Quais certificações valem o seu tempo?

Alguém sabe me dizer se vale a pena pegar todas as certificações Java? E eu ainda assim continuo um programador ou viro um gerente?
Eu tava pensando em pegar quantas pudesse, mas se eu for ficar na área de programação até a aposentadoria acho que não vale muito a pena não, né?

E outra… conheço muitas poucas certificações para a engenharia de processo. Alguém sabe me dizer algumas? MBA é pra isso também ?

Concordo com você. Agora… tirar a SCJP pensando que a mesma vai ficar obsoleta ou tirar a Architecture (não sei o nome direito, a mais alta certificação Java) pensando que a Sun vai falir ou Java vai acabar dramaticamente… é entrar no mercado de trabalho sendo pessimista, mas realista.

Acho super importantes as certificações, desde que o profissional queira ter um Upgrade de carreira, ter um diferencial.

Para as empresas também acaba sendo vantajoso insentivar as certificações, e formações em cursos superiores, mestrados, etc…

[quote=everson_z]O bom do certificado de metodologia é que dura anos e anos… :shock:
Certificado de ferramentas ou linguagens morrem como o velho e bom Clipper e logo, logo o Delphi :twisted:

[/quote]

Concordo metodologia e gestão dos projetos duram mais, além disso, não é todo mundo que sabe gerênciar pessoas e resultados…

A minha opnião é que não se deve ter um foco tão grande nas certificações, e sim no seu conhecimento :wink: Esse negócio de certificação tá na moda, mas na hora da cocada, só fica quem é bom, e isto é meio difícil de sair de moda

Acredito que uma certificação tenha um certo peso ( em um processo de seleção por exemplo pode ser um carater eliminatório ), mas já vi muita gente com certificações que não tem experiência alguma na área… só fica focado na teoria… não tem vivência na pratica em um setor de desenvolvimento de sistemas.

Mas no final quem é retentor do conhecimento é quem fica…

O bom do certificado de metodologia é que dura anos e anos… :shock:
Certificado de ferramentas ou linguagens morrem como o velho e bom Clipper e logo, logo o Delphi :twisted:

[quote=pardal_nb][quote=everson_z]O bom do certificado de metodologia é que dura anos e anos… :shock:
Certificado de ferramentas ou linguagens morrem como o velho e bom Clipper e logo, logo o Delphi :twisted:

[/quote]

Para tudo na vida eu acho q deve haver reciclagem…da msm forma como as linguagens ficam obsoletas, metodologias tb ficam…
hj existem empresas q ainda usam a metodologia cascata (arghh) e mtsss empresas estão adotando SCRUM e/ou XP…

o q nao pode haver é ficar parado no tempo…tirar meia dúzia de certificações e achar q é para o resto da vida…ai o cara tá enganado!![/quote]

Isso é verdade mas existem uma diferença no tempo, é isso que quero dizer :idea:
Tipo o LPJava que é certificado SCJP-5 a menos de 3 meses e agora tem o SCJP-6

[quote=pardal_nb]Minha humilde opinião…

antes de querer ser gerente de projeto eu gostaria de conhecer bem a linguagem que será utilizada no projeto…para isso seria interessante possuir certificado tecnico(para compravação no mercado de trabalho)…acho q isso abriria mais as portas…lógico q posso ter um cert. e nao saber nada ou vice-versa…

vai depender mto tb do que vc quer para agora né…para ser um gerente de projeto em uma BOA EMPRESA, no mínimo, vc terá q comprovar algum tipo de exp. em desenvolviemnto…

flw[/quote]

Eu não entendo o motivo de substituir um pelo outro.
A revista não fala competência versos certificado, o negocio é somar a competência mais o certificado, ter o certificado como um diferencial alem de outras qualidades.