Passeiiiiii!

[quote=Marck]Parabéns cara…

também estou estudando com o Livro. O problema e q so da tempo de ler no ônibus/metrô.

Tudo que li até agora, por não trabalhar com java e achar q a faculdade não ajuda mto, não tive oportunidade de colocar em prática. Dei uma travada no cap. 3 do livro da kathy por que achei bastante técnico e sentido a necessidade de colocar em prática p melhor entendimento. Hoje voltei a estudar. Predefini com um amigo horários de estudo todos os dias…vamos ver se agora dá…

gostaria de saber do pessoal, como vcs estudam? Só lêem ou conseguem por em prática?

mais uma vez, parabéns e tudo de Bom!!!

[/quote]
Eu particulamente monto um cronograma como em anexo, e sigo ele rigorosamente… para assim manter uma ordem e nao ficar estudando aleatoriamente. Como eu estou em segunda etapa apos a minha primeira tentativa q so alcançei os 57% dos 59% para passar.
Primeira tentatica -scjp
Eu li o livro da kathy umas 4 vezes… isso pq nao trabalho com java… e tudo para mim era novo.o que tinha estudado foi com o livro deitel ate o cap 13 e so foi de fevereiro até julho. E começei a estudar a scjp em agosto/06.
Ai na primeira leitura tudo confuso… nao passava nem no simulado da caelum… quando você passar no simulado da caelum, varias vezes… significa que seu conhecimento ta indow bem…mais que nao está pronto para o exame. ja que o simulado da caelum nao tem nem 10% do grau de dificulkdade do exame real. Na primeira leitura quase q nao praticava muito pouco… ai na segunda na começei a praticar mais… na terceira mais e mais… depois comprei o whizlabs começei a tomar… pau e a vantagem que o whizlabs diz quais os assuntos que vc ta mal tipo:

• fundaments - 45%
  • OO - 70% …etc
    entao isso me ajudou a saber como ia nos assuntos e dai começei a focar cada um deles… depois fiz o resumo com o todo…
    Assim lembrando que no inicio eu fazia os codigos todos na mao… nada de ide, usava bloco de notas… para ficar mais dificil de ler o codigo, ja que na prova vai tudo bagunçado… nada seguindo padroes… depois começei usar o jedit quando ja domina os erros de compilação, dai partir para os erros de exceções… depois de muito tempo… mais de 6 meses de estudo e pratica partir para o eclipse… so para ganhar tempo…
    Todos os codigos que fazia eu comentava cada linha ou bloco explicando o que estava acontecendo e o resultado… fiz dois resumos… um na mao depois passei para o pc e o ultimo agora somente focandos os assuntos que me dei muito mal no exame… Na verdade eu tenho umas 600 classes somente na primeira tentativa… agora nessa nova etapa acho que tenho umas 500 por ai…
    Praticar e fazer simulados é essencial tb como vc estuda faz diferença. Estudar 4 ou 5 horas nao quer dizer que sabe muito… nao se canse… nao canse seu cerebro… eu mesmo to estudando duas horas por dia… mais quero abstrair o assunto… antes estudava media de 4 horas… porem nao abstraia nem 50% pq era muita coisa… e ja que eu nao tinha tanta experiencia era para ter indow devagar vim perceber isso apos o exame… e hj vou com outra visão… qdo fazia simulados em casa me sobrava 1 h… no dia do exame me sobrou 11 minutos… em anexo tem meu resumo que fiz… com exemplos e todos foram testados e está comentados…
    espero ter ajudado :smiley: qualquer coisa estamos aqui…

Assim outro ponto fundamental… GUJ aqui é uma escola… ensinando que se aprende… ver topicos de assuntos que vc ja leu e tentar ajudar… ou se nao puder ler as respostas de ajudou isso tb é interessante…

obs.: Esse cronograma em anexo é desta semana… e meu resultado tb no whizlabs practique final… ja fiz todos os simulados do whizlabs so falta passar nesse final que é lenha… so acerto 40 ou 42 questoes da 43 para pass. :frowning:

flw! Qualquer coisa você procura aqui na seção de certificacao meu relato, apos eu ter feito o exame… :smiley:

Parabéns Marcos. É isso aí!!!

[quote=Marcos Paiva]Mark, acredito que só lendo fica muito vago.
Já ouvi muito e agora posso dizer também, que programação só praticando muito.

Meu método de estudo foi o seguinte, li o livro todo uma vez para ter o conhecimento global do assunto. Muitas coisas ficaram vagas em minha mente.
Depois li outra vez me atentando mais para os detalhes, e sempre fazendo todos os exemplos.
Só então comecei a fazer simulados e quando errava uma questão eu procurava o capítulo referente ao
assunto e dava uma olhainha.
O simulado é fundamental e a prática também, eu acho!

Tente conseguir um tempo para praticar e boa sorte.[/quote]

Concordo. Vou fazer assim como vc. Só me sobra tempo no “busão” e metro mesmo…Vou ler todo e depois me virar para fazer os exercicios, nume segunda leitura…

Cara, obrigado pelas dicas. Vou tentar seguir a risca…é q com a correria fica mto dificil. Tem q ter mta força de vontade mesmo, e eu tenho. Vou olhar seus anexo e tentar adapta-los a mim…

Mais uma vez, obrigado.
Abraço

[quote=Marck][quote=Marcos Paiva]Mark, acredito que só lendo fica muito vago.
Já ouvi muito e agora posso dizer também, que programação só praticando muito.

Meu método de estudo foi o seguinte, li o livro todo uma vez para ter o conhecimento global do assunto. Muitas coisas ficaram vagas em minha mente.
Depois li outra vez me atentando mais para os detalhes, e sempre fazendo todos os exemplos.
Só então comecei a fazer simulados e quando errava uma questão eu procurava o capítulo referente ao
assunto e dava uma olhainha.
O simulado é fundamental e a prática também, eu acho!

Tente conseguir um tempo para praticar e boa sorte.[/quote]

Concordo. Vou fazer assim como vc. Só me sobra tempo no “busão” e metro mesmo…Vou ler todo e depois me virar para fazer os exercicios, nume segunda leitura…

Cara, obrigado pelas dicas. Vou tentar seguir a risca…é q com a correria fica mto dificil. Tem q ter mta força de vontade mesmo, e eu tenho. Vou olhar seus anexo e tentar adapta-los a mim…

Mais uma vez, obrigado.
Abraço[/quote]

Por pura coincidência vc é meu amigo (não o que vc citou eu acho) mais estamos no mesmo cap marck pretendo seguir a dica do Marcos Paiva, ler o livro todo porém vai ficar tudo vago, mais pelo menos a noção vc vai ter depois ler e praticar! é o melhor jeito! vai ser dificil entrar de uma vez na cabeça!

Abração e boa sorte a todos nós!