[quote=marcosalex][quote=ranophoenix]Nessa questão Window/Linux, já vi muitos ambientes onde o pessoal desenvolve em máquinas Windows sem a preocupação com encoding, deixam a IDE no padrão. Quando vai para o deploy em um servidor Linux acontecem vários problemas de acentuação, como era de se esperar. Conheço vários ambientes que se não colocar as diretivas na JVM:
A aplicação simplesmente fica ilegível. Talvez, isso explique, em parte, a grande quantidade de deploys em máquinas Windows. Infelizmente, muitos dos desenvolvedores que vejo nem sabem direito essa questão de “encoding”, simplesmente baixam a IDE e já começam a codificar. Não sei se alguém aqui já teve a experiência de abrir um projeto desenvolvido em Eclipse ou NetBeans em ambiente Windows e depois abrir o mesmo projeto em ambiente Linux. Se os desenvolvedores não se preocuparem com a questão de encoding, vão dizer coisas do tipo “no Linux o projeto dá pau”, quando na verdade o problema começou um pouquinho antes.
Como geralmente as empresas se preocupam em reduzir custos, talvez elas achem mais barato colocar tudo Windows do que qualificar os desenvolvedores para saberem configurar o “encoding” e outras coisitas mais, que aos olhos de muitos gestores não passa de “um custo adicional irrelevante para o projeto”.
[/quote]
Mas as IDEs tinham de tratar isso de forma transparente aos desenvolvedores. Particularmente precisar de um desenvolvedor com maior conhecimento pra conseguir fazer um simples deploy eu não vejo como vantagem, muito pelo contrário…
Outro problema que já vi é quando crio um projeto no Netbeans pra Windows ele cria uma pasta toda em maiúsculo. Quando vou abrir no Linux ele procura a mesma pasta em minúsculo e não acha, dando erro na compilação.
São tipos de coisas simples, mas que seriam muito fáceis as IDEs mudarem. [/quote]
Estranho aqui ele cria a pasta da mesma maneira que eu escrevi no nome do projeto.