Qual sistema você acha melhor?

@ViniGodoy: eu “subentendi” como “ambiente de desenvolvimento”, raramente recomendo Linux para algum cliente (até porque vão me dizer que é complicado sem nem tentar aprender por estarem “viciados” em windows, srsrr)

Para server, não gosto do Ubuntu também, obviamente é gosto, porque ele tem um desempenho legal, e repositório de pacotes bem atualizado. Além de, diferente do fedora, não lançar versões novas a cada ~3 meses (motivo da minha escolha do CentOS sobre o Fedora, é horrível ter que ficar fazendo testes a cada 3 meses para instalar a nova versão e ter as ferramentas atualizadas)

@esdras_63: isso que eu quis dizer. Queriam construir um sistema bem parecido com o Unix para que os profissionais tivessem um ambiente como o de trabalho em casa e gratuito. (o objetivo inicial, depois foi crescendo)

[quote=evefuji]@ViniGodoy: eu “subentendi” como “ambiente de desenvolvimento”, raramente recomendo Linux para algum cliente (até porque vão me dizer que é complicado sem nem tentar aprender por estarem “viciados” em windows, srsrr)

Para server, não gosto do Ubuntu também, obviamente é gosto, porque ele tem um desempenho legal, e repositório de pacotes bem atualizado. Além de, diferente do fedora, não lançar versões novas a cada ~3 meses (motivo da minha escolha do CentOS sobre o Fedora, é horrível ter que ficar fazendo testes a cada 3 meses para instalar a nova versão e ter as ferramentas atualizadas)

@esdras_63: isso que eu quis dizer. Queriam construir um sistema bem parecido com o Unix para que os profissionais tivessem um ambiente como o de trabalho em casa e gratuito. (o objetivo inicial, depois foi crescendo)[/quote]

Até mesmo para desenvolvimento ainda aposto no windo. O linux é um ótimo sistema sim e melhor ainda como ferramenta de desenvolvimento de embarcados como o android, meego maemo etc…

Mas para ferramenta de desenvolvimento e como sistema de uso diário imagino o windows bem mais amigável.

Eu cheguei a usar algumas vezes o MacOS, e para falar a verdade, não gostei, ficava confuso, diminuia a produtividade … e o teclado era um pé no saco. Eu prefiro o Ubuntu.

[quote=juliocbq]
Até mesmo para desenvolvimento ainda aposto no windo. O linux é um ótimo sistema sim e melhor ainda como ferramenta de desenvolvimento de embarcados como o android, meego maemo etc…

Mas para ferramenta de desenvolvimento e como sistema de uso diário imagino o windows bem mais amigável.[/quote]Não que o windows seja ruim, mas para ambiente de desenvolvimento java, acho ele lento. Especificamente com Java (se comparado ao Linux). C e C++ sinto uma pequena diferença também, mas não tanta como java.

Obs: obviamente, se você for desenvolver uma interface, seria bom dar preferência ao SO que vai rodar no cliente para pelo menos a interface.

Essa coisa que linux tem baixa usabilidade é mito, familiares meus que utulizaram windows durante um bom tempo atualmente usam linux sem amiores problemas, e sem reclamar de problemas como lentidão ou viruz. Nesse grupo de familiares se incluem tios, pais, e até avós, provando que a curva de aprendizado para utilização comum não é nada assustadora.

[quote=evefuji][quote=juliocbq]
Até mesmo para desenvolvimento ainda aposto no windo. O linux é um ótimo sistema sim e melhor ainda como ferramenta de desenvolvimento de embarcados como o android, meego maemo etc…

Mas para ferramenta de desenvolvimento e como sistema de uso diário imagino o windows bem mais amigável.[/quote]Não que o windows seja ruim, mas para ambiente de desenvolvimento java, acho ele lento. Especificamente com Java (se comparado ao Linux). C e C++ sinto uma pequena diferença também, mas não tanta como java.

