[quote=Zeed01]Bom dia Galera !
Olha… estou realmente ficando preocupado com nosso mercado, rs.
Veja bem… todas as funcionalidades que você falou, quanto tempo acha que vai levar para desenvolver ?
R$ 150,00 ?
Sei lá… acho que desse jeito vai ser dificil colocar chocolate no leite das crianças, olha lá se sobrar pro leite, acho que só com bolsa familida do Lula !
wesleyd.qa
Ainda falando sobre quantidade de horas… imagina que você ja esteja a um tempo desenvolvendo sistemas, se trabalhou direitinho, vai ter muita coisa pronta, coisas que perdeu tempo pensando em como fazer da primeira vez e que agora é só importar um jar e usar.
E ai… e essas horas ?
Como você cobra isso ? Ou não cobra ?
Quero dizer que extrapolando para alguns anos de componentes, classes, jar´s ou seja la o que for bem desenvolvidos de modo que possam ser reaproveitados, estaremos trabalhando quase de graça, ou seja, na minha opinião, seria o inverso do que deveria acontecer, daqui a alguns anos teremos um excelente desenvolvedor, experiente, utilizando componentes já testados e melhorados com o passar do tempo, ganhando menos do que um iniciante que fica horas pra resolver determinado problema e que pode ainda não implantar a melhor solução.
Por isso me parece um pouco contraditório trabalhar somente com a quantidade de horas…
Vou dar um exemplo daqui do meu trabalho… embora eu seja CLT, acho que serve para demonstrar o que quero dizer, bom tinhamos um problema numa integração entre dois sistemas, eles fariam uma troca de arquivos via XML, basicamente o que teríamos que fazer era:
1 - Validar o XML utilizando um XSD.
2 - Fazer um parser transformando em objetos
3 - Validar dados
4 - Atualizar uma base de dados (incluir, excluir, alterar)
No meio disso claro que tinha: log em caso de erro, controles de quantidade de arquivos processados, envio de email, e outras coisas.
Beleza, suamos la e fizemos um negocio bem legalzinho, com quase tudo parametrizado em arquivos properties, e varias coisas que achei bem legal.
A pouco tempo atras me apareceu praticamente o mesmo problema, a única diferença era que agora o arquivo seria TXT e o banco a ser atualizado seria outro.
Bom… praticamente a unica coisa que refiz foi a parte de parser e de atualização do banco (essa ainda como era hibernate, foi só mudar a entidade, os parametros pra conexão estavam no properties).
Toda a parte de controle de quantidade de arquivos e registros, verificação de diretórios, log´s, envio de emails… tudo estava pronto.
Pensando em um sistema pago… o que fariam nesse caso ?
[]s
[/quote]
Ah a resposta é simples meu caro Watson, se você tem o componente pronto, você gastou horas para construilo, se você vai reutiliza-lo ou desenvolver um novo, não importa, você tem que cobrar as horas que foram ou serão gastas para desenvolvelo, idependente se ja foram pagas em outro projeto, por que esse é outro projeto.
Se esse componente ja faz parte de um projeto que você ira dar manutenção ou atualização, ai SIM você só cobra as horas que você gastara com a manutenção ou atualização.
Imagina o SAP, ou qualquer outra ERP, um cliente quer comprar de você, mas precisa de alguma adptações coisa comum, você só cobra as adaptações? ou cobra o ERP + as adptações. A respota é óbvia !