Pra quem quer criar o efeito "zebrado" em relatorios do iReport

Ola pessoal.

ACHEI A SOLUÇÃO

Eu também estava penando para mudar o tipo de linhas dos meus relatórios. As dicas dadas aqui não deram certo, então procurei melhor, porque eu não me conformava do IReport não ter mais estilos de linha… então achei onde modificar isso :lol:

Bom primeiro insiram um Retangulo, depois entrem nas propriedades do retangulo, agora entrem na aba “Todos” dentro das propriedades e lá terá um grupo de campos denominado “Desenho” então só altere o “Line Width” para 1 e o Line Style para o modelo que quiser.

PRONTOOOO … sem complicação … eu uso o Ireport 3.0 e jah tem essa opção então acho que funcionará

Abs

[quote=lalaine][b][color=violet]Procurei uma forma de fazer o efeito zebrado no meu relatorio e a unica solucao que me passavam era a de colocar um retangulo colorido por tras do textfield para ser impresso mediante uma condicao.
Isso é muito gambi e so funcionaria se minhas linhas ficassem sempre da mesma altura.
Portanto fui atrás de uma solucao mais profissional e estou compartilhando com alguem que precise

Vá no menu Formatar -> Estilos -> Novo
Na lateral direita da janela voce irá reparar o Condicoes do estilo, onde já localizamos um estilo padrão.
Esse estilo padrão é o estilo que será exibido independente de qualquer coisa e do lado esquerdo voce podera modificar o que quiser.
No caso do efeito zebrado, queremos que o background do textfield seja alterado em linhas alternadas, entao lá no condicoes do estilo iremos criar uma nova condicao
na janela que se abre coloque isto:[/color][/b]

new Boolean(($V{COLUMN_COUNT}.intValue() % 2) == 0)

[color=violet]Feito isso voce deixa essa condicao clicada e do lado esquerdo altera a proriedade comum->modo para opaco
e a cor de fundo voce seleciona o que quiser.
Uma vez criado o estilo vamos utilizá-lo:
Va no(s) textfield(s) -> propriedades ->comum
procure um combobox “estilo” e repare que irá aparecer lá o estilo que voce criou.
É só seleciona-lo, compilar o relatorio e está feito.
8) [/color]
[/quote]

Lalaine

Acabei de descobrir: menu Janela => Report Designer => Styles Library

Obrigado
Douglas Junior

[quote=lalaine][b][color=violet]Procurei uma forma de fazer o efeito zebrado no meu relatorio e a unica solucao que me passavam era a de colocar um retangulo colorido por tras do textfield para ser impresso mediante uma condicao.
Isso é muito gambi e so funcionaria se minhas linhas ficassem sempre da mesma altura.
Portanto fui atrás de uma solucao mais profissional e estou compartilhando com alguem que precise

Vá no menu Formatar -> Estilos -> Novo
Na lateral direita da janela voce irá reparar o Condicoes do estilo, onde já localizamos um estilo padrão.
Esse estilo padrão é o estilo que será exibido independente de qualquer coisa e do lado esquerdo voce podera modificar o que quiser.
No caso do efeito zebrado, queremos que o background do textfield seja alterado em linhas alternadas, entao lá no condicoes do estilo iremos criar uma nova condicao
na janela que se abre coloque isto:[/color][/b]

[color=violet]Feito isso voce deixa essa condicao clicada e do lado esquerdo altera a proriedade comum->modo para opaco
e a cor de fundo voce seleciona o que quiser.
Uma vez criado o estilo vamos utilizá-lo:
Va no(s) textfield(s) -> propriedades ->comum
procure um combobox “estilo” e repare que irá aparecer lá o estilo que voce criou.
É só seleciona-lo, compilar o relatorio e está feito.
8) [/color]
[/quote]

Ola Lalaine tudo bem?

Achei interessante sua dica, porém acredito que tenham mudados algumas opções devido a atualizações do JasperReports 4.5.0, enfim, eu não encontro onde adicionar condições no estilo.

Eu crio o estilo, aplico o estilo ao TestField, mas nem no estilo e nem no TextField eu encontro onde adicionar a condição:

Sendo assim, estou tendo que quebrar o galho com a “gambiarra” do retângulo atras do TextField.

Alguem saberia me dizer onde colocar as condições de estilo na versão 4.5.0 do iReports ?