Obs: obviamente, se você for desenvolver uma interface, seria bom dar preferência ao SO que vai rodar no cliente para pelo menos a interface.
[/quote]

“Teoricamente” o java tende a ser mais rápido no windows pelas razões que eu citei no post anterior. As empresas de hardware investem no windows(você possui drivers melhores nessa plataforma). A micro benchmark abaixo mostra isso(Em alguns quesitos a sun jvm perde para o linux, mas na maioria o win se sai melhor).

http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=java_vm_performance&num=1

Veja bem que é uma questão de investimento na plataforma x. Por exemplo o chrome para linux não suporta webgl ainda, enquanto para windodows é o browser mais otimizado que existe. Já o firefox suporta, mas o desempenho é bem abaixo da sua versão para win(novamente os drivers fazem diferença).

Eu tenho a experiência exatamente oposta.

Meu pai nunca conseguiu se adaptar ao Linux, nem qualquer familiar da minha casa. Cito em especial meu pai pois ele tentou de verdade.
Instalou o Ubuntu e usou por mas de um mês. Tentou também com o SuSe.

Eu, pessoalmente, também acho a usabilidade do Linux ruim. Não raro você tem que recorrer ao bash.
Os problemas de usabilidade vão desde detalhes simples, como o nome dos arquivos serem case-sensitive, até casos críticos onde você é obrigado a recorrer ao bash.

Sem falar, claro, na grande dificuldade que é instalar um Linux. Se ele achar todos os drivers, até pode ser fácil, mas quando alguma coisa falta…

Usável ele realmente é. Uma pessoa leiga pode aprender a se virar nele. Mas estavamos falando que a usabilidade é baixa comparado ao Windows e ao Mac.

[quote=juliocbq]
“Teoricamente” o java tende a ser mais rápido no windows pelas razões que eu citei no post anterior. As empresas de hardware investem no windows(você possui drivers melhores nessa plataforma). A micro benchmark abaixo mostra isso(Em alguns quesitos a sun jvm perde para o linux, mas na maioria o win se sai melhor).

http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=java_vm_performance&num=1

Veja bem que é uma questão de investimento na plataforma x. Por exemplo o chrome para linux não suporta webgl ainda, enquanto para windodows é o browser mais otimizado que existe. Já o firefox suporta, mas o desempenho é bem abaixo da sua versão para win(novamente os drivers fazem diferença).

[/quote]heheh, você fala uma coisa mas o link que vc postou fala outra, rsrsr. No link que vc postou fala que, no geral, o Java no Linux é mais rápido que no Windows, exceto no Java2d microbenchmark.

Você fala da questão dos drivers serem “melhor otimizados” para windows, isso ocorre, mas a diferença não é tão grande assim. E drivers de processador, no geral, não tem muito essa diferenciação.

Outro ponto a considerar, é que a JVM foi construída em Linux, para Linux, e depois portada para Windows. Isso é capaz de dar uma boa diferença no desempenho (nem preciso dizer porque né?).

Outro fator, quanto ao Swing, se me lembro bem, no Linux ele roda sobre o GTK (uma biblioteca gráfica nativa do Linux), já no Windows, ele roda sobre java2d (desenhando os pontos da tela), isso é outro ponto que colabora pelo desempenho melhor no linux. E se considerar essa afirmação, do swing no windows rodar sobre Java2D, até explica porque nesse quesito o windows tem desempenho melhor que o linux, se o Swing tinha um péssimo desempenho rodando sobre java2d, obviamente eles iriam melhorar esse desempenho ou fazer ele rodar sobre as plataformas gráficas nativas do SO.

Quanto a benchmarks assim, eu não acredito muito. Eu vejo e comparo vários, mas eu prefiro considerar a diferença que eu sinto no dia a dia. Por exemplo, quanto tempo demora a abrir o eclipse ou o netbeans no seu Windows? E no seu Linux na mesma máquina? Quanto tempo demora a fazer um deploy num servlet container ou servlet application no seu Windows? E no seu Linux na mesma máquina? Se demora menos no Windows, então eu uso Windows para isso… Mas aqui em casa, um deploy de uma aplicação relativamente grande(nem tão grande, meio “média”, rsrs), no glassfish demora, no Windows, cerca de 30 segundos e no Linux cerca de 9 segundos (usando o deploy incremental do netbeans, o undeploy+deploy do próprio administrador do glassfish é bem mais rápido). Isso num Phenom X6 1090T.

