[RESOLVIDO] Desmotivação total ao não arrumar emprego e estágio em Java!

Cara, isso não é uma trollagem, mas por acaso você já fez uma auto-reflexão para ver o que está fazendo de errado?

Isso atrapalha muito, porque você não procura um tratamento?

Com esse perfil é estranho até que você tenha consiguido um emprego. Já se foi o tempo em que o programador ficava em uma sala isolado e recebia comida e uma pizza por debaixo da porta! Você tem que se comunicar, conversar com as pessoas, participar de blogs, eventos etc. E ser cabeça dura? Por favor né, se você quer trabalhar não tem como!

Lamento te informar, mas se você tem essa expectativas de testes vai odiar ainda mais a programação! Você vai encontrar coisas, muito, mas muito piores nessa área. A diferença está em como você vai lidar com a situação.

Problemas existem em qualquer área, em qualquer profissão. A diferença está em como você ache diante das adiversidades! Ficar de MIMIMI não resolve nada. É bola para frente que atrás vem gente. Eu acredito que você tenha que fazer uma profunda revisão de valores e atitudes. Isso vai mudar sua vida!

[quote=JavaDreams]Cara você é muito engraçado mesmo…

Você chora por estar 1 ano desempregado e tals…

Eu trabalhei mais de 8 anos na área de TI como técnico de suporte e depois vi que a área estava
terceirizando para todos os lados…

Comecei a pegar firme em Java, fiz 1 ano de estágio e agora estou a 4 meses empregado em java.

Meu não vou entrar em muitos detalhes, mas vou te falar 3 coisas que as pessoas que mexem com java tem que ter.

1 - Esquecer o passado e olhar somente para frente
2 - Não ter medo de nada e levar a vida com lucidez das coisas
3 - Não desistir nunca!!! Mas da mesma forma não é se matando de estudar
que você vai conseguir emprego em Java, e se der sorte de conseguir então
vai ficar muito cansado e vai se dar mau com a equipe.

Te aconselho o seguinte:

1 - Arruma um emprego que aparecer, pois assim vai ter grana para pagar as tuas contas
e 50% do teu cérebro vai estar livre pelo fato de não ter que se preocupar pelo fato de não estar trampando.

2 - Trace um plano de estudos ou seja igual eu falei, os melhores programadores Java não são aqueles que
se matam de estudar, mas sim aqueles que levam uma vida normal, sabendo balancear o seu tempo e se divertir também.

3 - Arrume alguma atividade para tirar o teu estress pois desse jeito tu vai pirar…
Dica, eu já passei por isso e o que eu fiz foi dividir o meu tempo entre estudar e me divertir, pois assim teu cérebro
vai funcionar melhor.

Nunca desista meu amigo pois se o java é hoje a linguagem mais usada no mundo é porque os integrantes do time
nunca desistem, nuncaaa.

Abraços[/quote]

Concordo!

É foda, só reclamo né, quem sabe um dia eu melhoro!
Valeu aí também pelas dicas x@ndy, sucesso aí para ti!

Acho que as realidades de mercado são muito diferentes de cidade pra cidade. Aqui em Brasília a área já foi melhor, mas ainda dá pra dizer que é boa. De qualquer maneira, vejo que a maneira mais fácil é entrar no mercado por estágio mesmo. Então se você ainda ta na faculdade tenta estágio. Vai ganhar pouco no começo, mas não há nada errado em começar de baixo.

Boa sorte!

Brow, na boa acho que você esta desmotivado não com a informática mas com você mesmo, não conheço você e não sei como é seu dia-dia,
mas se puder dar uma dica, levanta a cabeça, respira fundo e se organiza mentalmente, antes de mais nada você tem que descobrir o que
você quer. Arranje um emprego, qualquer um, porque ai você vai ter menos preocupação na cabeça(aprender melhor),se sentir mais útil e ter grana no bolso mesmo que pouca(melhor pingar do que secar né?) Tendo este norte fica mais fácil de você viver, já que o desemprego gera uma depressão terrível, sei disso por experiência própria.

Com relação ao teste, não se preocupe com isso, se você quer desenvolver, vá estudando a cada dia(monte um plano de estudo), que um dia vai, você só não pode é desistir
do seu “sonho/objetivo”, se você quer desenvolver porque gosta apenas não importa onde você trabalhe sempre vai poder programar, porém se você só quer ganhar dinheiro eu lhe recomendo estudar medicina.

