Pesquisa sobre problemas no cenário atual de desenvolvimento de software

Não teria como citar essas outras coisas de forma superficial, se for dificil.
Gostaria de saber também o que diretamente e indiretamente geram esses problemas.

meu principal problema:

falta de conhecimento na linguagem =x

nas minhas experiências, todas as bombas que estouraram foram acesas na especificação funcional. Alguem faz as especificações sem entender direito o negócio, e depois alguém que algumas vezes não entende nem do negócio nem o que está na especificação aprova.

A fase de análise e especificação deveria ser levada mais a sério, e ao mesmo tempo, menos burocrática.

Não teria como citar essas outras coisas de forma superficial, se for dificil.
Gostaria de saber também o que diretamente e indiretamente geram esses problemas.[/quote]

O que geram esses problemas acho que ta muito bem explicado… talvez não seja SÓ isso, e nem SEMPRE isso, mas com certeza está uma boa síntese:

Agora, as outras coisas além de

também são muitas, e talvez alguém consiga lembrar todas juntas e te enumerar aqui como fizeram com as causas, mas vamos a algumas:

1- Tentativa de prolongar prazo
2- Entregar com menos funcionalidades
3- Entregar correndo e perder muito tempo com manutenção e correção de bugs
4- Cancelamento de projeto
5- Cliente insatisfeito, que nunca mais vai fazer nada com a empresa
6- Cliente insatisfeito, que vai botar a empresa no pau alegando quebra de alguma clausula do contrato
7- Desvalorização do software e consequentemente do trabalho dos profissionais envolvidos (quando não dos próprios profissionais)
8- Pior que entregar correndo e perder muito tempo com manutenção e correção de bugs, é se ja tiver outro projeto mal planejado e na correria e for obrigado a nem mesmo corrigir os bugs

Olha cara… vem coisa pior por ai… se vc instigar o pessoal vai aparecer com cada uma q vc nem vai acreditar rs