Chamo isso de falta de foco.
Todos sofremos disso em um dado momento. É como se você estivesse cheio de ideias em um dia e então pluft, no outro dia aquela ideia virou uma diarreia mental e você acaba por dar um shift+del. Logo depois se arrepende.
Primeiro de tudo, planeje o que você quer fazer, não vá codificando logo de cara.
Elabore a ideia;
Elabore os casos de uso;
Faça wireframes dos formulários;
Elabore o modelo de negócios;
Elabore o modelo de entidades;
Repita do passo 1 ao 5 para o banco de dados;
Parta para a escolha de uma tecnologia em específico;
Somente com todos os documentos prontos parta para uma especificação do que você irá fazer;
Se for algo grande para fazer sozinho, compartilhe a especificação e peça ajuda para a codificação.
Crie um sistema de versionamento e voilá, comece a codificação.
Veja que codificação é o último passo para uma excelente idéia, dependendo do tamanho do projeto, a elaboração dos passos 1 a 9 podem levar de 3meses a 1ano.
De posse disso codificar o projeto será bem simples, pois você saberá o que fazer no momento exato.
[quote=sergiotaborda][quote=Erick Ribeiro]
Nunca conclui projetos que fiz em casa. Sempre que começa a ficar grande eu apago e começo tudo de novo, porém, implementando o projeto de maneira diferente(Com uma arquitetura melhor, claro)… Um exemplo é um chat mobile que eu fiz com HTML5 e jQuery. tava ficando uma maravilha. Mas do nada eu apaguei tudo ‘-’. Isso é normal??[/quote]
Não.
É normal que vc duvide, modifique e evolua. Mas que destrua não é normal. Vc não gostou ? acha que pode fazer melhor ? Ok. guarda esse projeto e começa outro. Não precisa apagar.
Alguma coisa que vc fez antes vai aproveitar depois. E às vezes vc só descobre isso alguns meses depois. Então, não apague.
Programas que não passam de 4 metodos não são programas de verdade. Então vá mais afundo. E uma boa maneira de ir mais afundo, como já disseram é arranjar um estágio. Vc vai ver que o mundo real é muito diferente do que vc imagina. (Fora que vc vai ver aplicações completas com mais de 4 métodos. 4000 é mais provável… )[/quote]
Na verdade, esses 4 métodos que eu digo, é o que eu mantenho quando estou praticando alguma coisa. Já no meu chat, por exemplo, eu havia feito muita coisa, tava tudo bem organizado, eu tinha ate montado um documento no Writer com os relacionamentos das paginas do chat e o que teria de ter em cada uma…
[quote=Erick Ribeiro]
Vou estudar um pouco mais, depois pesquisar sobre os frameworks mais usados e praticar. Eu acho que eu estou andando em círculos sabe, toda vez que eu começo a estudar uma linguagem nova eu começo a fazer tudo quase do zero, como se fosse a primeira vez que estou programando e não saio de um programa com mais de quatro métodos…
Nunca conclui projetos que fiz em casa. Sempre que começa a ficar grande eu apago e começo tudo de novo, porém, implementando o projeto de maneira diferente(Com uma arquitetura melhor, claro)… Um exemplo é um chat mobile que eu fiz com HTML5 e jQuery. tava ficando uma maravilha. Mas do nada eu apaguei tudo ‘-’. Isso é normal??[/quote]
No mercado de trabalho você não pode fazer isto, apagar tudo e começar do zero. Você é forçado a ser persistente e ir até o “fim” (entre aspas, visto que fim do software é bem relativo). Leve isto para os seus projetos pessoais.
Agora, um dos motivos pra você apagar e começar do zero é a falta de confiança no código. Ou ele está uma zona e é difícil demais entendê-lo, ou ele tem bugs inesperados (normalmente em decorrência da falta de qualidade do código). É por isso que é importante refatorar o código sempre. E refatorar não é começar do zero!
[quote=wagnerfrancisco][quote=Erick Ribeiro]
Vou estudar um pouco mais, depois pesquisar sobre os frameworks mais usados e praticar. Eu acho que eu estou andando em círculos sabe, toda vez que eu começo a estudar uma linguagem nova eu começo a fazer tudo quase do zero, como se fosse a primeira vez que estou programando e não saio de um programa com mais de quatro métodos…
No mercado de trabalho você não pode fazer isto, apagar tudo e começar do zero. Você é forçado a ser persistente e ir até o “fim” (entre aspas, visto que fim do software é bem relativo). Leve isto para os seus projetos pessoais.
Agora, um dos motivos pra você apagar e começar do zero é a falta de confiança no código. Ou ele está uma zona e é difícil demais entendê-lo, ou ele tem bugs inesperados (normalmente em decorrência da falta de qualidade do código). É por isso que é importante refatorar o código sempre. E refatorar não é começar do zero![/quote]
Pior que não… Eu sou muito perfeccionista, sempre gosto de fazer as coisas da melhor maneira possível, e estava tudo certo, e eu acho que é esse o meu problema. Quando eu vejo que uma coisa pode ser feita de maneira diferente(pode ser melhorada), principalmente em se tratando de desempenho e organização, eu tenho que apagar o que eu já fiz e começar tudo de novo. Daí para não apagar de pouco em pouco eu apago tudo de uma vez. O único projeto que sobrou foi um player de vídeo que eu fiz na mão, do zero, em HTML5 e os eventos em JavaScript.
O ruim, como vc disse, é que eu tenho que parar de fazer isso, pois no mercado de trabalho isso é prejuízo.
[quote=Erick Ribeiro]
Pior que não… Eu sou muito perfeccionista, sempre gosto de fazer as coisas da melhor maneira possível, e estava tudo certo, e eu acho que é esse o meu problema. Quando eu vejo que uma coisa pode ser feita de maneira diferente(pode ser melhorada), principalmente em se tratando de desempenho e organização, eu tenho que apagar o que eu já fiz e começar tudo de novo. Daí para não apagar de pouco em pouco eu apago tudo de uma vez. O único projeto que sobrou foi um player de vídeo que eu fiz na mão, do zero, em HTML5 e os eventos em JavaScript.
O ruim, como vc disse, é que eu tenho que parar de fazer isso, pois no mercado de trabalho isso é prejuízo.[/quote]
Buscar maneiras melhores de resolver os problemas é algo bom. Mas você não precisa jogar o que tinha fora e começar de novo, você pode refatorar seu código e incluir as melhorias.
Eu confesso que também já sofri bastante com isto. Hoje até melhorei um pouco, primeiro porque em projetos reais existem prazos e segundo porque no passado eu realmente tinha um conhecimento bem menor, então eu escolhia soluções piores com frequência.
[quote=Erick Ribeiro]Podemos dizer que somos programadores em uma certa linguagem, apenas conhecendo a sua sintaxe? Quando começamos a aprender uma linguagem de programação nova, aprendemos como é a estrutura dessa linguagem, já podemos dizer que “Progamamos nessa linguagem”?
Ou isso requer conhecimentos mais profundos da linguagem em questão, como conhecimento em várias Classes da Linguagem, Frameworks, Integração com banco de dados, User Interfaceou isso depende apenas do tempo em que você trabalha com tal linguagem?
[/quote]
Tudo parte do problema que vai resolver, não da tecnologia. Se for um programa pra puramente resolver problemas matemáticos por exemplo, então pode ser capaz de resolver.