Porque eu prefiro considerar o que vejo no dia a dia? Primeiro porque quero ter o ambiente configurado da forma que me agrada mais, quero ter os recursos que me são necessários ou que me agradam, etc… Já vi muito benchmark tendencioso “puxando a sardinha” para o Linux… Bem como o contrário (mas nesse caso, o mais comum é puxando a sardinha para o linux mesmo).

[quote=ViniGodoy]
Eu tenho a experiência exatamente oposta.

Meu pai nunca conseguiu se adaptar ao Linux, nem qualquer familiar da minha casa. Cito em especial meu pai pois ele tentou de verdade.
Instalou o Ubuntu e usou por mas de um mês. Tentou também com o SuSe.

Eu, pessoalmente, também acho a usabilidade do Linux ruim. Não raro você tem que recorrer ao bash.
Os problemas de usabilidade vão desde detalhes simples, como o nome dos arquivos serem case-sensitive, até casos críticos onde você é obrigado a recorrer ao bash.

Sem falar, claro, na grande dificuldade que é instalar um Linux. Se ele achar todos os drivers, até pode ser fácil, mas quando alguma coisa falta…

Usável ele realmente é. Uma pessoa leiga pode aprender a se virar nele. Mas estavamos falando que a usabilidade é baixa comparado ao Windows e ao Mac.[/quote]Como eu mencionei antes, tem uma resistência das pessoas que já conhecem Windows ao usar Linux, e vice versa. Algo como “preconceito”, mas não somente isso.

Meu pai por exemplo, só usa computador para jogar jogos “simples” como paciência, xadrez, e afins. E vez ou outra para redigir provas (professor de física), conteúdos para os alunos na sala de aula, etc… Para ele tanto faz Windows ou Linux desde que já esteja com o que ele precisa (mesmo ele não entendendo nada, basta dizer onde está o LibreOffice, por exemplo).

As pessoas que já estão mais “acostumadas” com o Windows, pensam que vão chegar no Linux e fazer tudo “com a mesma destreza” que fazem no Windows, quando vê que isso não ocorre, começa a falar “o Linux é muito complicado”. E já vi o contrário também, pessoas que praticamente abandonaram o Windows faz muitos anos, precisarem retornar a ele e, por não estar acostumados com o Windows, fala “o windows é muito limitado”.

Obviamente, isso é muito gosto pessoal, no começo eu tinha uma resistência grande ao Linux (principalmente por não ter jogos, e ainda sinto falta disso, tanto que quando vou jogar, uso o Windows), mas hoje eu adoro o Linux. Embora ainda use o Windows, por exemplo, no Laptop, e em uma das máquinas desk esteja testando o Windows 8 (muito bom por sinal).

[quote=cleciusjm]Essa coisa que linux tem baixa usabilidade é mito, familiares meus que utulizaram windows durante um bom tempo atualmente usam linux sem amiores problemas, e sem reclamar de problemas como lentidão ou viruz. Nesse grupo de familiares se incluem tios, pais, e até avós, provando que a curva de aprendizado para utilização comum não é nada assustadora.

[/quote]

Eu não estou me referindo a usabilidade até porque desde que me entendo por gente sou usuário linux. Atualmente meu desktop é o fedora 17(usei ubuntu por mais de 5 anos e deixei de usar por causa da unity que o matou).

Mas é fato que o suporte de hardware nos linuxs é pior que para windows, isso porque praticamente não existe investimento de empresas de hardware proprietárias para esses sistemas.
Já com o android e mac é o contrário. O google e a apple investem nos seus kernels. Isso implica em io de periféricos mais eficientes(usb, hd, dispositivos óticos) e áudio e vídeo com placas aceleradoras(nvidia geforce, amd radeon, …). Com programas mais eficientes você ganha tempo de bateria em notebooks.

