Olá senhores,
Estou com uma duvida com relação ao banco de dados, desenvolvi um software aqui na empresa porém estou com dificuldade de como fazer com que os demais funcionários acessem esse banco de dados dessa aplicação.
O software já está desenvolvido só preciso fazer com que os demais consigam acessar esse banco, até agora eu fui desenvolvendo o banco na minha máquina no LocalHost, como eu faço com que esse banco os demais funcionários tenham acesso?
O banco que estou utilizando é o Postgresql e linguagem de programação que utilizei para desenvolver é o C# com a IDE Visual Studio.
obs: Não sou da área de TI da empresa, sou apenas um funcionários comum com um pouco de conhecimento em programação.
Configurando postgresql.conf
Para corrigir o problema de acesso ao banco pela rede, vc precisa encontrar o arquivo postgresql.conf.
Abra o arquivo postgresql.conf e troque a linha:
listen_addresses = 'localhost'
por
listen_addresses = '*'
E depois, reinicie o postgresql.
Outra duvida, como minha máquina é uma maquina comum na rede, ele mesmo vai ficar como o servidor desse banco? Isso pode dar algum problema ?
Desde já agradeço.
O ideal é que não seja. Uma máquina dedicada é sempre melhor para ficar como servidor.
- Quando vc estiver indo embora no fim do dia e, por esquecimento, desligar sua máquina, o sistema não vai funcionar.
- Se um dia vc precisar formatar sua máquina, vai ter um trabalho para migrar o banco para outra máquina
- Se vc precisar mudar de máquina, terá o mesmo problema de migrar de banco
e por ai vai…
Então você e da área da TI, como tantos muitos de nós.
Obrigado, me ajudou muito.
Não consegui colocar para funcionar, será que preciso fazer mais alguma coisa ?
Minha string de conexão
“Server=127.0.0.1;Port=5432;User Id=postgres;Password=senha;Database=Dados;”
o endereço do servidor continua o mesmo que eu estava usando antes ?
Você precisa trocar o valor 127.0.0.1 pelo ip de rede do computador onde o banco está rodando.
Top.
Resolvido, Obrigado.
Marca a resposta como solução depois. Vlw!