Pessoal, qual a melhor IDE para desenvolver aplicações em Java ? Sei que podemos usar qualquer editor de código mas existem IDEs que são completíssimas e auxiliam na produtividade do desenvolvimento. Se fala muito em Eclipse e Netbeans mas são elas as melhores para desenvolvimento Profissional ? Se é Eclipse ou Netbeans alguma delas se sobressaem sobre a outra ?
Olha, é complicado dizer qual IDE é melhor. Cada um tem a sua preferida e não é difícil ver profissionais que usam IDEs diferentes com produtividade semelhante.
Eu, por exemplo, sou muito mais produtivo no IntellijIDEA. Sou fã do Eclipse, mas o abandonei porque o Intellij conseguiu ser superior em vários aspectos. Já até comentei sobre isso em um post:
http://www.guj.com.br/java/289042-intellijidea-12-lancado#1529001
Eu também já comparei o Eclipse e o Netbeans aqui:
Falam muito bem do Intellij, eu sempre usei o mais o Eclipse, muito flexível, muitas facilidades de implementação de código, extremamente prático, além de ser muito mais usado no mercado.
Também tem o Netbeans, usei mais a um tempo atrás, é o concorrente direto do Eclipse, também é muito bom, vem muitas coisas prontas, no Eclipse geralmente temos que configurar mais coisas.
Use o que a maioria do mercado usa, o Eclipse.
Bro, se não achou a resposta para sua pergunta nos recursos disponíveis (centenas de posts no GUJ & stackoverflow sobre o tema, além das próprias IDEs disponíveis para download) então é melhor desistir da área.
Ó único ponto negativo que achei nas duas IDEs (NetBeans e Eclipse) é o consumo de memória e processamento muito alto. Trabalho com IDEs bem grandes como Rad Studio XE e nem ele é tão pesado como essas duas IDEs ! Essa IDE IntellijIDEA eu não conhecia, baixei ela e estou dando uma olhada nela…é legal o designer dela só tem que fazer algumas configurações que no Eclipse não precisa.
Com relação a consumo, se você usar features muito pesadas, o consumo vai aumentar (acredite, um dos que mais consome recursos é o code complete pela indexação necessária, e isso sem levar em consideração code complete de linguagens dinâmicas como ruby).
Também é complicado comparar o RAD Studio XE7 com essa trinca de IDEs pois os propósitos e recursos são bem diferentes, mas eu gostaria de saber o que seria, pra você, consumo de memória e processamento alto. Seria 2 GB de RAM mais 40% de um i7 sendo utilizado na IDE? Quais testes você fez pra medir isso entre os IDEs que testou? (Inclusive usando o Rad Studio.)
Também fiquei curioso pra saber quais configurações não foram necessárias no Eclipse e foram no Intellij. Geralmente as configurações básicas dos dois IDEs são bem semelhantes e as diferenças não são assim tão relevantes, alguns exemplos:
- o Eclipse geralmente utiliza a JVM que o carregou pra compilar os projetos, o Intellij precisa que seja configurada uma explicitamente - apesar de detectar a JVM utilizada na hora dessa configuração
- o plugin maven do Eclipse não necessita configuração inicial porque tem uma versão embarcada (que eu nunca uso pois prefiro apontar para o Maven instalado, assim não fico tão dependente do IDE)
Pra mim nada barra a interface do Eclipse. O conceito de perspectivas dele é genial. O Intellij ainda é um pouco bagunçado nessa parte. O compilador do Eclipse também é muito bom, o do Intellij só ganha se forem inclusas as Inspections.
Eu mudei do Eclipse para o IntelliJ. Não volto mais atrás.
Eu também. O Intellij se paga rápido… mesmo com o real a 2 dólares o quilo.
Eu só utilizo o Eclipse ainda por causa do JBoss Developer Studio. Algumas coisas, como o Teiid, só possuem plugins pro Eclipse. Quem sabe um dia a Red Hat não faça um port do JBoss Developer Studio pro Intellij…
Antes fosse isso…
Dólar encosta em R$ 3,30 e fecha no maior valor em quase 12 anos
http://economia.uol.com.br/cotacoes/noticias/redacao/2015/03/19/dolar-encosta-em-r-330-e-fecha-no-maior-valor-em-quase-12-anos.htm
Sobre IDE eu atualmente uso Eclipse e o Netbeans apenas na faculdade =X
Isso dever ser muito pessoal no meu ponto de vista.
