Os perigos do Facebook

Aham… por isso que eu disse que o Facebook não é o “vilão”. Existem muitos outros sites que possuem informações pessoais sua.

Mas eu ainda digo: Os dados que qualquer uma dessas empresas foi você quem passou…

[quote=raf4ever]
Se vc viu o video,então reparou que o que é armazenado é bem mais do que isso,inclusive informações tidas como ‘deletadas’.Pra qual fim?Qual o propósito disso?[/quote]

O propósito é justamente colocar ferramentas para analisar essa informação e vender todo tipo de estatística. Segmentação de mercado, preferências, etc…

Esse tipo de informação vale muito dinheiro. Muito mais do que uma informação individualizada.

Duvido que alguém esteja preocupado em analisar um indivíduo específico (diferente do que faziam a KGB e a CIA, sem o consentimento da pessoa). A preocupação deles deve ser justamente não descartar um dado que possa ser relevante e, por vias das dúvidas, armazenam tudo.

Por fim, é necessário armazenar tudo porque senão o dado não apareceria na timeline, oras. Para a informação ser visível no serviço, ela tem que estar gravada em algum lugar. Sobre só excluir o registro logicamente, também não é nenhuma surpresa. Não me lembro de um local que eu tenha trabalhado que isso não ocorra. Até porque, excluir de verdade dá muito trabalho, já que você precisa excluir também relacionamentos (mensagens com citações, mensagens citadas, compartilhadas, etc) muitos deles com pessoas que optaram por não deixar o serviço.

O vídeo serve só de alerta para o básico: preste atenção, o serviço público é público. Cuide bem do que você escreve lá.

Aliás, esse vídeo por mim não alerta de um problema muito pior: você está no facebook, mesmo que não tenha conta no facebook.

A abrangência dele é tão grande que seus parentes e amigos irão postar informação sobre você, queira você ou não. Isso inclui fotos, locais que você esteve a até micos que você pagou com eles.

O fato é: na era digital, esqueça da privacidade. Ela só existe em poucos momentos…

É justamente esse o foco, o Facebook consegue nossas informações, e as empresas interessadas em vender seu produto, oferecem para nós de acordo com os dados levantados, e é claro que tem muito dinheiro envolvido nisso, antes tinham pesquisas para saber no que as pessoas estavam interessadas, hoje as informações são passadas de graça.

Concordo com tudo que você falou ViniGodoy

e mesmo que você não tenha facebook, sua vida já é um livro aberto, com seu cpf já da pra consultar muita coisa e isso não e proibido, agora o que eu vou fazer com esses dados já é responsabilidade minha.

[quote=rafadelnero]
É justamente esse o foco, o Facebook consegue nossas informações, e as empresas interessadas em vender seu produto, oferecem para nós de acordo com os dados levantados, e é claro que tem muito dinheiro envolvido nisso, antes tinham pesquisas para saber no que as pessoas estavam interessadas, hoje as informações são passadas de graça.[/quote]

De graça não, o facebook cobra para fornecer esses dados, e provavelmente muito caro.

Só mudou o formato da pesquisa. Ao invés de enviar um pesquisador na sua casa, eles criaram um serviço eletrônico onde você mesmo fornece os dados, e ainda aproveita as funcionalidades dele.

Mas o facebook ainda paga para manter os servidores no ar e cobra de quem quiser usar os dados, de quem quiser colocar publicidade em seu mural, etc.

[quote=javaflex]
Sair só do facebook e skynet já terá 90% de privacidade.[/quote]

Não esquece desinstalar o Java também.

[quote]De graça não, o facebook cobra para fornecer esses dados, e provavelmente muito caro.

Só mudou o formato da pesquisa. Ao invés de enviar um pesquisador na sua casa, eles criaram um serviço eletrônico onde você mesmo fornece os dados, e ainda aproveita as funcionalidades dele.

Mas o facebook ainda paga para manter os servidores no ar e cobra de quem quiser usar os dados, de quem quiser colocar publicidade em seu mural, etc.[/quote]

Hehe, no caso, nós passamos as informações de graça, talvez não fui bem claro e específico.