Pessoal,
Eu criei um programa que tem uma classe interna e privada. Quando eu compilo é gerado 7 arquivos .CLASS. Eu tentei gerar o JAR digitando jar -cvf nome1.class nome2.class … nome7.class. O arquivo jar é gerado só que ele não executa. Dá um erro. Os amigos do fórum tem algum macete pra me dizer sobre essa geração. Parece que tem um tal de arquivo manifesto que tem que ser feito. Só que eu não fiz esse arquivo. Eu digitei tudo direto. Eu achei que ia funcionar.
Alguém pode me ajudar. Pois estou desenvolvendo um sistema comercial ao mesmo tempo que estou aprendendo java. Eu tenho esse sistema em outra linguagem. Então irão ter muitos arquivos .CLASS. Como que eu jogo tudo isso num arquivo JAR? Por enquanto eu não tô usando nenhuma IDE como o Eclipse e o NetBeans. Tô fazendo num editor de texto padrão.
No aguardo.
Ronaldo César
Programador
ronaldoguj@zipmail.com.br
E pq vc não está usando nenhuma IDE :?: As IDE facilitam o trabalham (inclusive este de gerar o .jar) e eu particulamente não acretido que codificar com editor de textos ajuda a aprender mais.
Escolha uma IDE e trabalhe de forma eficiente.
flw
Por enquanto eu não vou utilizar nenhuma ide. Eu quero aprender a fazer na linha de comando.
Eu tentei rastrear no fórum tópicos semelhantes. Mas, nenhum respondeu ao meu problema. Eu pensei que era só clicar em cima do arquivo JAR e ele executaria.
O quê tá faltando?
se você ja gerou o jar pode editar o manifest default gerado, veja que irá ser gerado um default se você não especificar um:
http://docs.oracle.com/javase/tutorial/deployment/jar/defman.html
você poderia editar esse arquivo que vai estar dentro do jar e colocar a seguinte linha:
Main-Class: pack1.Teste1
e veja bem, não se esqueça de dar um <Enter> pois é necesserário que o manitest tenha uma linha em braco!
ficaria algo parecido com isso o conteudo do manifest:
Manifest-Version: 1.0
Class-Path: libA/io.jar
Created-By: 1.6.0_20 (Sun Microsystems Inc.)
Main-Class: pack1.Teste1