Vou lhe dar algumas dicas que me ajudaram nos períodos difíceis,
1 - Leia a bíblia - Deus Ajuda sim, eu sou a prova viva.
2 - Acorde cedo e faça uma atividade física (corpo são, mente sã).
3 - Procure se distrair e encontrar algo para aliviar a tensão.
4 - Esteja mais próximos de pessoas que lhe incentivem.
5 - Estude, estude, estude, estude,
6 - Poste suas dúvidas aqui que tenho certeza que todos vão lhe ajudar

“E nunca absolutamente nunca, tenha auto piedade, um homem não pode ter auto piedade, senão ele enlouquece”

No mais tamo ai pra ajudar com o que puder.

Forte abraço
Foco e Ânimo Homem vc é brasileiro e brasileiro não desiste nunca.

cara, tente conseguir uma experiência internacional, mesmo que for pra lavar prato no canada, fique um tempo la, e volte para fazer uma pós graduação, ou até mesmo faça a sua pós graduação la.

ai vc me fala, po to sem grana, então se sacrifique um pouco, venda o carro, trabalhe como professor a noite, de final de semana, se você não quer nem mais passar perto de testes, então procure aulas no Estado como Professor categoria O, pelo menos durante um tempo… pessoas de sucesso, não seguem um caminho linear, são tombos, tombos e tombos.

outra coisa, não feche seu mercado a especificamente java, ou até mesmo programação. abra seu leque, pratique um esporte de verdade, e o mais importante: seja útil para a sociedade, meu professor tem um projeto que visa levar graduados do Brasil, para serem lecionadores na africa, principalmente na área de TI com técnologias livres, Linux, Squid, Java.

você não é o primeiro que vem decepcionado com a área, eu, amigos meus, muita gente aqui do fórum ja passou por isso, fui da área de suporte durante 4 anos. qualquer entrevista e ja queriam me tacar no suporte. estágio é dificilimo de conseguir pois não depende só de você… as vezes dependendo da empresa, não vale a pena…

geralmente quando a pessoa esta com esta depressão, ela não quer fazer nada…não quer estudar, não quer trabalhar, não quer sair, só quer saber de fazer coisas digamos divertidas, só que estas coisas divertidas nunca são divertidas, por que sua mente não vai desligar dos seus problemas. (porém a pessoa insiste em fazer o que ela não quer fazer, e não aproveita nada).

então por que não enfrenta-los e acabar logo com isso… eu sugiro você parar com o curso de ciência da computação…e viajar para o exterior…planeje um pouco, junte uma grana e veja no que dá.

• sugiro também você parar de estudar java e parar de procurar estagio por um bom tempo.

• mais importe ainda, “venda seu computador” e seu “televisor”.

você é o protagonista da sua vida!

[quote=desmotivado][quote=x@ndy]
…Ficar de MIMIMI não resolve nada.
[/quote]
É foda, só reclamo né, quem sabe um dia eu melhoro!
Valeu aí também pelas dicas x@ndy, sucesso aí para ti![/quote]

Engraçado que você pegou só o que te interesava, o resto que eu escrevi não vale nada?

Cara, se você não mudar de atitude com certeza não vai conseguir nada. Você não se perguntou ainda por que com uma graduação e fazendo outra ainda não conseguiu alguma coisa? O problema realmente é mercado? Você não está fazendo nada de errado?

Uma empresa não contrata um funcionário somente pelo seu conhecimento, mas também por suas atitudes, pelo seu comportamentos. Para empresa não adianta nada ter um funcionário com um super conhecimento mas que seja anti-social. Como esse conhecimento vai ser utilizado e compartilhado? Ela não quer um funcionário que seja “cabeça dura” pois vai ter sérios problemas quando este tiver que fazer alguma coisa que ele discorde. Um funcionário que fique reclamando também não é bem visto, já que pode contaminar os outros funcionários.

Eu recomendo que você procure uma empresa de recrutamento e peça para fazer um teste psicológico de recrutamento e depois converse com o psicologo sobre os resultados e veja o que mercado quer e o que você tem que mudar!

Pra quem quer ser desenvolvedor você faz muito mimimi, desenvolvedores geralmente preferem falar sobre o querem desenvolver.

joaoabi e rodrigo.uchoa, muito obrigado pelas dicas postadas para manter na luta!
x@ndy vou mesmo é procurar um psicólogo antes que eu faça alguma besteira, porque o errado sou eu mesmo!
Agora, douglaskd e carlos alexandre moscoso, tomei a decisão, vou vender meu computador urgentemente já que developer não fica mimimi, corre atrás (coisa que eu não faço a muito tempo, mais de um ano na pista só no chororô)!

