Quanto cobrar?!

Pessoal, estou com esta mesma dúvida… hoje, profissionalmente trabalho com a plataforma da Microsoft (.Net) no entanto já conheço Java há algum tempo, já inclusive lecionei em faculdade e parei neste semestre e no passado para começar a fazer alguns cursos e tirar algumas certificações Java.

Tenho pensado em frazer alguns trabalhos freelancers para adquirir experiência profissional com Java, e vai a dúvida, quanto cobrar/hora??

Qual a média de um analista desenvolvedor Java hoje? :?

M. Obrigada!!!

Boa madrugada galera !

Também tenho esta dúvida sempre…
Mas lendo os posts aqui me surgiram algumas duvidas, por exempo, para o cara interessa se é php ou java ?
Aliás… o cara sabe lá o que é php ou java ?

E se fosse uma planilha excel e resolvesse o problema dele ?

O que quero dizer na verdade é que acho que temos que se achar um caminho do meio: um valor minimo pela sua hora trabalhada e o valor do sistema no negócio do cara.

Por exemplo, pelas contas que fizeram, chegamos a R$ 4,10 a hora, isso da menos de R$ 40,00 um dia de trabalho, com todo respeito a todas as profissões, mas a D. Amalia me cobra R$ 70,00 por uma faxina.

E sobre o valor que o sistema representa no negócio, tem uma estoria de um cara que tinha uma maquina moderníssima na sua linha de montagem que parou, chamou varios técnicos e ninguem dava jeito, quando ele ja estava desesperado apareceu um tal senhor que disse que arrumava a maquina… e la foram os dois, o tiozinho olhou, olhou, olhou… tirou la uma chave de fenda, apertou um parafuso e pimba la estava a maquina funcionando. Bom, chega a nota fiscal pra pagar e a conta era de R$ 1000,00, o cara fica doido e pede uma explicação de porque mil reais para apertar um parafuso, coisa de um minuto de serviço, a explicação ? Apertar o parafuso: R$ 1,00, saber qual parafuso apertar: R$ 999,00.

Resumindo… cada caso é um caso, mas acho que temos que ponderar entre esses dois critérios: a transpiração e a inspiração necessárias para realizar o trabalho.

Afinal… você pode ter feito o trabalho em 3 dias, mas isso é resultado de um conhecimento que você já detinha e que foi conseguido em outras tantos 3 dias de estudo…

Obrigado.

[]s

A melhor na maneira na minha visão seria cobrar um valor hora, a unica coisa que você deveria orçar é a quantidade de horas o valor é consequencia.
Se você demorar 24 horas (3 * 8 ), cobrando um valor medio de mercado para um jr (Levando em consideração que seja R$15,00/h), deveria cobrar R$360,00.
Como você cobrou 100, levando em consideração que você trabalhou 24 horas (3 * 8 ), você cobrou R$4,16, com esse valor hora se você trabalhar um mês com 160 horas no final do mês você receberia R$665,06, se você fosse um auxiliar de escritório é o salario de mercado, mas para progamador java não.

Mas tudo depende da situação se ta precisando de dinheiro? Você não tem outras propostas? Você esta com tempo livre? Tudo nessa vida depende das variaveis.

Aproveitando o tópico…

bom eu sou iniciante nesse mercado de desenvolvimento de softwares
e não faço ideia de como eu calculo o preço do meu software
eu tenho 2 softwares para desenvolver com as seguintes funções:
Cadastro de clientes, fornecedor, bancos, cidades, estados e peças de automoveis
Movimentações que são compra e venda e a geração de orçamentos
Os relatórios são contas a pagar e a receber, vencimentos do dia, valor que um cliente gasta por mês

Bom é um sisteminha comercial normal

por um deles eu ja combinei 150 reais, pelo que eu vi nos post anteriores foi muito barato
mas para outro ainda não combinei o preço, queria pedir a opnião de vcs para saber
como é feito o criterio de cobrança de um software.
quanto realmente vale um sisteminha desse que eu estou desenvolvendo?

