sem ter que consultar API sei (pelo código) o que pode ou não pode ser usado. E acho mais! Acho que isto ajuda num trabalho de equipe pois fica bem claro no “Ctrl + Espaço” o que pode ser usado.

Tipo uma programação defensiva:
http://c2.com/cgi/wiki?DefensiveProgramming

Pelo que o pessoal falou o serializeble do objeto é igual ao seu equivalente em DTO, uma vez que só o estado precisa ser “serializado”. É isto mesmo ?