Nossa, vi que vc é de goiás… Aqui em SP, Delphi é praticamente uma coisa inexistente. È muito raro (digo porque trabalhei com Delphi um bom tempo) realizar um projeto em Delphi. em VB ainda existe, pq durante muito tempo, muita coisa foi desenvolvida em VB e é necessário migrar ou manter esses sistemas. Quanto me procuram para desenvolver em Delphi, nunca o salário compensa… é mixaria…
Mas entendo como pode ser por aí, uma vez que me formei no interior e por lá há 200 vezes (exagero) delphi e vb do que .NET e Java…
olha para desenha formularios o netbeans é muito bom, minha opinião, mas se vc quer uma ide igual ao delphi acho meio dificil encontrar um em Java pq o Delphi tem suas particularides.
quanto a colocar implementações do C# dentro do Java sou contra uma vez que a SUN esta tornando a sua JVM livre isto poderia implicar em uma serie de processos por patentes. outra coisa enums faz parte de uma especificação e não de uma linguage, enums vem desde do smaltalk passando pelo c com classes, c++ entre outras linguagens e hj e encontrado em quase que 100% das linguagens orientadas a objetos como Java o PHP e Python e sem desmerecer o C#.
[quote=marciosantri]
O que me impede de utilizar exclusivamente Java para desktop é que Delphi é melhor para este quesito. Se vc utiliza alguma tecnologia Java no servidor que será largamente utilizada pela sua aplicação desktop é um caso a se pensar, mas normalmente não é o que ocorre.
Creio que para Web a quantidade de opções é enorme. Mas é aí que Java faz toda a diferença, é onde ele vai além, tem melhor escalabilidade e um monte de recursos sempre atualizadíssimos. Coisa que não temos no Delphi. Sobre a questão “equipe experiente”, creio que de qualquer jeito que vc for programar em Java será necessário.[/quote]
Então cara
Eu até entendo que voce consiga uma boa produtividade com o delphi no desktop, porque (com certeza) voce tem muita experiencia com desenvoiviemnto com delphi. Com certeza, um programador experiente em java e swing pode com certeza ter uma grande produtividade, claro que provavelmente não se compare ao delphi mas, se comparando com desemvolvimento para web usando html + ajax provavelmente empate ou até ganhe, pois temos, como disse antes, as vacilidades de se usar ferramentas pra se depurar o código java que, são uma mão na roda. Fora que o programador não precisa se preocupar com scripts e html.
Agora quanto ao dizer que uma tecnologia é melhor que a outra só porque se tem uma ferramente rad avançada é um pouco complicado pois, as 2 tecnologias tem suas vantagens e desvantagens.
Obrigado!
Legal… Mas não acredito muito nessa “quebra de patentes” que a microsoft vive ameaçando as empresas… Há algumas coisas que faltam ainda, do tipo closures, por exemplo. um recurso presente em várias linguagens, mas ainda não em java…rs um conceito que tenho gostado de C# é o de partial Class tb… mas não sei até onde é eficiente e eficaz…
pelo que me parece este modificador de tipo (partial) e para melhorar a produção fechada de codigo, tipo uma equipe faz uma funcionalidade que outra equipe não pode conhecer as partes internas dela. para mim este modificador é um lixo, espero esta errado.
Wow galerinha, que papo mais esotérico. meu o que rola é o seguinte… Eu por exemplo que vim de outras liguagens tal como DELPHI, VB, .Net, sinceramente ainda não encontrei nenhuma vantagem que me faria por pura e espontanea vontade mudar p/ Java. é pouco produtivo, complicado, cheio de opções, pouco exemplificado, alem de extremamente braçal, independente de ser desktop ou web. aí vem a frase cretina do “write once, run anyware” putz sinceramente, a menos que eu seja uma softhouse fabricando software pra diversos clientes com plataformas heterogeneas isso tambem não me tem muita vantagem.
A única coisa que gostei de estar entrando nesse mundo java é a experiencia. Porque em java ou você é phoda* ou você se phode*. Tem que entender largamente de padroes de projeto, tem que entender largamente das APIs do framework tem que entender de uma porrada de outros frameworks de terceiros pra fazer uma coisinha, sem falar que cada um desses frameworks tem o seu padrão… afff
Enfim… por continuaria com .Net
agora posso já ser lixado.
mas assim como a maioria de vcs, eu só vou mudar de ideia com o tempo. Quando eu já nem lembrar o que as outras ferrametas me proporcionavam…
[]s
Herbert Pimentel
ps.: espero não ser banido hehhhe…
só tô chateado desculpem…
Já trabalhei com Java no desktop e na web e posso dizer que Java no desktop pode ter alta produtividade.