Experimenta usar um linux com uma geforce instalada e depois faça o mesmo teste com o win. O win dura mais porque ele consegue chavear entre duas placas dinamicamente. Os drivers para linux não fazem isso.

Vejo na transição linux-windows uma coisa semelhante a transição windows velho - windows novo, coisas mudam, e mudanças causam medo, no linux temos a desvantagem deste ser muito variado(linux é um termo genérico) logo quando se diz, linux é complicado mas dá liberdade, se fala de Arch, Slackware ou Gentoo, porém existem distros como BigLinux, Ubuntu, Mint, que são realmente muito simples de se usar. A grande questão é que o técnicos que são referência de conhecimento para os leigos, na verdade em sua maioria são fuçadores em windows que não conhecem o linux porém o criticam para qualquer um que lhe peçam a opinião. O linux já foi pior, porém atualmente, com o crescimento da comunidade, ele vem se tornando mais amigável. Além do que, temos que concordar que boa parte dos softwares utilizados em plataformas fechadas, quando bons são pagos, e existe uma grande maioria que não paga e utiliza-os pirata. Eu não vejo um bom custo beneficio no windows, e comentando sobre isto convenci este familiares a testarem, e estes se adaptaram, houve certos problemas, porém com pouco tempo se adaptaram, e atualmente eu agradeço por não precisar mais ficar desfragmentando discos, passando Antivirus ou formatando computadores.

[quote=juliocbq]
Eu não estou me referindo a usabilidade até porque desde que me entendo por gente sou usuário linux. Atualmente meu desktop é o fedora 17(usei ubuntu por mais de 5 anos e deixei de usar por causa da unity que o matou).

Mas é fato que o suporte de hardware nos linuxs é pior que para windows, isso porque praticamente não existe investimento de empresas de hardware proprietárias para esses sistemas.
Já com o android e mac é o contrário. O google e a apple investem nos seus kernels. Isso implica em io de periféricos mais eficientes(usb, hd, dispositivos óticos) e áudio e vídeo com placas aceleradoras(nvidia geforce, amd radeon, …). Com programas mais eficientes você ganha tempo de bateria em notebooks.

Experimenta usar um linux com uma geforce instalada e depois faça o mesmo teste com o win. O win dura mais porque ele consegue chavear entre duas placas dinamicamente. Os drivers para linux não fazem isso.
[/quote]Os drivers da nvidia para linux até que são bons. Os drivers de VGAs AMD são bem fracos… Mas depois de cerca de 1 ano de lançamento já tem drivers bem estáveis.

Quanto a bateria, 90% dos casos windows vai ter driver de vídeo melhor que linux, mas já vi uso de drivers de terceiros para placas específicas que tem duração e estabilidade maior no linux que no Windows. Por exemplo os drivers das geforces nos laptops HP (os modelos que tem drivers fabricados pela própria HP).

Obs: quanto a desempenho, driver de VGA no windows é na maioria das vezes muito melhor que no linux, até porque, quase sem jogos para linux, para que vai usar uma VGA boa, uhahuauha.

Obs2: já vi até navegadores não funcionarem legal no Linux… Infelizmente o investimento é muito maior para windows que para linux como você disse…

[quote=evefuji][quote=ViniGodoy]
Eu tenho a experiência exatamente oposta.

Meu pai nunca conseguiu se adaptar ao Linux, nem qualquer familiar da minha casa. Cito em especial meu pai pois ele tentou de verdade.
Instalou o Ubuntu e usou por mas de um mês. Tentou também com o SuSe.

Eu, pessoalmente, também acho a usabilidade do Linux ruim. Não raro você tem que recorrer ao bash.
Os problemas de usabilidade vão desde detalhes simples, como o nome dos arquivos serem case-sensitive, até casos críticos onde você é obrigado a recorrer ao bash.