Eu fiz um desse de lotofacil ano passado, mas também mostrava várias estatísticas de todos os jogos anteriores.
Não cobrei nada pois não vendi, é só meu! :stuck_out_tongue:

[quote=Vinny]Aproveitando o tópico…

bom eu sou iniciante nesse mercado de desenvolvimento de softwares
e não faço ideia de como eu calculo o preço do meu software
eu tenho 2 softwares para desenvolver com as seguintes funções:
Cadastro de clientes, fornecedor, bancos, cidades, estados e peças de automoveis
Movimentações que são compra e venda e a geração de orçamentos
Os relatórios são contas a pagar e a receber, vencimentos do dia, valor que um cliente gasta por mês

Bom é um sisteminha comercial normal

por um deles eu ja combinei 150 reais, pelo que eu vi nos post anteriores foi muito barato
mas para outro ainda não combinei o preço, queria pedir a opnião de vcs para saber
como é feito o criterio de cobrança de um software.
quanto realmente vale um sisteminha desse que eu estou desenvolvendo?[/quote]

150???
:shock:
garoto de programa mesmo!
kkkkkkkkkkkkk

multiplica por no mínimo 10 isso aí!!!

Bom dia Galera !

Olha… estou realmente ficando preocupado com nosso mercado, rs.

Veja bem… todas as funcionalidades que você falou, quanto tempo acha que vai levar para desenvolver ?
R$ 150,00 ?
Sei lá… acho que desse jeito vai ser dificil colocar chocolate no leite das crianças, olha lá se sobrar pro leite, acho que só com bolsa familida do Lula !

wesleyd.qa
Ainda falando sobre quantidade de horas… imagina que você ja esteja a um tempo desenvolvendo sistemas, se trabalhou direitinho, vai ter muita coisa pronta, coisas que perdeu tempo pensando em como fazer da primeira vez e que agora é só importar um jar e usar.
E ai… e essas horas ?
Como você cobra isso ? Ou não cobra ?
Quero dizer que extrapolando para alguns anos de componentes, classes, jar´s ou seja la o que for bem desenvolvidos de modo que possam ser reaproveitados, estaremos trabalhando quase de graça, ou seja, na minha opinião, seria o inverso do que deveria acontecer, daqui a alguns anos teremos um excelente desenvolvedor, experiente, utilizando componentes já testados e melhorados com o passar do tempo, ganhando menos do que um iniciante que fica horas pra resolver determinado problema e que pode ainda não implantar a melhor solução.
Por isso me parece um pouco contraditório trabalhar somente com a quantidade de horas…

Vou dar um exemplo daqui do meu trabalho… embora eu seja CLT, acho que serve para demonstrar o que quero dizer, bom tinhamos um problema numa integração entre dois sistemas, eles fariam uma troca de arquivos via XML, basicamente o que teríamos que fazer era:
1 - Validar o XML utilizando um XSD.
2 - Fazer um parser transformando em objetos
3 - Validar dados
4 - Atualizar uma base de dados (incluir, excluir, alterar)

No meio disso claro que tinha: log em caso de erro, controles de quantidade de arquivos processados, envio de email, e outras coisas.

Beleza, suamos la e fizemos um negocio bem legalzinho, com quase tudo parametrizado em arquivos properties, e varias coisas que achei bem legal.

A pouco tempo atras me apareceu praticamente o mesmo problema, a única diferença era que agora o arquivo seria TXT e o banco a ser atualizado seria outro.

Bom… praticamente a unica coisa que refiz foi a parte de parser e de atualização do banco (essa ainda como era hibernate, foi só mudar a entidade, os parametros pra conexão estavam no properties).
Toda a parte de controle de quantidade de arquivos e registros, verificação de diretórios, log´s, envio de emails… tudo estava pronto.

Pensando em um sistema pago… o que fariam nesse caso ?

[]s

Realmente eu não sabia quanto cobrar
fiquei com medo deles acharem muito caro e não querer
assim como eu ja fiz um para uma outra empresa
e cobrei 300 reais o que nao é caro pelo jeito é e graça neh
quando eu terminei o programa e fui entregar para o cliente
o cara me disse que nao queria mais, pq o filho dele ja tinha feito
algo no excel, achei uma grande sacanagem o que o cara fez, eu demorei
2 semanas para fazer o sistema, eu sai de la muito bravo, eu sai de la achando
que ele não quis o programa por eu ter cobrado esse preço mas seilah, mas
apartir de agora vou valorizar mais meu trabalho que não é facil e estressante as veses
agora ja nao tem mais geito eu combinei com o cliente vo te que fazer como o combinado
mas da proxima vez eu ja sei qual o valor de um sistema.

[quote=Zeed01]Bom dia Galera !

