Uma coisa é reestimar uma história que não foi executada (“playada”, droga, preciso arrumar logo um nome…) outra coisa é querer estimar meia-história. Após a história ser incluída numa iteração ela não pode ser alterada, pode, entretanto, ser removida (e re-adicionada).
A percepção mais precisa das velocidade e da estimativas das historia é coisa que com o tempo o time melhorar. em times que estão começando isso acontece com mais frequencia, entrar novas task a uma historia ou até um nova historia se o time concordar que precisa de uma historia nova(…time não havia percebido.) ou como pcalcado falou ‘…removida (e re-adicionada).’
Eh pior que nada, pq dah a ilusao de que aquele update serve pra ajudar a equipe a trabalhar melhor naquele dia, quando na verdade eh soh um update.
Acho esse lance das 3 perguntas extremamente formulaico e em todos casos que eu vi nos ultimos 5 anos usando metodologias ageis, so serve pra fazer todo mundo chegar na hora.
Quer uma stand-up/daily scrum de verdade? Comece com uma pergunta do tipo “o que a gente vai fazer hoje pra se orgulhar daqui 24 horas, e quais obstaculos a gente vai encontrar?”. Nao uma atualizacao individual do tipo “ontem eu fiz X, Y e Z e hoje eu vou trabalhar com o Fulano em A, B e C, se a gente resolver W”, que no fim acaba virando um joguinho onde um espera o outro terminar de falar, e ninguem realmente ouve.
Concordo em ate mas o pior que já vi (algumas vezes em algumas empresas diferentes) são stand-ups usados como forma principal de comunicação.
Isso realmente tenho sentido…acho que é papel do Scrum Mater se virar pra isso não acontecer. A idéia do cv é legal, mas se ficar repetindo também pode cair no mesmo problema depois de um tempo.
Por falar nisso, o Scrum Master participa respondendo as 3 perguntas ?
Respondendo as perguntas não.
[quote=cv]Quer uma stand-up/daily scrum de verdade? Comece com uma pergunta do tipo “o que a gente vai fazer hoje pra se orgulhar daqui 24 horas, e quais obstaculos a gente vai encontrar?”.[/quote] acho que da na mesma cv, isto dependeria da postura da equipe ou gestor em se comportar stand-up/daily. talvez tenha mudado só a conotação, caso contrário não seria um stand-up/daily, ou seja, para acompanhamento da execução dos itens do backlog.
editado
[quote=Luiz Aguiar][quote=Anderson Leite]
Por falar nisso, o Scrum Master participa respondendo as 3 perguntas ?
[/quote]
Respondendo as perguntas não.[/quote]pelo menos não deveria. mas como shoes falou ja vi amigos relatando que acaba aproveitando também, já que tá todo mundo de pé, fazendo uma reunião de 30 min abordando processo e comunicação de situação de projeto.