Galera foi fácil aprender programação pra vocês? Vocês acham que aprender programação em java ou qualquer outra linguagem é uma dádiva, ou com certeza é dificil para qualquer um mais o esforço que fará a diferença?
Deixe aqui seu depoimento, como foram seus primeiros passo para o sucesso. Garanto que a galera iniciante vai querer muito saber.
Grato!
Dedicação mesmo…
Se o individuo tiver aptidão, ele simplesmente vai render acima da media.
Se o cara não tem uma boa lógica, ele vai ter muitas dificuldades. Se o cara tem dedicação, ele conseguirá tranquilamente. [=
Pra mim foi relativamente fácil por já ter mexido com algumas coisas que envolviam lógica de programação nos meus 12~13 anos.
Alguem aqui se lembra do RPG Maker? Pois é.
Mas ser bom em qualquer área só depende de esforço. Conheço gente que não se dá bem em programação porque não gosta e outros que odeiam e são os melhores da sala.
[quote=severos]Galera foi fácil aprender programação pra vocês? Vocês acham que aprender programação em java ou qualquer outra linguagem é uma dádiva, ou com certeza é dificil para qualquer um mais o esforço que fará a diferença?
Deixe aqui seu depoimento, como foram seus primeiros passo para o sucesso. Garanto que a galera iniciante vai querer muito saber.
Grato![/quote]
No meu caso,comecei a aprender lógica de programação sozinho,antes mesmo de entrar pra faculdade.Eu lembro que imprimia as apostilas de Pascal e ficava que nem um louco estudando aquela papelada toda
Não acredito em ‘dádiva’,e sim que cada um tem mais ou menos aptidão pra essa ou aquela área.
leva um tempo pra vc assimilar a logica… depois q isso começar a fazer sentido a tendencia é so melhorar
É, se você entende aquela piada do marido que vai comprar leite no supermercado, já dá pra ver que tá pensando logicamente hehehe
É, se você entende aquela piada do marido que vai comprar leite no supermercado, já dá pra ver que tá pensando logicamente hehehe[/quote]
essa aqui rsrs
HAHSUSHUSHDUASD boa!
Dedicação -> não conheço ninguem que estudou pouco, todos os programadores se matam de estudar, ler, testar, debugar, beber café,
eu não acredito em genialidade.(nenhum gênio é genio em tudo)…então para mim não existe.
Tudo leva um tempo pra se aprender e a unica coisa que me faz desistir de ensinar alguma coisa pra alguem é a má vontade.
má vontade que digo é querer aprender por “osmose” sem se sacrificar.
mesmo que você não goste de certo assunto, se tiver boa vontade pode chegar bem proximo à quem goste, mas não igual.
Tem sido coletado bons depoimentos por aqui!
Acho que a dedicação com certeza vai servir em qualquer área.
Mas como é diferente ver um amigo de classe que nem se interessa tanto, e o “fdm” acaba aprendendo e interagindo até antes de quem ta se matando pra aprender. Tambem acontece de se tomar o caminho errado para o aprendizado, ja que programação é bem diferenciado! Ex: Tenho um amigo que hj é um ótimo programador e me disse que sempre estudou bastante aqueles livros chatinhos de lógica com exercícios i tals!
A curva de aprendizado é diferente pra cada pessoa, não tem jeito… pessoas não são iguais, e não cresceram da mesma forma… tem aqueles que sempre gostaram de brincadeirinhas de lógica…
aquela coisa de passe as ovelhas pro outro lado do rio sem deixar uma ovelha sozinha com o lobo.
E tem gente que não gostava disso, mas não quer dizer que não vai gostar de programar. Mas dedicação realmente é o diferencial, não tem jeito, qualquer um que goste e tenha força de vontade chega lá.
Tem que estudar muito, ter um pouco de sorte, e se for inteligente ajuda bastante hehe!
Mas ser bom em lógica é o minimo necessário!
Quando eu era estagiário ou não trabalhava, no tempo da faculdade, eu virava as madrugadas estudando, gostava muito, sem falar que não tinha namorada na época hsauhausa, agora vivo do que aprendi nesse tempo em que eu tinha bastante tempo pra estuda!
Sempre tive facilidade em assimilar conteúdos.
Tirando a parte artística e esportes, sempre fui bom em praticamente tudo, de matemática e física a literatura e gramática.
