Olá, Vocês acreditam na frase "A faculdade quem faz é o aluno"?

Eu faço SI em faculdade particular e 90% do que eu aprendo é estudando sozinho em casa através de livros, vídeo-aulas, praticar o que aprendi etc.

Então eu diria que sim, quem faz a faculdade é o aluno.

Sim, concordo, hoje temos o EAD que ajuda nesse caso. Ali no exemplo foi mais voltado para as presenciais realmente…

Faz sentido, mas prefiro a bussola do Capitao Jack Sparrow que aponta para o que eu quero kkkkk

Eu queria mais mesmo é chegar a um ponto para refletir se vale mais a pena investir em uma faculdade ou “aprender sozinho”. Entende? Se quem faz a faculdade é o aluno, ele não poderia faze-la em outro lugar e de outro jeito que não seja os meios tradicionais de uma faculdade mas que tenham a mesma equivalência em conhecimento? E se pode, como poderíamos fazer isso? Tentar fazer diferente, sabe? Não entrar na faculdade “pq sim”…

A questão da faculdade está mais ligado ao que as empresas esperam. É uma espécie de must have.
Porém, se você tem outras perspectivas, talvez a faculdade não seja o caminho.
Eu costumo pensar no seguinte: dos brasileiros adultos, são 15% que possuem curso superior. Deveria ser o contrário: 85 ou mesmo 80% com nível superior.

Concordo em partes, porque esses 15%, na teoria, seria o pessoal que “realmente queria estudar”, foi estudar porque realmente queria crescer, evoluir, etc. Do que ter 85% que foram estudar por obrigação, sem vontade, sem gosto e dai sai aqueles formandos que escrevem “familha”. kkkk Entende?

Não, não. Esses 15% contemplam todos os adultos com curso superior, desde o ferrado que decidiu estudar para virar alguém na vida, até os filhinhos de papai que foram obrigados a tirar diploma para serem advogados, médicos e seguirem a carreira da família (não a de pó).
E me refiro que o inverso deveria ser verdade por que, por pior que seja, o estudo acaba abrindo a mente e as portas do mundo.

Sim, te entendi, por isso eu disse antes “na teoria”, porque sabia que na pratica é desse jeito que você disse.

Concordo, faz quem está parado se mexer e sair um pouco do lugar, mesmo contra a vontade, tem uma melhoria.

Veja só, entre problemas com trabalho infantil, salário miseráveis e etc, a China saiu de um país efetivamente agrícola para uma potência graças ao estudo.
EUA e todos os países que são potências mundiais detém os melhores índices de educação e escolaridade.
E ainda tem gente que acredita que a solução para os problemas da nação vêm das armas, exército e de um presidente…

1 curtida