Sem falar, claro, na grande dificuldade que é instalar um Linux. Se ele achar todos os drivers, até pode ser fácil, mas quando alguma coisa falta…

Usável ele realmente é. Uma pessoa leiga pode aprender a se virar nele. Mas estavamos falando que a usabilidade é baixa comparado ao Windows e ao Mac.[/quote]Como eu mencionei antes, tem uma resistência das pessoas que já conhecem Windows ao usar Linux, e vice versa. Algo como “preconceito”, mas não somente isso.

Meu pai por exemplo, só usa computador para jogar jogos “simples” como paciência, xadrez, e afins. E vez ou outra para redigir provas (professor de física), conteúdos para os alunos na sala de aula, etc… Para ele tanto faz Windows ou Linux desde que já esteja com o que ele precisa (mesmo ele não entendendo nada, basta dizer onde está o LibreOffice, por exemplo).

As pessoas que já estão mais “acostumadas” com o Windows, pensam que vão chegar no Linux e fazer tudo “com a mesma destreza” que fazem no Windows, quando vê que isso não ocorre, começa a falar “o Linux é muito complicado”. E já vi o contrário também, pessoas que praticamente abandonaram o Windows faz muitos anos, precisarem retornar a ele e, por não estar acostumados com o Windows, fala “o windows é muito limitado”.

Obviamente, isso é muito gosto pessoal, no começo eu tinha uma resistência grande ao Linux (principalmente por não ter jogos, e ainda sinto falta disso, tanto que quando vou jogar, uso o Windows), mas hoje eu adoro o Linux. Embora ainda use o Windows, por exemplo, no Laptop, e em uma das máquinas desk esteja testando o Windows 8 (muito bom por sinal).[/quote]

Vocês estão levando o tópico para outro lado com essa conversa de complicação. Não estou dizendo que linux é complicado, estou dizendo que possui menos investimentos.

No bench acima compararam o ubuntu com o vista e o java2d utiliza opengl para desenhar os componentes do swing. Isso quer dizer é que são drivers opensource vs drivers proprietários das placas aceleradoras.

Outro teste feito dessa vez com o win7:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=1CNWKyWV87Y[/youtube]

[quote=evefuji]Meu pai por exemplo, só usa computador para jogar jogos “simples” como paciência, xadrez, e afins. E vez ou outra para redigir provas (professor de física), conteúdos para os alunos na sala de aula, etc… Para ele tanto faz Windows ou Linux desde que já esteja com o que ele precisa (mesmo ele não entendendo nada, basta dizer onde está o LibreOffice, por exemplo).

As pessoas que já estão mais “acostumadas” com o Windows, pensam que vão chegar no Linux e fazer tudo “com a mesma destreza” que fazem no Windows, quando vê que isso não ocorre, começa a falar “o Linux é muito complicado”. E já vi o contrário também, pessoas que praticamente abandonaram o Windows faz muitos anos, precisarem retornar a ele e, por não estar acostumados com o Windows, fala “o windows é muito limitado”.

Obviamente, isso é muito gosto pessoal, no começo eu tinha uma resistência grande ao Linux (principalmente por não ter jogos, e ainda sinto falta disso, tanto que quando vou jogar, uso o Windows), mas hoje eu adoro o Linux. Embora ainda use o Windows, por exemplo, no Laptop, e em uma das máquinas desk esteja testando o Windows 8 (muito bom por sinal).[/quote]

Meu pai não é um usuário tão restrito, e talvez por isso ele não tenha se adaptado. Acho um pouco injusto falar em usabilidade para o cara que só precisa de um ou dois atalhos na tela de entrada do computador. Acho que para falar de usabilidade, temos que pensar num usuário que, pelo menos, instale aplicativos e crie seus próprios atalhos, etc. Antes disso, mal existe interação com a máquina.

Também não podemos falar em usabilidade do Linux usando nós mesmos como referência. Afinal, somos desenvolvedores e usar coisas como bash e scripts não é problema.
Para nós, o Linux pode ser um bom SO tenha ele interface gráfica ou não.

