Olá a todos.
Estou desenvolvendo um aplicativo web para o estágio que estou fazendo.
O sistema é simples, não precisa de nada muito elaborado. Só precisa ser web.
Como nunca desenvolvi para web antes, pesquisei um pouco a respeito na internet e vi que uma solução para o meu problema seria criar uma página com um JApplet, para atuar como um JFrame “acoplado” à página index.jsp.
Sei que o sistema é bem “tosco”, mas a necessidade desse sistema é urgente, e eu sou o único “desenvolvedor” de onde trabalho, então não há tempo para desenvolver algo muito elaborado, sendo que eu precisaria de tempo para estudar.
Como estou criando o sistema:
-
Criei um projeto “Biblioteca de classe Java”. Nesse projeto, inseri um JApplet. Dentro desse JApplet, inclui vários panels, cada um correspondendo a uma tela do sistema, utilizando o cardlayout para alterar entre os panels, para “percorrer” entre o sistema.
-
Criei um projeto “Aplicação web”. Ao criar o projeto, fui em “propriedades > encapsulamento > adicionar projeto”, então selecionei o projeto “biblioteca de classe Java” que havia criado anteriormente.
Abri o arquivo index.jsp criado por padrão no projeto e adicionei a seguinte linha:
<applet code="principal.NewJApplet" archive="VendasWebTelas.jar" width="740" height="440"/>
Segui esses passos baseado nesse tutorial:
http://netbeans.org/kb/docs/web/applets_pt_BR.html
Rodei a aplicação no navegador, e pelo menos quanto a troca das telas, ocorreu tudo bem , tanto rodando o JApplet pelo Netbeans, quanto rodando a aplicação do navegador.
Agora comecei a implementar a parte lógica do programa, começando pela tela de login, mas já encontrei um problema:
Quando eu rodo o JApplet direto do projeto “biblioteca de classe” (VendasWebTelas > NewJApplet > Executar) , o login funciona normalmente.
Porém, quando tento rodar a aplicação pelo navegador (WebApp > Executar), ao clicar em “ok” na tela de login, ou seja, ao tentar fazer a conexão com o banco, recebo a mensagem: ClassNotFoundException: org.postgresql.Driver
Como posso resolver isso? Eu preciso indicar o caminho do driver do postgre em algum lugar no projeto web?