Quando sobrar um tempo quero testar o IntellijIDEA a galera fala muito bem dessa IDE -
Tem uma única coisa no IntelliJ que me impede de mudar pra ele: o fato de ele não fazer build automático do projeto.
Eu percebi que quando altero uma classe, uma alteração que eu sei que quebra o código em vários outros pontos, esses pontos quebrados não ficam “vermelhos” instantaneamente como no Eclipse/Netbeans. Eu tenho que ir entrando em cada uma das outras classes que eu sei que estão quebradas para ele apontar os erros. E isso me incomoda muito.
Inclusive, se alguém experiente no IntelliJ souber como contornar esse problema, eu agradeço
No geral acho que é mesmo uma questão de gosto. Ideal é testar todas e ver qual gosta mais.
[quote=rodrigo.uchoa]Tem uma única coisa no IntelliJ que me impede de mudar pra ele: o fato de ele não fazer build automático do projeto.
Eu percebi que quando altero uma classe, uma alteração que eu sei que quebra o código em vários outros pontos, esses pontos quebrados não ficam "vermelhos" instantaneamente como no Eclipse/Netbeans. Eu tenho que ir entrando em cada uma das outras classes que eu sei que estão quebradas para ele apontar os erros. E isso me incomoda muito.
Inclusive, se alguém experiente no IntelliJ souber como contornar esse problema, eu agradeço
No geral acho que é mesmo uma questão de gosto. Ideal é testar todas e ver qual gosta mais. [/quote]
Ctrl + Alt + S -> Compiler -> Make project automatically
Antes fosse isso…
Dólar encosta em R$ 3,30 e fecha no maior valor em quase 12 anos
http://economia.uol.com.br/cotacoes/noticias/redacao/2015/03/19/dolar-encosta-em-r-330-e-fecha-no-maior-valor-em-quase-12-anos.htm
[/quote]
Acho que vc não sacou a minha colocação…foi uma baita hipérbole, já que o dólar valeria 500 reais segundo ela… heeheh
[quote]Ctrl + Alt + S -> Compiler -> Make project automatically
Ótimo! Vou testar.
E com relação aos projetos multi-modulos? Ainda é aquele esquema de só aceitar um único projeto por janela? Lembro que tinha algo estranho com relação a isso também.
[quote=rodrigo.uchoa][quote]Ctrl + Alt + S -> Compiler -> Make project automatically
Ótimo! Vou testar.
E com relação aos projetos multi-modulos? Ainda é aquele esquema de só aceitar um único projeto por janela? Lembro que tinha algo estranho com relação a isso também.[/quote]
Na verdade é questão de funcionamento. O Intellij utiliza como raiz de tudo o projeto, dele você tem os módulos. O conceito de workspace não existe no Intellij (pelo menos não da forma como no Eclipse).
A relação é mais ou menos assim:
Eclipse | Intellij
Workspace | Project
Project | Module
Confesso que demorou pra me acostumar a isso, mas agora não acho tão estranho. O que me dói ainda no Intellij é ele não ter o excelente conceito de perspectivas que o Eclipse tem.
Também estou utilizando o Intellij Community, tem me dado menos dor de cabeça que o Eclipse e Netbeans
IDE IntellijIDEA nem se compara e a melhor de todas ja usei eclipse, netbeans mais essa esta 100 anos luz na frente muito top para trabalhar.
Comecei com o NetBeans por influência do tutorial da Oracle e conforme fui me aprimorando acabei por achar o Eclipse melhor, mas depois de usar o Android Studio em desenvolvimento para Mobile, o fato de do IntellijIDEA ser dos mesmos desenvolvedores e serem extremamente parecidos, passei a acreditar que seja recomendável para quem já programa em Java para Desktop e quer se habituar com o Android Studio para desenvolver mobile, pois as duas IDEs são extremamente parecidas.
Eu também.
Pelo jeito o futuro da plataforma Java caminha para Kotlin + Spring + IntelliJ.