Me desculpem,é que eu esqueço o titulo da postagem nesse fórum,pois eu participo de vários foruns.Isso confunde a minha cabeça que é fraca,e eu esqueço de pesquisar o que eu já fiz.
Por favor, da próxima vez que indicarmos um link, leia tudo.
No caso, o link (que é o mesmo que já indicamos acima) é esse.
Lá explica tudo, não só o problema no scanf, como também o caso do fflush(stdin), que não é um código portável (não é garantido que funcione corretamente em todos os ambientes, como deu pra perceber). E no link já citado também tem uma alternativa para resolver isso.
Só uma última dica. O DevCpp é uma ferramenta muitíssimo antiga, que usa uma versão pré-histórica do compilador C. A última versão dele é de 2015, mas já é baseada em um código que deve ter mais de 20 anos.
Muita coisa feita no CodeBlocks não vai funcionar nele. O ideal seria não utiliza-lo mesmo.
Adotei o VS Code esse ano como IDE para C nas minhas aulas de algoritmos e como ferramenta do início da disciplina em Programação Orientada a Objetos. Funciona muito bem. Para Java eu particularmente ainda prefiro o NetBeans quando começamos a lidar com projetinhos maiores, com mais arquivos, organização em pacotes, GUI etc. É menos burocrático que o IntelliJ e ABSURDAMENTE mais estável que o Eclipse, que da MUITO pau.
Sinceramente, para o PO, acho melhor ficar no Dev ou no Code::Blocks mesmo. Eles já vem com o compilador pré-configurado e é só programar. Se tiver que instalar alguma runtime, configurar etc. não vai dar muito certo. Se bem que, agora pensando rapidamente, o PO está trabalhando em ambiente Linux que já vem com o compilador pronto pra usar na maioria das distribuições. Basta instalar o VS Code e algumas extensões…
Oi, com qualquer uma dessas você vai estar bem servido. Mais importante é ter bastante memória, um SSD e um bom processador. Mas o setup para ser um gamer hardcore é superior ao de um programador