Me lembro que, no ensino médio, ficava disputando as melhores notas com um amigo. Eu sequer pegava no caderno, ele virava noites estudando. (Hoje em dia ele é auditor de uma prefeitura em SC).
O que posso dizer sobre aprender a programar e trabalhar com isso é:
- É preciso gostar. Sem ter o mínimo apreço, é impossível se dedicar.
- É preciso se atualizar. Não é por ter aprendido java 1.5, Hibernate 3.0 e Spring 2.5 que o mundo parou. Cada dia surgem novas tecnologias, mesmo dentro do universo da linguagem que você aprendeu.
- É preciso gostar.
- Mesmo que você tenha facilidade em aprender, é preciso se dedicar. Quem não pratica, esquece.
- É preciso gostar.
- É fundamental ser capaz de enxergar além dos problemas. Olhar apenas para o leite derramado não ajuda, encontre o que é preciso para limpar a bagunça.
- É preciso gostar.
- Ler várias bibliografias e comparar códigos de pessoas diferentes, sobre o mesmo tema é uma boa forma de escolher melhores abordagens. Criar opinião sobre como codificar é tão importante quanto opinião política e consciência civil e ecológica.
E, por fim, é preciso gostar. Ou já viu algum bom profissional se dar bem odiando o que faz?
[quote=drsmachado]Sempre tive facilidade em assimilar conteúdos.
Tirando a parte artística e esportes, sempre fui bom em praticamente tudo, de matemática e física a literatura e gramática.
Me lembro que, no ensino médio, ficava disputando as melhores notas com um amigo. Eu sequer pegava no caderno, ele virava noites estudando. (Hoje em dia ele é auditor de uma prefeitura em SC).
O que posso dizer sobre aprender a programar e trabalhar com isso é:
- É preciso gostar. Sem ter o mínimo apreço, é impossível se dedicar.
- É preciso se atualizar. Não é por ter aprendido java 1.5, Hibernate 3.0 e Spring 2.5 que o mundo parou. Cada dia surgem novas tecnologias, mesmo dentro do universo da linguagem que você aprendeu.
- É preciso gostar.
- Mesmo que você tenha facilidade em aprender, é preciso se dedicar. Quem não pratica, esquece.
- É preciso gostar.
- É fundamental ser capaz de enxergar além dos problemas. Olhar apenas para o leite derramado não ajuda, encontre o que é preciso para limpar a bagunça.
- É preciso gostar.
- Ler várias bibliografias e comparar códigos de pessoas diferentes, sobre o mesmo tema é uma boa forma de escolher melhores abordagens. Criar opinião sobre como codificar é tão importante quanto opinião política e consciência civil e ecológica.
E, por fim, é preciso gostar. Ou já viu algum bom profissional se dar bem odiando o que faz?[/quote]
lembro que eu reclamava muito no ensino fundamental por que tinha nota de caderno e nota de comportamento (conversa), naquela época ser “tapado” valia nota aff…
[quote=douglaskd]
lembro que eu reclamava muito no ensino fundamental por que tinha nota de caderno e nota de comportamento (conversa), naquela época ser “tapado” valia nota aff…[/quote]
O que você quer dizer com ser “tapado”?
Se ele disse o que eu entendi, eu fui o maior tapado.
Era o cdf mesmo.
Hoje, salvo raras exceções, ganho muito mais que qualquer um que tentava tirar sarro de mim naquela época…
“O nerd de hoje será teu patrão amanhã”.
[quote=digaoneves][quote=douglaskd]
lembro que eu reclamava muito no ensino fundamental por que tinha nota de caderno e nota de comportamento (conversa), naquela época ser “tapado” valia nota aff…[/quote]
O que você quer dizer com ser “tapado”?[/quote]
tipow, tinha uma nota de comportamento, quem conversava muito perdia 1 ponto na média (acho que isso ainda existe)
Algumas pessoas nascem com a manha ( o Jeito para a coisa )
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=WprXJE1fgwc[/youtube]
mas…
Isso não significa nada se a pessoa não se esforçar.
Nem o diploma nem o jeito é garantia de conquistar alguma coisa. Vai depender também das oportunidades e dos seus objetivos.
Um texto do Peter Norvig (Famoso pesquisador da área de Inteligencia Artificial): “Aprenda a programar em 10 anos”.
http://norvig.com/21-days.html
ps: no site tem uma tradução para o português.