Exato.Porque não devemos ter uma “linguagem favorita” ou " tecnologia favorita".Temos procurar a tecnologia que nos melhor nos atenda e isso basta.No caso dele foi o SQL porque ela é que melhor atende ele neste momento,poderá que no futuro precise migrar para o NoSql,mas isso é somente um possibilidade.
Porque para sermos boms programadores devemos sair desse pressuposto que devemos saber de uma linguagem,mas sim um pouco de tudo
Eu também tenho provas suficientes para não utilizar esse banco para esse fim da pergunta, mas, cara eu sempre discordo mediante experiências e fatos reais, não vivo de modinha, vivo da realidade, tudo que é novo tem que se tomar muito cuidado antes de implementar, vale lembrar que o banco NoSQL tem suas restrições e o banco relacional é muito mais maduro e sua organização corresponde a duvida acima.
Não falo somente pela opinião eu falo realmente em princípios tidos em experiências.
Somente a equipe do Neo4J melhora ele a quase 20 anos.
São inumeros exemplos que eles postam de como portar o banco relacional para Grafo.
E você ainda vem dizer que tem experiencia no assunto.
Estou afirmando: não use banco NoSQL para organizar dados que porventura serão relacionados, isso é feito pelo banco relacional e também pelo fato precitado ERP, analisa o mercado e verifique se tem ERP com esse tipo de banco, talvez ache, mas, compare com um banco relacional.
Quer fazer relação, otimização, buscas avanças, filtros e que isso seja utilizado DESKTOP, WEB e MOBILE.
Tô rebatendo suas teses.
Veja bem, não é porque o Windows domina desktop que ele seja de fato a melhor opção.
SQL domina ERP mas e daí !!
Uma coisa não anula a outra.