[quote=Daniel_MV][quote=InicianteJavaHenrique][quote=rmendes08][quote=InicianteJavaHenrique]O desenvolvimento de fluxogramas é de grande importância para os profissionais em programação de computadores. Omitir o seu desenvolvimento durante a fase de planejamento, visando apenas um meio de ganhar tempo utilizando-se da programação direta, mostra o quão despreparado está o programador. Pois, à medida que são descobertos erros de lógica, fazem com que o programador passe horas tentando corrigi-los, o que poderia ser solucionado com o desenvolvimento inicial de um fluxograma.
:thumbup: [/quote]
Cara, acho que tá um pouco exagerada essa frase. Para mim, mais parece propaganda do Maker ou de qualquer outra ferramenta que gere código a partir de fluxograma. Se o programador se sente confortável em desenhar fluxogramas antes de codificar, ótimo, mas isso não quer dizer que quem não o faz é despreparado. [/quote]
A fonte é do livro:
MANZANO, José Augusto N. G.; OLIVEIRA, Jayr Figueiredo de. Algoritmos: lógica para Desenvolvimento de Programação de Computadores. 21 ed, São Paulo: Érica, 2008.
Porém, para começar (o que eu acredito ser a dúvida do autor do tópico) está de bom tamanho.
:thumbup: [/quote]
Esse foi o primeiro livro que comprei, no primeiro mês de faculdade ainda, para a disciplina lógica de programação.
Com todo respeito ao autor, li 2 livros dele, esse e o de Linguagem C, mas são muito básicos, aliás todos livros dessa coleção/editora parecem seguir o mesmo caminho.
Cara é muito básico, esse livro é para aprendizado de fluxograma (não UML) que é uma abordagem ultrapassada pois ninguém usa no mundo real, esses fluxogramas com caixinha, retângulo, paralelepípedo, etc…só servem para modelar programa de somar 2 números, ou imprimir os números pares de 1 a 100. Porra as faculdades ainda ensinarem isso ai é o fim da picada, acho que para o primeiro mês de aula, para fixar os conceitos de variáveis, entrada de dados, processamento e saída, vá lá, mas não mais que isso.
[/quote]
Cara, eu não tenho nada contra fluxogramas, absolutamente nada mesmo. Aqui onde eu trabalho mesmo, há quem goste de fluxogramas para documentar processos, e por incrível que pareça, funciona. Para fins de aprendizado, eu acho que eles são ótimos. Explicar uma estrutura de decisão ou uma estrutura de repetição com um fluxograma é a melhor maneira, na minha opinião.
Enfim, o ponto que eu gosto de deixar claro é que ferramentas não são inerentemente boas ou ruins, mas sim o uso delas. O grande mal na minha opinião, é impor o uso de ferramentas por alguém que não esteja envolvido diretamente no processo de produção.