Um dos maiores problemas no uso de Java no desktop é que as pessoas querem fazer a interface na mão e programar tudo no braço, enquanto nos projetos web quem escreve todo o HTML na mão, sem exceção, e faz tudo com servlets e JSP vai ser chamado de louco. Você precisa de ferramentas que facilitem o design, frameworks que simplifiquem a programação da GUI e componentes/frameworks específicos para a necessidade do seu cliente/projeto.
Num projeto desktop enorme que trabalho há 3 anos, usamos Thinlet (que é hiper-ridículo de usar), genesis (um framework que criamos para facilitar o desenvolvimento desktop) e um framework para o projeto. Já desenvolvemos outros projetos com Swing usando Matisse e genesis sem problemas. É tudo uma questão de escolher os frameworks e as ferramentas corretas praquilo que você precisa fazer.
Uma coisa medonha que vejo nos programadores Java que vão escrever alguma coisa para desktop é que eles não tentam usar nenhum framework (normalmente por desconhecimento, ou por “macheza” mesmo).
Imagine se em um ambiente Web você vai deixar de usar um framework (mesmo que seja o Struts )
O que se vê é gente lutando com o GridBagLayout, que é humanamente impossível de usar (volta e meia tem alguém no fórum perguntando alguma coisa sobre esses layouts e fico desanimado - acho que os professores nunca aprenderam nada prático).
Acho que quase todos os layouts que vêm com o JDK foram inventados para serem impossíveis de usar ou de se criar ferramentas sobre eles. Por exemplo, o NetBeans teve de criar o AbsoluteLayout porque o “null layout” (usar posicionamento absoluto) não funcionava muito bem.
Tardiamente veio o tal do GroupLayout (Matisse), mas mesmo ele não é a solução para todos os problemas.
Em código de verdade é melhor usar o JGoodies Layout, não o GroupLayout.
O que funciona bem mesmo é um arquivo de layout, como os arquivos .RC em programas C do Windows, ou os arquivos de criação de diálogos do Glade - são coisas antiquíssimas, diria do século retrasado, mas que funcionam bem. O equivalente disso seria algo semelhante ao SwingXML (que infelizmente não funciona muito bem porque é baseado em Swing), ou ao Thinlet (que é muito incompleto para o meu gosto; quando vou usá-lo tenho de incluir um monte de componentes proprietários meus).
Até que emfim alguém me ajudando a opinar a favor!!! Valew Mr M… huahua… Quem não acha produtivo é porque nunca usou como se deve… Ou nunca teve oportunidade de utilizar assim… Sei como é isso…rsrs
Brincadeiras a parte pessoal é complicado SIM, mas quase sempre tem um “jeito melhor de fazer”…
[quote=herbertpimentel]Acho que vou ser lixado depois desse post
Wow galerinha, que papo mais esotérico. meu o que rola é o seguinte… Eu por exemplo que vim de outras liguagens tal como DELPHI, VB, .Net, sinceramente ainda não encontrei nenhuma vantagem que me faria por pura e espontanea vontade mudar p/ Java. é pouco produtivo, complicado, cheio de opções, pouco exemplificado, alem de extremamente braçal, independente de ser desktop ou web. aí vem a frase cretina do “write once, run anyware” putz sinceramente, a menos que eu seja uma softhouse fabricando software pra diversos clientes com plataformas heterogeneas isso tambem não me tem muita vantagem.
A única coisa que gostei de estar entrando nesse mundo java é a experiencia. Porque em java ou você é phoda* ou você se phode*. Tem que entender largamente de padroes de projeto, tem que entender largamente das APIs do framework tem que entender de uma porrada de outros frameworks de terceiros pra fazer uma coisinha, sem falar que cada um desses frameworks tem o seu padrão… afff
Enfim… por continuaria com .Net
agora posso já ser lixado.