Mas, no caso, meu pai realmente tentou vencer a curva de aprendizado. Como eu falei, ele passou mais de um mês usando o Linux como único sistema operacional. Ele comprou livro explicando, tirava as dúvidas dele comigo.
E a curva não foi vencida.

O detalhe é que ele recentemente também fez a mesma experiência com o Mac e gostou tanto que hoje pensa em comprar um MacBook…
Só não fez isso ainda por causa do preço.

[quote=cleciusjm]Vejo na transição linux-windows uma coisa semelhante a transição windows velho - windows novo, coisas mudam, e mudanças causam medo, no linux temos a desvantagem deste ser muito variado(linux é um termo genérico) logo quando se diz, linux é complicado mas dá liberdade, se fala de Arch, Slackware ou Gentoo, porém existem distros como BigLinux, Ubuntu, Mint, que são realmente muito simples de se usar. A grande questão é que o técnicos que são referência de conhecimento para os leigos, na verdade em sua maioria são fuçadores em windows que não conhecem o linux porém o criticam para qualquer um que lhe peçam a opinião. O linux já foi pior, porém atualmente, com o crescimento da comunidade, ele vem se tornando mais amigável. Além do que, temos que concordar que boa parte dos softwares utilizados em plataformas fechadas, quando bons são pagos, e existe uma grande maioria que não paga e utiliza-os pirata. Eu não vejo um bom custo beneficio no windows, e comentando sobre isto convenci este familiares a testarem, e estes se adaptaram, houve certos problemas, porém com pouco tempo se adaptaram, e atualmente eu agradeço por não precisar mais ficar desfragmentando discos, passando Antivirus ou formatando computadores.[/quote]O simples fato de rodar jogos que outras plataformas não rodam, ou mesmo jogos que somente o Linux não roda, já me vale como custo benefício. Embora eu não goste de jogar sozinho, tenho uma coleção “razoável” de jogos Windows aqui (no steam) que compensou ter pago 300 reais na licença home premium (outro erro da maioria das pessoas, querem sempre o Windows 7 Ultimate sem nem saber as diferenças, e acabam rotulando windows como caro por ser 600 reais)

300 reais numa licença home premium eu não acho caro, e jogos pelo steam a cerca de 70 reais (mas eu sempre aproveito as promoções, então pago bem menos) também não acho caro. Meu PS3, que uso somente para jogar, me custou cerca de 1000 reais, e os jogos custam cerca de 120… O meu wii, me custou 800 e os jogos cerca de 120 também… O Windows por ser muito mais versátil e flexível, por 300 reais, não me parece caro.

Obs: biglinux e mint nunca usei, mas ubuntu, vez ou outra você vai precisar usar linha de comando também (mesmo que seja bem raro)

[quote=evefuji][quote=juliocbq]
Eu não estou me referindo a usabilidade até porque desde que me entendo por gente sou usuário linux. Atualmente meu desktop é o fedora 17(usei ubuntu por mais de 5 anos e deixei de usar por causa da unity que o matou).

Mas é fato que o suporte de hardware nos linuxs é pior que para windows, isso porque praticamente não existe investimento de empresas de hardware proprietárias para esses sistemas.
Já com o android e mac é o contrário. O google e a apple investem nos seus kernels. Isso implica em io de periféricos mais eficientes(usb, hd, dispositivos óticos) e áudio e vídeo com placas aceleradoras(nvidia geforce, amd radeon, …). Com programas mais eficientes você ganha tempo de bateria em notebooks.

Experimenta usar um linux com uma geforce instalada e depois faça o mesmo teste com o win. O win dura mais porque ele consegue chavear entre duas placas dinamicamente. Os drivers para linux não fazem isso.
[/quote]Os drivers da nvidia para linux até que são bons. Os drivers de VGAs AMD são bem fracos… Mas depois de cerca de 1 ano de lançamento já tem drivers bem estáveis.

