Fala aí gente…
To precisando muito de ajuda. É o que falta pra terminar minha monografia… Por isso vcs devem entender o meu desespero nesse momento…
Deparei-me com um problema que pra mim é mto estranho e que minha pouca experiência com sistemas web e J2EE não me permite resolver sozinho :sad:
O cenário é o seguinte…
Eu tenho um applet que se comunica com um servlet. Tanto applet qt servlet se valem de váááárias outras classes…
À principio eu programei tudo no netbeans em projetos separados (Projetos que não eram “Aplicação Web” apenas projetos comuns mesmo)
Depois, baixei e instalei o Tomcat 5.0 e fiz toda a estrutura na munheca mesmo lá dentro da Webapps (de acordo como o explicado no livro do Deitel, 6ª Ed.)
Pra resumir toda a história: Não funcionou nem por reza braba!!!
Se eu clicasse com o botão direito no aarquivo .html e pedisse “Abrir com…” e depois selecionasse o meu browser, a página era exibida junto com o applet tudo bunitinho, perfeito.
Mas, fazendo a requisição http no browser, o Tomcat me entregava a página sem o Applet, isto é, o applet não era exibido. Em seu lugar aparecia um quadrado branco com um X vemelho.
Levei isso ao meu professor, e ele tbm não conseguiu resolver o problema.
Ele me sugeriu juntar tudo num projeto Web no netbeans e usar o tomcat que já vem embutido no netbeans tbm, pq aí eu não teria que me preocupar com nada, pq o netbeans iria fazer as ligações necessárias e talz…
Bom, eu acatei a ideia dele fui tentar fazer isso né.
Criei o projeto web e logo qd comecei a copiar os arquivos lá pra dentro já me deparei com o primeiro problema.
Muitas das minhas classes (muitas mesmo) fazem uso de campos genéricos. Logo de cara apareceu um erro dizendo que o J2EE 1.4 não aceita tipos genéricos e que eu deveria ter o J2EE 1.5. Fui no site da sun e baixei um arquivo que vinha J2EE 1.5 + SDK e talz… Instalei a plataforma e pensei que o netbeans iria automaticamente enxergar o J2EE 1.5.
Mas não aconteceu isso… deletei o projeto que tinha criado e tentei criar outro, mas não apareceu a opção de escolher a versão 1.5. Lá só aparecem as versões 1.3 e 1.4.
Então, o que eu fiz de errado? Tem que fazer essa inclusão do J2EE 1.5 no netbeans manualmente mesmo???
Outra encrenca é com o Tomcat embutido do Netbeans tbm…
Acontece que a minha senha de manager não funciona neeeeem a pau…
Antes eu nem sabia do que se tratava essa senha, mas postei noutra comunidade e me explicaram tudo e falaram sobre o arquivo tomcat-users.xml.
Fui lá nesse arquivo e configurei o usuário manager… tanto no tomcat embutido no netbeans, quanto no tomcat 5.0 que eu tenho instalado na máquina.
Aí, o que tá acontecendo é o seguinte… Eu crio um projeto web escolhendo tomcat 5.0 como servidor. Aí vou lá naquele index.jsp que já vem criado automaticamente e peço pra executar arquivo. Ele pede a senha e eu digito. Funciona, mas o arquivo não abre. Diz que o caminho não foi encontrado. Eu acredito q é pq o netbenas não cria a estrutura apropriada dentro da Webapps lá no C:/jakarta-tomcat5.0.25… seria esse o motivo do arquivo não abrir? Não estou certo, mas parece que se a estrutura não está dentro da pasta webapps, eu tenho que configurar um arquivo no tomcat não é? Gostaria de alguma explicações sobre isso, se possível…
Bom, continuando…
Como eu disse, eu tbm configurei o arquivo tomcat-users do tomcat embutido no netbeans e criei um usuário manager lá…
Aí eu faço o mesmo processo: Crio um proeto web, mas agora escolhendo o tomcat embutido como servidor. Vou lá no index.jsp que ja vem criado com o projeto e mando executar, daí ele me pede a senha… E o que acontece é que simplesmente não passa… Eu digito o login, digito a senha, e não dá certo… ele fica eternamente pedindo login e senha… Alguém sabe porque raios isso acontece???
Bom a problemática toda é essa…
J2EE 1.5 que preciso dele instalado e do netbeans enxergando pra poder rodar minhas classes com tipos genéricos…
Tomcat (seja o 5.0 instalado por mim, ou o embutido no netbeans) aceitando a senha e servido a página…
É isso gente… conto com a vossa ajuda, pq já tentei de um tudo e esses últimos dias têm sido penosos e estressantes =(
Desde já, grato