Obrigado a todos os que ajudaram ou trollaram!

[i]Sem querer te ofender, mas vc tem uma forte síndrome de vitima.
Procura um psicologo, definitivamente o problema é vc.

Pelo que parece vc dedicou anos da sua vida pra se especializar nessa área, e agora vai jogar pro alto.
Vou te contar um segredo:

NÃO IMPORTA O QUE VC FIZER, SEMPRE VAI EXISTIR ALGUÉM QUE NÃO VAI GOSTAR DO QUE VC FAZ!
O IMPORTANTE É VC FAZER A SUA PARTE, E DAR O SEU MELHOR!

Vc pode fugir dessa área como uma criancinha correndo pra mamãe, provavelmente nas outras áreas será igual. Ou vc pode resolver o problema, só depende de vc.
Tenta não ser “o coitadinho”.

Sei que é difícil, mas tenta esquecer teus problemas, arruma algo pra ocupar sua mente, um trabalho, um projeto.

Sobre ser tester, não é questão de ser a unica coisa no mundo que vc é capaz de fazer, vc tem polegares e com eles vai conseguir fazer muitas coisas, mas acho que nenhuma delas ai te pagar 2k/m.

Já tive que trabalhar como McSlave pra conseguir concluir meu objetivos, na época foi o único lugar que consegui emprego, e te garanto que não ganhava metade do valor que vc ganhava, e como eu odiava aquele lugar, mas foi preciso.

Se vc quer conseguir algo, nem sempre vai ser fácil, e geralmente vc vai ter que sacrificar algumas coisas por isso.
É isso que vc tem que entender.

Espero que vc leia o que escrevi e absorva as partes importantes, e acima de td que não fique de mimimi :wink:
Boa sorte
[/i]

[quote=RodrigoKaos][i]Sem querer te ofender, mas vc tem uma forte síndrome de vitima.
Procura um psicologo, definitivamente o problema é vc.

Pelo que parece vc dedicou anos da sua vida pra se especializar nessa área, e agora vai jogar pro alto.
Vou te contar um segredo:

NÃO IMPORTA O QUE VC FIZER, SEMPRE VAI EXISTIR ALGUÉM QUE NÃO VAI GOSTAR DO QUE VC FAZ!
O IMPORTANTE É VC FAZER A SUA PARTE, E DAR O SEU MELHOR!

Vc pode fugir dessa área como uma criancinha correndo pra mamãe, provavelmente nas outras áreas será igual. Ou vc pode resolver o problema, só depende de vc.
Tenta não ser “o coitadinho”.

Sei que é difícil, mas tenta esquecer teus problemas, arruma algo pra ocupar sua mente, um trabalho, um projeto.

Sobre ser tester, não é questão de ser a unica coisa no mundo que vc é capaz de fazer, vc tem polegares e com eles vai conseguir fazer muitas coisas, mas acho que nenhuma delas ai te pagar 2k/m.

Já tive que trabalhar como McSlave pra conseguir concluir meu objetivos, na época foi o único lugar que consegui emprego, e te garanto que não ganhava metade do valor que vc ganhava, e como eu odiava aquele lugar, mas foi preciso.

Se vc quer conseguir algo, nem sempre vai ser fácil, e geralmente vc vai ter que sacrificar algumas coisas por isso.
É isso que vc tem que entender.

Espero que vc leia o que escrevi e absorva as partes importantes, e acima de td que não fique de mimimi :wink:
Boa sorte
[/i][/quote]

Com todo o respeito e sem ironia, sábias palavras as suas, agradeço as dicas e estou ocupando minha mente cuidando de um parente em fase terminal com mais 3 ou 4 meses de vida conforme o INCA!
Forte abraço e desejo muito para ti, valeu!