Olha… estou realmente ficando preocupado com nosso mercado, rs.

Veja bem… todas as funcionalidades que você falou, quanto tempo acha que vai levar para desenvolver ?
R$ 150,00 ?
Sei lá… acho que desse jeito vai ser dificil colocar chocolate no leite das crianças, olha lá se sobrar pro leite, acho que só com bolsa familida do Lula !

wesleyd.qa
Ainda falando sobre quantidade de horas… imagina que você ja esteja a um tempo desenvolvendo sistemas, se trabalhou direitinho, vai ter muita coisa pronta, coisas que perdeu tempo pensando em como fazer da primeira vez e que agora é só importar um jar e usar.
E ai… e essas horas ?
Como você cobra isso ? Ou não cobra ?
Quero dizer que extrapolando para alguns anos de componentes, classes, jar´s ou seja la o que for bem desenvolvidos de modo que possam ser reaproveitados, estaremos trabalhando quase de graça, ou seja, na minha opinião, seria o inverso do que deveria acontecer, daqui a alguns anos teremos um excelente desenvolvedor, experiente, utilizando componentes já testados e melhorados com o passar do tempo, ganhando menos do que um iniciante que fica horas pra resolver determinado problema e que pode ainda não implantar a melhor solução.
Por isso me parece um pouco contraditório trabalhar somente com a quantidade de horas…

Vou dar um exemplo daqui do meu trabalho… embora eu seja CLT, acho que serve para demonstrar o que quero dizer, bom tinhamos um problema numa integração entre dois sistemas, eles fariam uma troca de arquivos via XML, basicamente o que teríamos que fazer era:
1 - Validar o XML utilizando um XSD.
2 - Fazer um parser transformando em objetos
3 - Validar dados
4 - Atualizar uma base de dados (incluir, excluir, alterar)

No meio disso claro que tinha: log em caso de erro, controles de quantidade de arquivos processados, envio de email, e outras coisas.

Beleza, suamos la e fizemos um negocio bem legalzinho, com quase tudo parametrizado em arquivos properties, e varias coisas que achei bem legal.

A pouco tempo atras me apareceu praticamente o mesmo problema, a única diferença era que agora o arquivo seria TXT e o banco a ser atualizado seria outro.

Bom… praticamente a unica coisa que refiz foi a parte de parser e de atualização do banco (essa ainda como era hibernate, foi só mudar a entidade, os parametros pra conexão estavam no properties).
Toda a parte de controle de quantidade de arquivos e registros, verificação de diretórios, log´s, envio de emails… tudo estava pronto.

Pensando em um sistema pago… o que fariam nesse caso ?

[]s
[/quote]

Ah a resposta é simples meu caro Watson, se você tem o componente pronto, você gastou horas para construilo, se você vai reutiliza-lo ou desenvolver um novo, não importa, você tem que cobrar as horas que foram ou serão gastas para desenvolvelo, idependente se ja foram pagas em outro projeto, por que esse é outro projeto.
Se esse componente ja faz parte de um projeto que você ira dar manutenção ou atualização, ai SIM você só cobra as horas que você gastara com a manutenção ou atualização.
Imagina o SAP, ou qualquer outra ERP, um cliente quer comprar de você, mas precisa de alguma adptações coisa comum, você só cobra as adaptações? ou cobra o ERP + as adptações. A respota é óbvia !

Pois é pessoas, mas ainda assim não chegamos a um valor atual…

Agradeço a todos que responderam pra tentar ajudar… mas algum de vocês conhece mais ou tem a informação de por exemplo: quanto ganha um programador Java Jr., Pleno e Sênior? :?: E um analista Java Jr., Pleno e Sênio?? :?: :?:

Bjs…

M. Obrigada!

[quote=suelengc]Pois é pessoas, mas ainda assim não chegamos a um valor atual…

Agradeço a todos que responderam pra tentar ajudar… mas algum de vocês conhece mais ou tem a informação de por exemplo: quanto ganha um programador Java Jr., Pleno e Sênior? :?: E um analista Java Jr., Pleno e Sênio?? :?: :?:

Bjs…

M. Obrigada![/quote]

Isso vai depender muito da empresa, teu tempo de empresa e da tua importância nela…
não tem como estimar por exemplo:

Jr 3000
pl 4000
s 5000 para mais

Vai depender do porte da empresa.