Preciso de ajuda, não consigo desenvolver (contas de água e luz)

Crie uma classe abstrata chamada Conta, o construtor recebe um nome, um endereço, um método abstrato chamado calcularTotal e os métodos get e set. Crie também as classes ContaDeAgua e ContaDeLuz, ambas subclasses de Conta. O construtor das subclasses devem receber um nome, um endereço e, além disso:

• O construtor da classe ContaDeLuz deve receber também a quantidade de quilowatts consumida e o preço do quilowatt.

• O construtor da classe ContaDeAgua deve receber a quantidade de litros consumidos e o preço/litro.

No método main, crie 5 instâncias de ContaDeLuz e 5 instâncias de ContaDeAgua em um vetor do tipo Conta. Utilize um laço para percorrer os objetos do vetor e imprimir o valor total de cada conta através do método calcularTotal().

Mesmo exercício: Preciso de Ajuda para executar um trabalho

vish,tem uma ideia de como faz?

Sim. Mas o que você já fez até agora?

ainda nada kkkkk

E você quer que a gente faça o trabalho pra você é? :wink:

Tente fazer a questão. Se tiver dúvidas específicas, pergunte. Se quiser alguém que faça tudo pra ti, contrate um freelancer.

1 curtida

tô sem ideia de como começar, o que colocar nas classes e tal

O enunciado da questão é muito claro e te diz o que colocar nas classes. Não precisa fazer nada mais do que o que tem lá. :slight_smile:

1 curtida

mas não sei nem o que é classe abstrata

Tirando classe abstrata, vc já tem noção do que é uma classe normal? Sabe como declarar e instanciar?

isso eu sei

Maravilha! Uma classe abstrata é, basicamente, uma classe que não pode ser instanciada. Vc declara ela como uma classe normal com a adição da palavra abstract, assim:

abstract class Conta {
/* ... */
}
1 curtida

isso dentro do main? ou fica como uma outra classe e ai ao inves de public class é só um public abstract class?

É possível sim declarar a classe Conta dentro do método main, mas acredito que seu professor vai preferir que vc a declare num arquivo separado.

subclasse né?

Isso. No arquivo Conta.java vc vai colocar como vc disse mesmo:

public abstract class Conta {}

E no arquivo ContaDeLuz.java vc vai colocar com o extends:

public class ContaDeLuz extends Conta {}
2 curtidas

show, vou tentando aqui, vlw doido, tava perdidinho

image

assim mesmo?

Pode ser assim sim.

fiz o metodo get e set, não conssigo o abstract

image