Existe também a questão da cultura (ou falta dela)…
Lembro que li uma matéria logo no lançamento do Vista que na China a M$ fez uma promoção para combater a pirataria vendendo cada unidade por U$10,00 (dez dólares) e conseguiu vender a incrível marca de 200 e poucas unidades
Qual seria um preço razoavel para comprar um Windows 7 por exemplo?
Eu concordo, o problema é começar a resolver este problema. =)
Na minha opinião, não depende apenas da boa vontade dos usuários.
[quote=ralphsilver]
Outra coisa que você especificou bem é o fato de uma pessoa ter dificuldade em aprender linux. Depois que eu acostumei a usar o ubuntu, nunca mais tive vontade de usar Windows. O fato é que as pessoas acostumam a usar o windows e acham que linux é outro mundo. Uma fatalidade isso. Outra forma de diminuir o custo dos softwares seria o linux estar mais competitivo no mercado, forçando a microsoft a baixar os preços.[/quote]
Você acostumou com o ubuntu porque você conhece um mínimo de informática. Agora, imagina minha mãe por exemplo que toda vez que ela quer abrir um site, ela abre uma nova instância do Internet Explorar ao invés de simplesmente digitar a url em uma instância já aberta(Já ensinei a ela que ela pode digitar a url no mesmo browser, eheh)… Você acha que esse tipo de usuário iria acostumar tão fácil com o linux? Eu acho que só acostumariam se fosse obrigado a utilizar.
[quote=ralphsilver]O problema desse tipo de coisa é que os preços são o que são graças à pirataria. Se não houvesse, os softwares seriam mais baratos.
Outra coisa que você especificou bem é o fato de uma pessoa ter dificuldade em aprender linux. Depois que eu acostumei a usar o ubuntu, nunca mais tive vontade de usar Windows. O fato é que as pessoas acostumam a usar o windows e acham que linux é outro mundo. Uma fatalidade isso. Outra forma de diminuir o custo dos softwares seria o linux estar mais competitivo no mercado, forçando a microsoft a baixar os preços.[/quote]
Gente, só pra alimentar a discussão, alguins fatos:
A Microsoft não pratica os preços altos por causa da pirataria. Meu Deus, eles tem dinheiro mais que de sobra! Eles abusam por causa do MONOPÓLIO, conseguido justamente com a ajuda da… PIRATARIA
“Se existem leis para punir usuário de drogas, deviam existir para punir usuário de software pirata”… Mas elas existem! A multa vai de 1000 a 3000 vezes o valor do software. Basta uma denúncia. Mas será que as empresas querem punir potenciais clientes? Imagina a situação. A microsoft processando todo mundo, cria-se o medo de ter Windows pirata… Advinha o que as pessoas que não querem gastar vão fazer por medo? Isso mesmo! Linux(pelo menos hoje é a alternativa mais barata viável)!
Sobre a questão de usar pirata pra aprender, nromalmente existem demos e trials para isso. Sem falar das licensas educativas. Ninguém aqui rouba um carro pra estudar. Podemos até fazer, mas não podemos dizer que o motivo torna o ato certo.
" Colocar o linux na frente de uma pessoa que não trabalha com informática não é muito legal. " MITO! Pra que não conhece nada, não faz a mínima diferença o que vai usar. Se alguém contar pra esse cara que linux é mais fácil, ele acredita e pronto. O maior problema de usabilidade do Linux é o preconceito de usuários Windows.
Não concordo com preços abusivos de certos softwares básicos, mas quando falamos em um pacote como adobe, devemos nos lembrar que são softwares pra se ganhar dinheiro. Então, faça o INVESTIMENTO.
-“E quem não tem dinheiro pra pagar uma faculdade mas quer estudar em casa? Não teria acesso aos softwares. E esse “autodidata” é meio sem noção, não acha?”