mas assim como a maioria de vcs, eu só vou mudar de ideia com o tempo. Quando eu já nem lembrar o que as outras ferrametas me proporcionavam…
[]s
Herbert Pimentel
ps.: espero não ser banido hehhhe…
só tô chateado desculpem…[/quote]
Pelo amor de DEUS alguém dá uma luz pra esse rapaz!!! huahuahua…
Tu nunca usou direito porque tu nunca foi obrigado… rsrsrs (Brincadeira)
[quote=Tecnoage]Nossa, vi que vc é de goiás… Aqui em SP, Delphi é praticamente uma coisa inexistente. È muito raro (digo porque trabalhei com Delphi um bom tempo) realizar um projeto em Delphi. em VB ainda existe, pq durante muito tempo, muita coisa foi desenvolvida em VB e é necessário migrar ou manter esses sistemas. Quanto me procuram para desenvolver em Delphi, nunca o salário compensa… é mixaria…
Mas entendo como pode ser por aí, uma vez que me formei no interior e por lá há 200 vezes (exagero) delphi e vb do que .NET e Java…[/quote]
[quote=Tecnoage]Até que emfim alguém me ajudando a opinar a favor!!! Valew Mr M… huahua… Quem não acha produtivo é porque nunca usou como se deve… Ou nunca teve oportunidade de utilizar assim… Sei como é isso…rsrs
Brincadeiras a parte pessoal é complicado SIM, mas quase sempre tem um “jeito melhor de fazer”…
abraços[/quote]
Se vc realmente acha que a atual situação de desenvolvimento desktop no Java é algo produtivo, não sou eu quem vai fazê-lo mudar de idéia. Vai fundo.
Sinceramente não defendo linguagem como quem defende um time de futebol. Se é bom, por que não implementar? Se realmente esse negócio de patentes ocorrer, a idéia do JDBC, por exemplo, vai ser processada. Isso certamente não veio do Java… Alguma idéia de onde veio?
[quote=marciosantri][quote=Tecnoage]Nossa, vi que vc é de goiás… Aqui em SP, Delphi é praticamente uma coisa inexistente. È muito raro (digo porque trabalhei com Delphi um bom tempo) realizar um projeto em Delphi. em VB ainda existe, pq durante muito tempo, muita coisa foi desenvolvida em VB e é necessário migrar ou manter esses sistemas. Quanto me procuram para desenvolver em Delphi, nunca o salário compensa… é mixaria…
Mas entendo como pode ser por aí, uma vez que me formei no interior e por lá há 200 vezes (exagero) delphi e vb do que .NET e Java…[/quote]
Acho melhor vc se atualizar…[/quote]
Atualizar para Delphi??? para VB??? HAHAHAH Se fosse vb.net td bem ja me atualizei…
Isso tem TANTO mercado que há TANTAS vagas para desenvolvedores Delphi em sites de curriculuns… rsrsrs Se fosse assim não tinha me preocupado em aprender JAVA e .NET…
[quote=Tecnoage][quote=marciosantri][quote=Tecnoage]Nossa, vi que vc é de goiás… Aqui em SP, Delphi é praticamente uma coisa inexistente. È muito raro (digo porque trabalhei com Delphi um bom tempo) realizar um projeto em Delphi. em VB ainda existe, pq durante muito tempo, muita coisa foi desenvolvida em VB e é necessário migrar ou manter esses sistemas. Quanto me procuram para desenvolver em Delphi, nunca o salário compensa… é mixaria…
Acho melhor vc se atualizar…[/quote]
Atualizar para Delphi??? para VB??? HAHAHAH Se fosse vb.net td bem ja me atualizei…
Isso tem TANTO mercado que há TANTAS vagas para desenvolvedores Delphi em sites de curriculuns… rsrsrs Se fosse assim não tinha me preocupado em aprender JAVA e .NET…
Como eu disse, o thingol disse, o Mister M disse e muita gente ja disse…
Vc tem que pesquisar melhores alternativas para superar seus déficits de desempenho… Nada é mil maravilhas, mas antes de desenvolver é necessário planejar e utilizar frameworks e ferramentas que auxiliem no processo… Querer fazer código swing, swt, etc na unha é difícil mesmo. Opções melhores em java não faltam… rs
Eu acho que apesar JAVA ter seu problema de produtividade , falando em Desktop, como ja disseram antes, tem muitas alternativas a se buscarem para melhorar. Mas mesmo com essas alternativas, eh bem mais facil e rapido fazer um software simples em delphi.
A diferença do java acho que fica na flexibilidade que pode ter um sistema construido em java, em relacao a um em delphi.
Eu prefiro criar codigos mais flexiveis e menos produtivos do que ser produtivo e criar codigos pouco flexiveis. Pq depois numa possivel alteraçao no sistema, se o codigo nao for flexivel a produtividade que teve la atras vai por agua abaixo.
Falo isso porque ja tive que fazer alteraçao em um sistema totalmente mal estruturado sem flexibilidade nenhuma, e isso rendeu uma boa perda de tempo.
Ps.: quando eu citei delphi, eu me referi a versoes anteriores ao delphi.net - desse eu nao conheço nada. Se mudou muita coisa, entao neste caso eu falei um monte de besteira:D