Abraço
Douglas Junior

Estou tento problemas com esse efeito zebrado…estou utilizando o iReport 4.5.1. …fui em Style Librery e criei o style “zebra”, mas não acho o nde colocar a condicional para o style…alguem que esteja usando essa mesma versão pode me ajudar a criar esse efeito???
Att.
Letícia

[quote=leticianayara]Estou tento problemas com esse efeito zebrado…estou utilizando o iReport 4.5.1. …fui em Style Librery e criei o style “zebra”, mas não acho o nde colocar a condicional para o style…alguem que esteja usando essa mesma versão pode me ajudar a criar esse efeito???
Att.
Letícia
[/quote]

Oi Leticia

Estou utilizando essa versão, porém cansei de quebrar a cabeça tentando fazer o style funcionar, sendo assim estou utilizando a “gambiarra” de colocar um componente “Retctangle” que ocupe todo o fundo do “Detail”, e então adicionamos na propriedade “Print When Expression:” do retângulo a seguinte fórmula:

new Boolean(($V{COLUMN_COUNT}.intValue() % 2) != 0)

Dessa forma, o retângulo só será impresso nas linhas ímpares, então basta pintar o retângulo da cor desejada e ficará com o efeito “zebrado”.

Abraços

Douglas Junior

Obrigada Douglas pela ajuda…mas seria interessante se alguém conseguisse descobrir onde colocar essa condicional…eu também tentei achar onde setar essa condicional mas não obtive sucesso.

Att.
Letícia

Gente,

Consegui setar a condicional no iReport 4.5.1 , ao abrir o seu relatório, na lado esquerdo, aparece os componentes do relatório (parametters, fields, styles, variables, etc ), clique com o botão direito em Styles, e adicione o style desejado, depois clique com o botão direito em cima do style criado e lá aparecerá “Adicionar Condicional Style” é ai que você deve colocar a condicional e configurar o background com a cor desejada.

Condicional

Porém não funcionou setando o style do TextField…para funcionar tive que criar um rectangle e setar o style dele com o style criado.

Bom continua sendo uma “gambiarra” mas é uma gambiarra mais sofisticada.

Quem souber como fazer funcionar diretamente no TextField na versão 4.5.1 da jasper por favor avise…

Att.
Letícia

Oi Letícia

Isso mesmo, até este ponto eu consegui chegar, porém temos que fazer com que o Style seja aplicado ao “textfield” ou não de acordo com a condição.

Vou fazer mais testes nessa parte depois, qualquer coisa posto aqui.

att

Douglas Junior

Lalaiane, muito obrigado pela postagem. Bela iniciativa.

Funcionou perfeitamente aqui pra mim. Estou usando IReport 3.6.2 (bem antiga, mas é a versão da empresa! :smiley: ).

Caminho.

-ReportInspector (Frame lado direito da tela):
-Botão direito em Styles -> new Style;
-Renomear novo style;
-Botão direito no novo style -> Add new Conditional Style;
-Botão direito no novo conditional style -> edit Expression;
-No Expression Editor basta colar new Boolean(($V{COLUMN_COUNT}.intValue() % 2) == 0) -> Clicar em Apply;
-Botão esquerdo no novo conditional Style;
-OBS: ao clicar na nova condição de estilo o frame Properties do lado direito apresenta as propriedades dessa nova condição.

-Properties (Frame do lado direito da tela):
-Opaque: marcado (checked);
-Forecolor: [0,0,0] (preto; cor da fonte);
-Backcolor: [204,204,204] (cinza; cor do fundo);
-Fill: solid;
-Bold: desmarcado;
-Italic: desmarcado;
-Underline: desmarcado;

Definido o novo estilo devemos escolher os campos que receberão este estilo. Então clicando com o botão esquerdo sobre o campo o frame Properties apresenta as propriedades deste campo.
Então novamente no frame eu defini:
-Properties (Framde do lado direito da tela):
-Style: nome do estilo que você informou.

Pronto. Depois foi só compilar e rodar. Só alegria! =)

Aliás, este é o estilo zebra para linhas. Para coluna eu não testei.

Até mais.

Olá pessoal, tudo bom?

Também estou tentando colocar meu relatório CrossTab no iRepor zebrado conforme ensinado.
Porém estou tendo o problema que é “ClassNotFoundException: No ClassLoaders found for: org.netbeans.beaninfo.editors.ColorEditor$SuperColor”.
Já procurei esta classe dentro do seu .jar, porém quando abro o .jar existe dentro dele apenas um arquivo .properties.

Estou utilizando o iReport 4.6.0. Percebi que parece ser alguma coisa do NetBeans mas eu trabalho com o Eclipse.

Alguém teria alguma idéia de como resolver isso?

Outra coisa, vocês conseguem gerar o relatório com CrossTab dentro da Band Detail? Para mim não funciona no Details, apenas no Sumary, por isso a técnica do retânguilo cinza não está me atendendo.

Abraço e Sucesso.

Boa tarde, estou tentando fazer o zebrado, mas quando exporto para excel utilizando a dica dada neste post o zebrado não funciona, alguém tem uma dica?

?