Qual a sua opnião sobre o Maker dos dias de Hoje?

[quote=saoj]Só tem maluco. É tudo que eu tenho a dizer… Ouvi falar que o Marker 3.0 vai suportar instruções por voz, ou seja, vc fala como o sistema tem que ser ele gera automaticamente as telas e o sistema prontinho.

Fui…
[/quote]

Olha, eu nao duvido que este dia esteja longe. De voce dizer algo para o computador e ele executar o comando. As linguagens de programacao estao cada vez mais distantes da linguagem de maquina e cada vez mais perto da linguagem humana. O dia que comandos de voz serao interpretados e executados pelas maquinas esta proximo.

Mas só aí muita gente vai entender, entre elas muitos programadores, que o nosso trabalho vai bem mais longe do que simplesmente escrever código para uma máquina entender. A sintaxe de uma linguagem qualquer um aprende, mesmo hoje, o difícil mesmo é ter lógica pra saber o que fazer com ela. E isto, por incrivel que pareça, pouca gente tem.

Nunca gostei de geradores de código. São uma completa armadilha, alguém já mexeu com smartgwt :?: Gera lindas interfaces gráficas mas vai tentar mexer!! :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Mas pessoal, o Oracle ADF não é um gerador também ??

Eu vi um screencast dele e achei de bastante bom senso.

Ou não ?

[quote=immortalSoul][quote=pinto]A humanidade já viu várias profissões serem extintas ou terem a demanda reduzida devido ao desenvolvimento tecnológico.
A atividade de programação tambem está nesta lista, é só pensar em quanto trabalho “braçal” uma boa IDE consegue eliminar.
Vista por este lado, uma IDE causa desemprego, e se considerarmos que as IDEs são desenvolvidas por programadores, temos aí um legítimo caso de canibalismo…

Certamente não vou aconselhar meu filho a ser programador.
Gosto do que faço, mas sou frustrado com o baixo retorno financeiro pelo meu trabalho e pelo esforço constante de atualização.
TI já teve a sua época de glamour, mas hoje só oferece oportunidade de uma pequena ascenção social para as classes de renda mais baixa.
[/quote]

A demanda por profissionais de TI não está diminuindo e sim aumentando (E não deve diminuir tão cedo), mas a quantidade de profissionais (para atender as necessidades básicas) também está crescendo em número maior ainda. O que ainda está em falta é o profissional altamente especializado em determinadas áreas da TI.
Por isso os salários dos programadores médio estão diminuindo, Quase todo mundo hoje em dia sabe programar. Em listas que acompanho ja ta ficando comum ver gente que faz química ou biologia arriscando alguns algoritmos em linguagens mais simples (como python). A tendência do salário dos programadores vai ser diminuir mais ainda. E isso vai ser sentido não só pelos programadores pleno ou junior, mas também pelos mais experientes. É assim que o mercado funciona e não tem muito que se possa fazer. Mas também existe uma tendencia natural das coisas se equilibrarem.
[/quote]

Concordo.
Essa onde de qualquer um poder entrar na área sem precisar de qualificação/diploma tira as oportunidades de quem investiu tempo e dinheiro na carreira. Tínhamos era que ter um registro tipo o CRM, CRE… Se não tiver um diploma na área de Processamento de Dados, Sistemas de Informação, Ciência ou Engenharia da Computação não entra e ponto final.

Hoje um cara paga internet, compra um computador, baixa milhões de apostilas/tutoriais, exemplos de código aprende a fazer só uma coisa e pronto, já coloca um currículo na internet joga o salário lá em baixo e te toma uma vaga, é isso o que acontece…

Nós somos muito cobrados por estarmos atualizados sempre, mas como fazemos isso se nosso salário não nos proporciona esse tipo de capacitação??
E outra, tem muita gente que não sabe quanto cobrar pelo seu trabalho. Ontem mesmo eu conversando com um colega o cara me disse que você tem de jogar seu salário o menor possível porque senão outra pessoa te toma a vaga. Então quer dizer que eu tenho de desvalorizar meu trabalho só porque o cara do lado se desvaloriza?

