Para vocês que vivem falando que JavaSwing é improdutivo e falta ferramenta

Pra isso:

cito isso:

sempre pensei da seguinte maneira:
-> Há muitas formas de se conectar ao banco de dados, mas poucas que garantam um sistema seguro, rápido e extensível. A parte que representa a minoria é aquela que vai exigir um profissional melhor preparado.

Agora quanto ao código gerado, sugiro que teste a ferramenta e vai ver que isso não é problema com ela. Ela gera e você pode ajustar. Se o seu ajuste não for correspondido com a ferramenta visual, entre em contato com a equipe do plugin…

Oi,

Swing não é improdutivo. :wink:

O pessoal não entendeu o que eu disse,
Sim, a parte mais complicada mesmo é a lógica em vez da interface gráfica.

Mas eu me referi ao fato que muita gente que conheci falava que sabia swing, que tinha conhecimento avançado sobre os componentes
e somente usavam wizards para criar os programas, sem saber nem o que acontecia nos bastidores

mas quando tais pessoas precisavam escrever linha de código, não conseguiam fazer nada
e acabavam pedindo a ajuda de pessoas que preferiam criar o código na mão e que sabiam o que acontecia
no bastidores e não ficavam somente puxando componentes e definindo propriedades e eventos.

Claro que um wizard na mão de um senior que sabe o que acontece facilita e aumenta a produtividade,
mas um wizard na mão de alguém sem conhecimento pode se transformar em dor de cabeça na
hora de alterações.

Por isso falei que criar o view utilizando wizards pode ser uma faca de dois gumes.

Não gosto dessa galera xiita que acha que vao fazer até um SO com Ruby :?

Acho que esse lance de automatizar tarefas diminui a necessidade de mais profissionais.

ou seja, é necessário profissionais com menos conhecimento e que aceitem salários mais baixos.

quanto mais automatizarem a tarefa do programador, mais peões existiram e vão sobrar apenas as pessoas que automatizaram

acho que pra descrever melhor isso vai uma linha., vou generalizar a programadores.

Programador Perfeito -> Programador bom -> Programador médio -> Programador drag and drop -> cliente

Como aconteceu na revolução industrial, em que várias pessoas perderam / ganharam empregos, pessoas contra / a favor, pessoas com medo da evolução…

o que estou querendo dizer com isso…, é que pessoas vão perder seus empregos e dar lugar a automatização, até os programadores.

o importante é tentar se manter sempre acima na cadeia alimentar, pois senão alguém vai automatizar sua tarefa…Cuidado!.

[quote=johnny quest]O pessoal não entendeu o que eu disse,
Sim, a parte mais complicada mesmo é a lógica em vez da interface gráfica.

Mas eu me referi ao fato que muita gente que conheci falava que sabia swing, que tinha conhecimento avançado sobre os componentes
e somente usavam wizards para criar os programas, sem saber nem o que acontecia nos bastidores

mas quando tais pessoas precisavam escrever linha de código, não conseguiam fazer nada
e acabavam pedindo a ajuda de pessoas que preferiam criar o código na mão e que sabiam o que acontecia
no bastidores e não ficavam somente puxando componentes e definindo propriedades e eventos.

Claro que um wizard na mão de um senior que sabe o que acontece facilita e aumenta a produtividade,
mas um wizard na mão de alguém sem conhecimento pode se transformar em dor de cabeça na
hora de alterações.

Por isso falei que criar o view utilizando wizards pode ser uma faca de dois gumes.[/quote]

Bom, ai eu concordo, programador arrastador de botão não vai saber fazer nada mesmo e isso acontece muito com gente que sai do delphi e vai para java! Normalmente eles voltam correndo, odiando o java. Começa que o padrão de eventos no java é implementado utilizando o padrão Observer e no Delphi é um ponteiro para um método, o que é bem mais simples, mas cria um acoplamento. Se o cara não entende nada de padrões de projeto básicos não vai demorar muito para entender o swing.

[quote=douglaskd]Acho que esse lance de automatizar tarefas diminui a necessidade de mais profissionais.

ou seja, é necessário profissionais com menos conhecimento e que aceitem salários mais baixos.

quanto mais automatizarem a tarefa do programador, mais peões existiram e vão sobrar apenas as pessoas que automatizaram

acho que pra descrever melhor isso vai uma linha., vou generalizar a programadores.

Programador Perfeito -> Programador bom -> Programador médio -> Programador drag and drop -> cliente

Como aconteceu na revolução industrial, em que várias pessoas perderam / ganharam empregos, pessoas contra / a favor, pessoas com medo da evolução…

o que estou querendo dizer com isso…, é que pessoas vão perder seus empregos e dar lugar a automatização, até os programadores.

o importante é tentar se manter sempre acima na cadeia alimentar, pois senão alguém vai automatizar sua tarefa…Cuidado!.[/quote]

Não concordo! Durante muito tempo trabalhei com automação industrial justamente automatizando processos e nunca vi ninguem perder o emprego por causa disso!
As empresas que automatizavam algum processo o faziam para melhorar a qualidade dos seus produtos e aumentar a velocidade de produção. Elas investiam muito em seus profissionais para os demitirem.