Ta tenso o negócio hein…

Eu achava que estava com dificuldade de entrar em um ambiente de trabalho. sempre trabalhei como suporte, sempre fiz curso de java, estudava em casa, assino devmedia, e vou estudando as video aulas de java…e bacana, da pra tirar uma boa base… E por incrível que parivel, consegui um emprego de programador, trabalho com Genexus, não era o meu forte, mais precisava entrar no mercado de programação, resolvi tentar esse desafio, e estou me aprimorando no java… E não vou desistir, Java é coisa de Cinema, rs… ja tive meus altos e baixos, achando que eu era burro pq não conseguia entender algum algoritmo e tal…mais quem não teve…rs - Eu acho que para aprender mesmo e conseguir um emprego, precisamos de muita prática na linguagem, e ir fazendo programinhas para demonstração, uma hora tudo se acerta…

[quote=chivalski]Ta tenso o negócio hein…

Eu achava que estava com dificuldade de entrar em um ambiente de trabalho. sempre trabalhei como suporte, sempre fiz curso de java, estudava em casa, assino devmedia, e vou estudando as video aulas de java…e bacana, da pra tirar uma boa base… E por incrível que parivel, consegui um emprego de programador, trabalho com Genexus, não era o meu forte, mais precisava entrar no mercado de programação, resolvi tentar esse desafio, e estou me aprimorando no java… E não vou desistir, Java é coisa de Cinema, rs… ja tive meus altos e baixos, achando que eu era burro pq não conseguia entender algum algoritmo e tal…mais quem não teve…rs - Eu acho que para aprender mesmo e conseguir um emprego, precisamos de muita prática na linguagem, e ir fazendo programinhas para demonstração, uma hora tudo se acerta…[/quote]

Parabéns aí à você por ter conseguido, mais pelo o que vi o negócio de estudar para ter uma carreira é só para os fortes (como você), valeu aí as dicas e sucesso na sua caminhada!

[quote=desmotivado][quote=chivalski]Ta tenso o negócio hein…

Eu achava que estava com dificuldade de entrar em um ambiente de trabalho. sempre trabalhei como suporte, sempre fiz curso de java, estudava em casa, assino devmedia, e vou estudando as video aulas de java…e bacana, da pra tirar uma boa base… E por incrível que parivel, consegui um emprego de programador, trabalho com Genexus, não era o meu forte, mais precisava entrar no mercado de programação, resolvi tentar esse desafio, e estou me aprimorando no java… E não vou desistir, Java é coisa de Cinema, rs… ja tive meus altos e baixos, achando que eu era burro pq não conseguia entender algum algoritmo e tal…mais quem não teve…rs - Eu acho que para aprender mesmo e conseguir um emprego, precisamos de muita prática na linguagem, e ir fazendo programinhas para demonstração, uma hora tudo se acerta…[/quote]

Parabéns aí à você por ter conseguido, mais pelo o que vi o negócio de estudar para ter uma carreira é só para os fortes (como você), valeu aí as dicas e sucesso na sua caminhada![/quote]

Mais o negócio de estudar…Serve pra qualquer carreira!

Isso aí, eu não tinha dúvidas em relação também não!
Acho que para trabalhar com desenvolvimento não é necessário faculdade mesmo não, mas estudar é óbvio que é necessário em qualquer carreira, eu é que não tenho me esforçado nada e por isso acho melhor parar de insistir no erro!
Abraço.

Olá a todos, eu sei que o tópico é meio velho, mas acho que compensa comentar sobre…

Trabalho em outra área, mas dentro do mundo da programação também, e as vezes eu me desmotivo muito, por conta do que você disse: networking.

Sinto, que o conhecimento técnico não é muito valorizado, se você conhecer alguém, se der melhor em um meio social, e etc, você terá mais oportunidade.

A lógica é: eu posso demorar 1 ano para atingir determinado conhecimento, fulano pode demorar 2 anos, ambos iremos atingir, mas o fulano tem um relacionamento pessoal melhor. Sim, ele terá mais oportunidades do que eu…

Essa, infelizmente, é a grande sacada…

Estou me formando na USP, e gosto de coisa difíceis e complicadas, mas apesar da minha graduação, do meu certificado na área, do meu conhecimento técnico, esse tipo de problema, é passado para outras pessoas…

É triste…

Cara, eu não acredito muito nisso ai não… Relacionamento pessoal é muito útil sim e complementa as suas habilidades, mas não se desvaloriza o conhecimento técnico. De que adianta o cara ter o melhor relacionamento com todos da área e ser ridículo tecnicamente ? Não acredito que ele terá melhores oportunidades só por ser o camarada.

Abs,

[quote=pedro.parreira]Olá a todos, eu sei que o tópico é meio velho, mas acho que compensa comentar sobre…

Trabalho em outra área, mas dentro do mundo da programação também, e as vezes eu me desmotivo muito, por conta do que você disse: networking.