Quanto a bateria, 90% dos casos windows vai ter driver de vídeo melhor que linux, mas já vi uso de drivers de terceiros para placas específicas que tem duração e estabilidade maior no linux que no Windows. Por exemplo os drivers das geforces nos laptops HP (os modelos que tem drivers fabricados pela própria HP).

Obs: quanto a desempenho, driver de VGA no windows é na maioria das vezes muito melhor que no linux, até porque, quase sem jogos para linux, para que vai usar uma VGA boa, uhahuauha.

Obs2: já vi até navegadores não funcionarem legal no Linux… Infelizmente o investimento é muito maior para windows que para linux como você disse… [/quote]

Eu uso a minha aceleradora para trabalhar, não para brincar. Por exemplo uso o blender, além de cads como o GEDA.
O chrome e o firefox nem se aproximam das suas versões windows.

[quote=ViniGodoy]
Meu pai não é um usuário tão restrito, e talvez por isso ele não tenha se adaptado. Acho um pouco injusto falar em usabilidade para o cara que só precisa de um ou dois atalhos na tela de entrada do computador. Acho que para falar de usabilidade, temos que pensar num usuário que, pelo menos, instale aplicativos e crie seus próprios atalhos, etc. Antes disso, mal existe interação com a máquina.

Também não podemos falar em usabilidade do Linux usando nós mesmos como referência. Afinal, somos desenvolvedores e usar coisas como bash e scripts não é problema.
Para nós, o Linux pode ser um bom SO tenha ele interface gráfica ou não.

Mas, no caso, meu pai realmente tentou vencer a curva de aprendizado. Como eu falei, ele passou mais de um mês usando o Linux como único sistema operacional. Ele comprou livro explicando, tirava as dúvidas dele comigo.
E a curva não foi vencida.

O detalhe é que ele recentemente também fez a mesma experiência com o Mac e gostou tanto que hoje pensa em comprar um MacBook…
Só não fez isso ainda por causa do preço.[/quote]sim, exemplifiquei como “o mais simples”, mas meu irmão também, por exemplo, estuda graduação em componentes eletrônicos, detesta programação, mas ainda assim está se adaptando bem ao Linux. Obviamente no começo ele tinha aquela resistência que mencionei, mas convencendo ele de que ele, não importa o que seja, se for um sistema novo ele vai ter que aprender tudo de novo, ele conseguiu se adaptar. Ele já tinha tentado antes, mas ele estava com aquela “mentalidade” que mencionei, pensando que já iria sair fazendo tudo no linux com a mesma destreza que no windows, quando ele começou a pensar que não vai ter a mesma destreza, foi que ele conseguiu vencer (facilmente) essa curva de aprendizado.

Pode até falar que é porque ele tem noção de programação, mas aqui em casa minha esposa não tem noção nenhuma, e usa o CentOS. Antes ela usava o Ubuntu.

[quote=juliocbq]
No bench acima compararam o ubuntu com o vista e o java2d utiliza opengl para desenhar os componentes do swing. [/quote]se não me engano,como mencionei anteriormente, no linux o swing roda sobre GTK, lhe dando maior velocidade que no windows. (inclusive, como o gnome 3 tinha uns bugs com GTK, não sei se ainda tem, nem o Swing nem o SWT rodavam legal nele)

Já na questão de render 3D, windows com certeza tem muita vantagem sobre linux. Posto o fato de que o Blender sequer é tão prático quanto as ferramentas pagas, ainda tem o desempenho dos drivers das VGAs.

[quote=evefuji][quote=juliocbq]
“Teoricamente” o java tende a ser mais rápido no windows pelas razões que eu citei no post anterior. As empresas de hardware investem no windows(você possui drivers melhores nessa plataforma). A micro benchmark abaixo mostra isso(Em alguns quesitos a sun jvm perde para o linux, mas na maioria o win se sai melhor).

http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=java_vm_performance&num=1

Veja bem que é uma questão de investimento na plataforma x. Por exemplo o chrome para linux não suporta webgl ainda, enquanto para windodows é o browser mais otimizado que existe. Já o firefox suporta, mas o desempenho é bem abaixo da sua versão para win(novamente os drivers fazem diferença).