Os casos que eu vi de perda de emprego aconteceram em processos de automação que utilizava empregados sem a menor qualificação! Esses profissionais eram substituidos até por uma betoneira.
Um profissional qualificado não teme a automação, ele a usa em proveito proprio para agregar valor ao seu trabalho!

[quote=x@ndy][quote=douglaskd]Acho que esse lance de automatizar tarefas diminui a necessidade de mais profissionais.

o importante é tentar se manter sempre acima na cadeia alimentar, pois senão alguém vai automatizar sua tarefa…Cuidado!.[/quote]

Não concordo! Durante muito tempo trabalhei com automação industrial justamente automatizando processos e nunca vi ninguem perder o emprego por causa disso!
As empresas que automatizavam algum processo o faziam para melhorar a qualidade dos seus produtos e aumentar a velocidade de produção. Elas investiam muito em seus profissionais para os demitirem.

Os casos que eu vi de perda de emprego aconteceram em processos de automação que utilizava empregados sem a menor qualificação! Esses profissionais eram substituidos até por uma betoneira.
Um profissional qualificado não teme a automação, ele a usa em proveito proprio para agregar valor ao seu trabalho![/quote]

a cara eu acho que você me confundiu…

estou querendo dizer…engenheiros e programadores/arquitetos criam um gerador de código e um gerador de tela…

um programador/implementador usa essas ferramentas e consequentemente por ser mais fácil seu salário é menor

os programadores que sobrevivem são os que criam ferramentas para programadores esses pra mim…são verdadeiros programadores

criar um netbeans, desenvolver um eclipse, desenvolver um VS, delphi, vb da vida sei la…

deve haver controversas mais eu acho que isso…

[quote=douglaskd]a cara eu acho que você me confundiu…

estou querendo dizer…engenheiros e programadores/arquitetos criam um gerador de código e um gerador de tela…

um programador/implementador usa essas ferramentas e consequentemente por ser mais fácil seu salário é menor

os programadores que sobrevivem são os que criam ferramentas para programadores esses pra mim…são verdadeiros programadores

criar um netbeans, desenvolver um eclipse, desenvolver um VS, delphi, vb da vida sei la…

deve haver controversas mais eu acho que isso…[/quote]

Eu não acho. Uma coisa é arrastar botão, outra é escrever código! Com certeza os arrastadores de botão influem no mercado, mas um profissional qualificado sempre vai ter emprego, seja para fazer IDEs, seja para desenvolver sistemas comerciais ou que for! A meu ver o arrastador de botão que tem que ter medo. Pois eles normalmente ficam condicionados a uma tecnologia e o tempo passa e ai aparece outra que ele não domina e ele perde seu emprego!

[quote=douglaskd][quote=x@ndy][quote=douglaskd]Acho que esse lance de automatizar tarefas diminui a necessidade de mais profissionais.

Um profissional qualificado não teme a automação, ele a usa em proveito proprio para agregar valor ao seu trabalho![/quote]

a cara eu acho que você me confundiu…

deve haver controversas mais eu acho que isso…

[/quote]

Empresa do almir essa ae: TÁ TUDO CERTO QUERIDO, PODE FICAR TRANQUILO

Swing é menos produtivo que a VCL ou a API do .NET.

Se analisarmos a arquitetura, é relativamente fácil ver que o Swing não foi projetado pra ser RAD, ao contrário da VCL, por exemplo. Por isso o código gerado pelo Swing nas ferramentas automáticas tende a ser mais verboso e confuso.

Mas mesmo assim não é nada de outro mundo, como não é nada do outro mundo programar na mão em Delphi.

Agora, concordo com o x@ndy, se um profissional se sentir ameaçado por um programador do tipo “clica e arrasta”, acho que o problema está mais nele do que na facilidade da ferramenta. Querer que as ferramentas fiquem difíceis pra somente técnico poder utilizar é uma reserva de mercado muito pior do que exigir curso superior pra exercer a profissão. Quanto mais automática as tarefas básicas, mais dá tempo de se centrar nos aspectos técnicos e de regra de negócio, onde aí sim valoriza o profissional.

Tarefas mecânicas na programação tendem a ser automatizadas, se alguém quiser fazer um CRUD pra cadastrar seus gibis, vai precisar saber padrões de projeto, entender de arquitetura, portabilidade e independência de fabricante? Menos, né gente?

Foi a mesma coisa que aconteceu na área de fotografia, que somente fotógrafos profissionais conseguiam tirar fotos, quando a Kodak criou as máquinas portáteis foi a maior chiadeira, que ia acabar com os profissionais, que ia encher o mercado de fotos com péssima qualidade, ia reduzir o salário, etc. E o que aconteceu foi o contrário, o mercado de fotografia sofreu um boom e se transformou.