Hoje ouvi na CBN uma reportagem falando da insatisfação dos profissionais de TI
http://cbn.globoradio.globo.com/colunas/cbn-tecnologia-da-informacao/2012/05/28/PROFISSIONAIS-DE-TECNOLOGIA-ESTAO-INSATISFEITOS-COM-PLANOS-DE-CARGOS-E-SALARIOS-DAS-EMPR.htm

[quote=cheio_de_duvidas]Mas pessoal, o Oracle ADF não é um gerador também ??

Ou não ?
[/quote]

O Oracle ADF é um framework. Envolve muita geração de código, mas a Oracle nunca saiu gritando aos 4 ventos de que suas ferramentas substituiriam os programadores.

Ferramentas em geral, são coisas boas, elas eliminam o trabalho braçal, repetitivo e permite você concentrar-se na resolução de problemas. Engines de BPM por exemplo, são interessantes. Elas permitem que analistas de negócios especifiquem regras e processos através de BPNL (linguagem gráfica) e a suite executa o fluxo do processo. Mas em nenhum momento isso significa que programadores devem ser dispensados, pois mesmos nestes casos ainda existem os requisitos não-funcionais como desempenho e escalabilidade,etc. que não podem ser especificados em uma ferramenta dessas.

Enfim… o Oracle ADF não é um gerador também ??

Ou não ?

Se não me engano a Oracle tem uma publicação voltada para CIOs e diretores de TI.

Mas vc tem razão, nunca entendi a estratégia do maker de usar esse slogan para divulgação da ferramenta em fóruns de programadores!

[quote=moacirjava]
Concordo.
Essa onde de qualquer um poder entrar na área sem precisar de qualificação/diploma tira as oportunidades de quem investiu tempo e dinheiro na carreira. Tínhamos era que ter um registro tipo o CRM, CRE… Se não tiver um diploma na área de Processamento de Dados, Sistemas de Informação, Ciência ou Engenharia da Computação não entra e ponto final.

Hoje um cara paga internet, compra um computador, baixa milhões de apostilas/tutoriais, exemplos de código aprende a fazer só uma coisa e pronto, já coloca um currículo na internet joga o salário lá em baixo e te toma uma vaga, é isso o que acontece…

Nós somos muito cobrados por estarmos atualizados sempre, mas como fazemos isso se nosso salário não nos proporciona esse tipo de capacitação??
E outra, tem muita gente que não sabe quanto cobrar pelo seu trabalho. Ontem mesmo eu conversando com um colega o cara me disse que você tem de jogar seu salário o menor possível porque senão outra pessoa te toma a vaga. Então quer dizer que eu tenho de desvalorizar meu trabalho só porque o cara do lado se desvaloriza?

http://cbn.globoradio.globo.com/colunas/cbn-tecnologia-da-informacao/2012/05/28/PROFISSIONAIS-DE-TECNOLOGIA-ESTAO-INSATISFEITOS-COM-PLANOS-DE-CARGOS-E-SALARIOS-DAS-EMPR.htm[/quote]

Estranho. Normalmente quem investiu na carreira não estaria disputando vaga com o carinha das apostilhas.

[quote=Hermanoz][quote=moacirjava]
Concordo.

http://cbn.globoradio.globo.com/colunas/cbn-tecnologia-da-informacao/2012/05/28/PROFISSIONAIS-DE-TECNOLOGIA-ESTAO-INSATISFEITOS-COM-PLANOS-DE-CARGOS-E-SALARIOS-DAS-EMPR.htm[/quote]

Estranho. Normalmente quem investiu na carreira não estaria disputando vaga com o carinha das apostilhas.
[/quote]

Vou te contar,o profissional que tem medo de perder lugar pra um lixo que nem esse Maker precisa mudar de área URGENTE.

[quote=Hermanoz][quote=moacirjava]

[/quote]
[/quote]

Você é que acha que nunca disputou uma vaga com um carinha desses… :smiley:
Eles estão por toda parte…rsrsrsrsr