Olá sou aluno da ETEC, e queria saber sua opinião sobre o navegador Firefox, tipo o que ele pode melhorar, falhas de segurança, otimização, design, etc. Desde já agradeço.
Ideal seria refazer o Firefox usando como base o Chromium, senão fica insustentável mantê-lo competitivo no mercado. Já faz anos que Firefox deixou se ser referência para usuários comuns.
É tão ruim quanto o Chrome.
Ambos consomem muita memoria.
Eu uso mais o Chrome hoje porque não encontrei um melhor, até usei um pouco o Opera mas desisti por causa de alguns plugins que não encontrei.
Mas gosto mais da Inspeção do Firefox.
Mais um tópico da série “alunos pedem opinião sobre softwares para trabalhos de escola”. Se perdeu os anteriores, pode qurere dar uma conferida em:
Me pergunto se a ideia desses trabalhos era realmente pedir opiniões em fóruns, ou se os próprios alunos deviam levantar essas informações.
Sobre o FF, uso como navegador principal há anos, e tenho poucas reclamações. Não acho que uso de memória seja um problema tão relevante, já que ter 8GB ou mais é bem comum. Gosto do foco da Mozilla em padrões web e privacidade mas, infelizmente, alguns sites não funcionam bem (ou simplesmente não funcionam) no FF.
Somos 2, pra mim é muito melhor, se comparado com qualquer outro.
Não acho que o motor faça muita diferença (e se não me engano, o FF usa o webkit no iOS). Navegadores são irrelevantes pra usuários comuns, e o Chrome tem muito mais alcance de marketing, além de já vir por padrão no Android. A Mozilla simplesmente não tem como alavancar um mercado onde todos os produtos são gratuitos e a inércia domina. Não é à toa que o marketshare do FF é tão baixo.
Abraços.
Bom, pra mim isso tem tido bastante relevancia. com apenas 8 abas abertas e uma delas de video esta consumindo incriveis 3 gb e como coloquei no swap no SO para quando atingir 70% de uso ele aciona o disco, isso se tornou algo terrível no gerenciamento da memoria e em termos de lentidão.
O Chrome deixa muita coisa na memoria, cada aba é como se abrisse um novo navegador apenas pra essa aba, estive pesquisando a respeito e o motivo segundo eles é para que cada aba funcione de forma independente e que uma não cause o travamento da outra.
Sabe que de vez em quando Eu olho pro Chrome e dá aquela vontade de desenvolver um motor do zero, aí Eu penso, muito trabalho, afinal nem os caras que tem $ conseguiram resolver isso até agora. Mas vontade da minha parte não falta.