Hoje esses autodidatas tem alternativas. E que dão dinheiro. A desculpa de que não tem dinheiro não significa que você não possa estudar. Com um computador barato, Um linux e disposição, um cara pode estudar bastante. Baixar livros free sobre linux na net é tranquilo. Com uma ou duas horas de busca em uma lan, ele baixa um monte. E montar um servidor linux hoje dá uma boa grana. E então? Será que o cara tem a desculpa que vai passar o resto da vida sem NUNCA usar windows porque não tem dinheiro?
Ano passado finalmentge pude comprar meu segundo computador, já com licensa do vista. Claro que hoje uso Linux. Mas ainda preciso dessa porqueira do windows tb. E em breve vou comprar o Office. Quero ter minha vida regularizada. Até lá, vou de opensource.
[quote=fabiozoroastro][quote=ralphsilver]
O problema desse tipo de coisa é que os preços são o que são graças à pirataria. Se não houvesse, os softwares seriam mais baratos.
[/quote]
Eu concordo, o problema é começar a resolver este problema. =)
Na minha opinião, não depende apenas da boa vontade dos usuários.
fabiozoroastro: é disso que eu estou falando. Tipo… linux não é um bicho de sete cabeças… vc poderia muito bem ensinar a sua mãe a acessar internet usando linux. Minha esposa que não fez e nem mexe na área da computação utiliza o linux em casa. O problema na cabeça das pessoas é uqe elas aprenderam que o linux é uma coisa extremamente complexa, a ponto de nem tentar fuçar no SO para ver o que acha.
quanta hipocresia… e ca entre nos… se não fosse graças a pirataria a M$ não teria tanto $$$ como tem hj e o til Bill não seria o cara mais rico do mundo…
[quote=josenaldo][quote=ralphsilver]O problema desse tipo de coisa é que os preços são o que são graças à pirataria. Se não houvesse, os softwares seriam mais baratos.
A Microsoft não pratica os preços altos por causa da pirataria. Meu Deus, eles tem dinheiro mais que de sobra! Eles abusam por causa do MONOPÓLIO, conseguido justamente com a ajuda da… PIRATARIA
“Se existem leis para punir usuário de drogas, deviam existir para punir usuário de software pirata”… Mas elas existem! A multa vai de 1000 a 3000 vezes o valor do software. Basta uma denúncia. Mas será que as empresas querem punir potenciais clientes? Imagina a situação. A microsoft processando todo mundo, cria-se o medo de ter Windows pirata… Advinha o que as pessoas que não querem gastar vão fazer por medo? Isso mesmo! Linux(pelo menos hoje é a alternativa mais barata viável)!
Sobre a questão de usar pirata pra aprender, nromalmente existem demos e trials para isso. Sem falar das licensas educativas. Ninguém aqui rouba um carro pra estudar. Podemos até fazer, mas não podemos dizer que o motivo torna o ato certo.
" Colocar o linux na frente de uma pessoa que não trabalha com informática não é muito legal. " MITO! Pra que não conhece nada, não faz a mínima diferença o que vai usar. Se alguém contar pra esse cara que linux é mais fácil, ele acredita e pronto. O maior problema de usabilidade do Linux é o preconceito de usuários Windows.
Não concordo com preços abusivos de certos softwares básicos, mas quando falamos em um pacote como adobe, devemos nos lembrar que são softwares pra se ganhar dinheiro. Então, faça o INVESTIMENTO.
-“E quem não tem dinheiro pra pagar uma faculdade mas quer estudar em casa? Não teria acesso aos softwares. E esse “autodidata” é meio sem noção, não acha?”
Hoje esses autodidatas tem alternativas. E que dão dinheiro. A desculpa de que não tem dinheiro não significa que você não possa estudar. Com um computador barato, Um linux e disposição, um cara pode estudar bastante. Baixar livros free sobre linux na net é tranquilo. Com uma ou duas horas de busca em uma lan, ele baixa um monte. E montar um servidor linux hoje dá uma boa grana. E então? Será que o cara tem a desculpa que vai passar o resto da vida sem NUNCA usar windows porque não tem dinheiro?
Ano passado finalmentge pude comprar meu segundo computador, já com licensa do vista. Claro que hoje uso Linux. Mas ainda preciso dessa porqueira do windows tb. E em breve vou comprar o Office. Quero ter minha vida regularizada. Até lá, vou de opensource.