Sinto, que o conhecimento técnico não é muito valorizado, se você conhecer alguém, se der melhor em um meio social, e etc, você terá mais oportunidade.

A lógica é: eu posso demorar 1 ano para atingir determinado conhecimento, fulano pode demorar 2 anos, ambos iremos atingir, mas o fulano tem um relacionamento pessoal melhor. Sim, ele terá mais oportunidades do que eu…

Estou me formando na USP, e gosto de coisa difíceis e complicadas, mas apesar da minha graduação, do meu certificado na área, do meu conhecimento técnico, esse tipo de problema, é passado para outras pessoas…

É triste…[/quote]

Falou e disse!!
Nessa área ingrata, basta ter o networking que tá de boa (ou seja, tá dentro), mas para se manter é lógico que precisa ter conhecimento e aí que digo, não precisa de títulos, somente conhecimento e o tal do QI (quem indica)!
TI é um lixo, joguei muita grana fora me formando e fazendo cursos nessa área ridícula!!
Valeu pela sua opinião pedro.parreira.

[quote=dudzjava][quote=pedro.parreira]

[/quote]

Cara, eu não acredito muito nisso ai não… Relacionamento pessoal é muito útil sim e complementa as suas habilidades, mas não se desvaloriza o conhecimento técnico. De que adianta o cara ter o melhor relacionamento com todos da área e ser ridículo tecnicamente ? Não acredito que ele terá melhores oportunidades só por ser o camarada.

Abs,

[/quote]

Como disse, para mim as oportunidades só aparecem através do QI (quem indica), entertanto, concordo com o que você disse em relação ao conhecimento que é necessário sim para se manter nesta área fd…

[quote=desmotivado][quote=pedro.parreira]Olá a todos, eu sei que o tópico é meio velho, mas acho que compensa comentar sobre…

É triste…[/quote]

Falou e disse!!
Nessa área ingrata, basta ter o networking que tá de boa (ou seja, tá dentro), mas para se manter é lógico que precisa ter conhecimento e aí que digo, não precisa de títulos, somente conhecimento e o tal do QI (quem indica)!
TI é um lixo, joguei muita grana fora me formando e fazendo cursos nessa área ridícula!!
Valeu pela sua opinião pedro.parreira.[/quote]

Colega, discordo de você.

Não é só “nessa área ingrata” que o networking é importante.

Uma coisa que as pessoas tem que colocar na cabeça: Relações de negócios e trabalho são relações humanas. Qual é o pilar de qualquer relação, que sem ele não existe relação propriamente dita? A comunicação.

Em qualquer área moderna a comunicação é essencial. Eu jamais contrataria um programador, que apesar de ser bom no que faz, não sabe conversar ao telefone com um superior ou um cliente por exemplo. Sempre foi assim e sempre será, quem está em evidência sempre é o mais procurado, o mais desejado e assim por diante. Não se aplica somente ao mundo dos negócios.

Jamais devemos demonizar o concorrente só porque ele tinha mais habilidade em comunicação e algum conhecido na empresa. Talvez era exatamente isso que a empresa estava procurando!

E mais! Paremos de ficar praguejando o “QI” e o networking como se eles fizessem a empresa contratante colocar a venda no olhos e agir como se fosse ignorante. As empresas hoje em dia usam N fatores na hora de contratar e entrevistar. E isso tudo é embasado, se você correr atrás e pesquisar vai ver que é tudo muito convincente, e as grandes empresas geralmente contratam pessoas especialistas no assunto só pra contratar novos colaboradores.

Gostaria também de fazer uma observação acerca do comentário do colega dudzjava. Realmente o “QI” não desvaloriza o conhecimento técnico. Mas não nivele assim pelos extremos. Do jeito que você falou parece que o QI vai fazer a empresa que precisa de um Senior contratar um Junior, só porque o Junior tem uma rede de contatos muito maior.

Enfim, já acompanhei processos seletivos, já tentei a sorte em cargos de maior responsabilidade não só no setor de TI, e quebrei a cara. Tinha o QI, conhecia o “cabeça” lá dentro da empresa que podia me ajudar a ser contratado, mas não passei nos testes de conhecimentos. E acontece, apesar do QI eu não era suficientemente bom para o cargo.

É uma coisa que complementa a outra, não adianta nada você saber programar a “Matrix” sendo um profissional tímido, lá no canto, que ninguém sequer imagina a sua existência. Hoje em dia saber se comunicar e “vender o peixe” é uma das skills mais valorizadas pelas empresas.

:wink: