Java é dahora, cara. Essa juventude do Python/Ruby, eu também gosto, mas Java é show demais.
Você faz tudo com Java(claro que algumas coisas não são legais com Java, como fazer blogs)
Multiplataforma
E, como diria um amigo meu, se colocassemos linguagem como posição política, Java seria Centro, no máximo Centro-Esquerda. Ruby, PHP e Python variariam em esquerda e extrema esquerda. C#, cobol, ABAP seria Direita
Eu gosto da posição política centro com quedinha para a esquerda (acho q gosto, nem entendo direito essas paradas)
Dava um bom suporte a redes, era fácil de escrever .jars que pudessem ser usados por outras pessoas.
Entretanto, acabou não sendo uma boa escolha. O produto que eu desenvolvia dependia de hardware externo, o que acabou nos complicando um bocado.
Se eu fosse escolher hoje, provavelmente não teria usado Java.
Eu trabalhava com um Framework visual que gerava código Java, chama-se Banksphere, não sei se alguém conhece, pois é proprietário.
Então pra pular disso pra escrever o código na mão mesmo foi meio que um percurso natural, necessidade da empresa e do projeto, e como eu sempre me interessei, aproveitei a oportunidade.