[/quote]
parabéns pela explicação. Concordo com tudo. Apenas falando do meu primeiro comentário que se houvesse concorrencia com linux, o windows seria obrigado a abaixar os preços para não perder mercado. Hoje ele não abaixa justamente por causa do monopólio (citado por vc). Mas vc concorda que se houvesse concorrencia deixaria de ser monopólio?
Na época do windows 98 era raro ter um SO pirata. Pelo menos eu nunca vi o windows 98 ou inferior pirata… Todo o mundo se não mandava formatar, tinha o cd em casa original. Nessa época o Til Bill já era o mais rico do mundo. Atualmente ele não é mais.
[quote=josenaldo][quote=ralphsilver]O problema desse tipo de coisa é que os preços são o que são graças à pirataria. Se não houvesse, os softwares seriam mais baratos.
[/quote]
Perfeito. Se a MS quiser ele pode de uma hora pra outra inutilizar todos as copias piratas que existem. Ela não faz porque não interessa pra ela.
Acho que o autor do tópico foi infeliz ao dizer que pirataria é ruim porque afeta os negógios de empresas como MS, Corel ou Photoshop. Um argumento mais convincente (pelo menos para audiencia desse forum) seria dizer que pirataria é prejudicial para nós enquanto desenvolvedores de software, o que é uma verdade.
[quote=josenaldo]O próprio mercado desmente isso. O Linux existe há quantos anos? MEsmo com o Ubuntu, até hoje o linux não representa nem 10% do mercado mundial.
Marketing e FUD estão fazendo um bom trabalho.
[/quote]
Isso porque SO virou uma commodite. Ninguem compra Windows ou MacOS, as pessoas compram DELL e MacBooks.
ps: Não sei de onde vem tanta fixacao dos programadores de plantao com mercado de SO. Vc estão reproduzindo o mesmo modelo na sua aplicação web? rsrs
[quote=mochuara][quote=ralphsilver]
Na época do windows 98 era raro ter um SO pirata. Pelo menos eu nunca vi o windows 98 ou inferior pirata…[/quote]
:shock:
Não existe concorrência contra FREE.[/quote]
Visão imatura meu amigo. Com relação à meu primeiro comentário, quiz me referir na época. Hoje é claro que vc encontra apenas 98 pirata (seja para teste ou para virtualização).
Concorrência contra free? claro que existe. Se o linux começasse a conquistar território, o windows teria que mexer os pauzinhos para não continuar caindo.
Visão imatura meu amigo. Com relação à meu primeiro comentário, quiz me referir na época. Hoje é claro que vc encontra apenas 98 pirata (seja para teste ou para virtualização).[/quote]
Voce pode nunca ter visto na epoca, mas dizer que não existia porque causa disso que é equivocado. Que eu saiba, software é pirateado desde sempre.
Eu não lembro de ter comprado Windows 3.1, até porque naquela época eu não teria dinheiro ja que era apenas uma criança.
não me lembro onde vi o video, de dois molequinhos que desde pequenos usavam linux, numca tinham usado windows na vida. quando foram colocados pra mexer no windows, acharam tudo muito dificil.
ou seja, o SO mais fácil de usar é o que VC está acostumado.
Aqui no Brasil, nem que CD’s, software ou qualquer coisa pirateada seja mais barato que o pirata, o povo vai comprar pirata mesmo assim. Os piratas se tornaram a forma normal de se adquirir música ou software.
a unica coisa que me faz usar windows e a impossibilidade de rodar jogos no linux que não seja emulando um ambiente windows…
se os jogos não precisassem da arquitetura i386 nativa do win… e rodassem no linux… jamais usaria win…
[quote=mario.fts]não me lembro onde vi o video, de dois molequinhos que desde pequenos usavam linux, numca tinham usado windows na vida. quando foram colocados pra mexer no windows, acharam tudo muito dificil.
ou seja, o SO mais fácil de usar é o que VC está acostumado.