[/quote]heheh, você fala uma coisa mas o link que vc postou fala outra, rsrsr. No link que vc postou fala que, no geral, o Java no Linux é mais rápido que no Windows, exceto no Java2d microbenchmark.

Você fala da questão dos drivers serem “melhor otimizados” para windows, isso ocorre, mas a diferença não é tão grande assim. E drivers de processador, no geral, não tem muito essa diferenciação.

Outro ponto a considerar, é que a JVM foi construída em Linux, para Linux, e depois portada para Windows. Isso é capaz de dar uma boa diferença no desempenho (nem preciso dizer porque né?).

Outro fator, quanto ao Swing, se me lembro bem, no Linux ele roda sobre o GTK (uma biblioteca gráfica nativa do Linux), já no Windows, ele roda sobre java2d (desenhando os pontos da tela), isso é outro ponto que colabora pelo desempenho melhor no linux. E se considerar essa afirmação, do swing no windows rodar sobre Java2D, até explica porque nesse quesito o windows tem desempenho melhor que o linux, se o Swing tinha um péssimo desempenho rodando sobre java2d, obviamente eles iriam melhorar esse desempenho ou fazer ele rodar sobre as plataformas gráficas nativas do SO.

Quanto a benchmarks assim, eu não acredito muito. Eu vejo e comparo vários, mas eu prefiro considerar a diferença que eu sinto no dia a dia. Por exemplo, quanto tempo demora a abrir o eclipse ou o netbeans no seu Windows? E no seu Linux na mesma máquina? Quanto tempo demora a fazer um deploy num servlet container ou servlet application no seu Windows? E no seu Linux na mesma máquina? Se demora menos no Windows, então eu uso Windows para isso… Mas aqui em casa, um deploy de uma aplicação relativamente grande(nem tão grande, meio “média”, rsrs), no glassfish demora, no Windows, cerca de 30 segundos e no Linux cerca de 9 segundos (usando o deploy incremental do netbeans, o undeploy+deploy do próprio administrador do glassfish é bem mais rápido). Isso num Phenom X6 1090T.

Porque eu prefiro considerar o que vejo no dia a dia? Primeiro porque quero ter o ambiente configurado da forma que me agrada mais, quero ter os recursos que me são necessários ou que me agradam, etc… Já vi muito benchmark tendencioso “puxando a sardinha” para o Linux… Bem como o contrário (mas nesse caso, o mais comum é puxando a sardinha para o linux mesmo). [/quote]

Sim, você está certo. Mas no bench mais importante que é o java 2d ele perdeu. O swing não roda sobre nenhum toolkit gráfico, ele é o único toolkit nativo da própria jvm. O swing roda em cima do java2d que é um mapeamento das bibliotecas opengl do sistema. Por exemplo no win posso optar por usar o direct3d como backend do java2d.

Isso quer dizer que todas as suas aplicações gráficas(desde simples interfaces até modelos 3d) vão ter desempenho reduzido.

Mas isso não é culpa do linux, mas das empresas que mantêm esses drivers proprietários.

[quote=evefuji][quote=juliocbq]
No bench acima compararam o ubuntu com o vista e o java2d utiliza opengl para desenhar os componentes do swing. [/quote]se não me engano,como mencionei anteriormente, no linux o swing roda sobre GTK, lhe dando maior velocidade que no windows. (inclusive, como o gnome 3 tinha uns bugs com GTK, não sei se ainda tem, nem o Swing nem o SWT rodavam legal nele)

Já na questão de render 3D, windows com certeza tem muita vantagem sobre linux. Posto o fato de que o Blender sequer é tão prático quanto as ferramentas pagas, ainda tem o desempenho dos drivers das VGAs. [/quote]

O swing roda sobre o java2d(e o java2d mapeia as bibliotecas da opengl). Ele é nativo da máquina virtual. Quem usa toolkits nativos de plataforma são o swt e o jfx.