[RESOLVIDO] Distribuição de um Programa Java Feito Com Banco de Dados

Oi, eu criei um programa completamente em Java pelo Eclipse, também utilizei o Banco de Dados MySQL, para armazenar dados do programa, agora gostaria de saber se há alguma maneira de distribuir esse programa para alguém, de forma que cada pessoa consiga simplesmente utilizar seu programa com seu banco de dados, que irá armazenar dados em sua própria máquina, assim como um jogo na Steam, se alguém souber me responder já agradeço ;3

Uma ideia geral é você pode criar um instalador que, além de instalar o seu programa java, tenha também a opção de instalar o MySQL (caso o usuário não tenha instalador) e criar a base de dados com as tabelas e informações de conexão que sua aplicação precisa, ou salvando essa informações de modo que sua aplicação possa lê-las depois. Esse instalador pode querer também instalar uma jre, caso o usuário não tenha.

Explicar por aqui pode ser meio extenso, então dê uma pesquisada em como criar instaladores e volte caso tenha dúvidas mais pontuais. Dê uma olhada em ferramentas como IzPack ou Inno Setup (não sei como funciona o suporte de java neste).

Abraço.

2 curtidas

Muito obrigado, descobri que posso utilizar um banco de dados chamado SQLite, vou tentar usar e inclui-lo no instalador.