[OFF] - O que vocês acham da minha idéia para TCC?

Muito boa tarde a todos,

A minha ideia, seguindo a sugestão disponível em: http://vitorpamplona.com/wiki/Idéias+e+Temas+Quentes+para+TCC+em+Computação, material sugerido pelo Roger75, inclusive, gostaria de lhe agradecer Roger e parabéns pela iniciativa em aconselhar os navegantes de primeira viagem, assim como eu.

Bom, uma das idéias consiste em desenvolver um produto, um software responsável pela gerência agrária, pecuária e pesca brasileira. Em pesquisa, eu descobri as seguintes informações, que me encorajaram e muito: http://sisam.cptec.inpe.br/sisam_webservice/

Eu nunca trabalhei com WS, mas por ter um gosto muito grande pela tecnologia, tenho uma boa noção e estou a procura de mais material para aumentar o meu conhecimento, inclusive, se alguém fizer a gentileza de indicar algum, eu agradeço.

Eu gostaria de saber a opinião de vocês sobre a minha ideia. Todas as sugestões serão bem vindas.

Desde já agradeço!

[]'s

Minha opinião: é uma boa ideia. A área de agropecuária (que, em particular, sempre teve um pouco do meu carinho :D) é bastante ampla e esse webservice SISAM é uma boa sacada. Alie ao fato de que é algo provavelmente diferente das propostas que os professores estão acostumados, podendo ser uma boa surpresa para eles e, se bem executado, impressionar bastante.

Abraço.

[quote=TerraSkilll]Minha opinião: é uma boa ideia. A área de agropecuária (que, em particular, sempre teve um pouco do meu carinho :D) é bastante ampla e esse webservice SISAM é uma boa sacada. Alie ao fato de que é algo provavelmente diferente das propostas que os professores estão acostumados, podendo ser uma boa surpresa para eles e, se bem executado, impressionar bastante.

Abraço.[/quote]

Oi TerraSkilll tudo bem?

Exato, rsrs… Inclusive hoje, quando eu comentei com o meu orientador, ele gostou muito!

Obrigado pelo seu post… =)

[]'s

Vou jogar um pouco de água na fogueira…
É impressão minha ou tu vai fazer um sistema com CRUDs que consomem webservices?
Cara, isso agente faz no trabalho todos os dias, um cara no meio de um curso tecnólogo consegue fazer isso.
Minha dica: Faça algo simples porém diferente/desafiador, isso q tu vai fazer vai dar trabalho e acredito que não vai agregar muito.

Eu sou contra sistemas CRUDs no TCC, apenas minha opinião.

[quote=ivo costa]Vou jogar um pouco de água na fogueira…
É impressão minha ou tu vai fazer um sistema com CRUDs que consomem webservices?
Cara, isso agente faz no trabalho todos os dias, um cara no meio de um curso tecnólogo consegue fazer isso.
Minha dica: Faça algo simples porém diferente/desafiador, isso q tu vai fazer vai dar trabalho e acredito que não vai agregar muito.

Eu sou contra sistemas CRUDs no TCC, apenas minha opinião.[/quote]

Olá Ivo,

Claro, pode expôr a sua opinião sim, é muito bem vinda. Mas, os próprios mestres e orientadores estão pedindo cautela aos graduandos :D. Por exemplo, um amigo está querendo falar sobre Realidade Diminuida que foi apresentada por um alemão na Campus Party do México, o professor estalou o olho na hora, rs…

Quanto as tecnologias, eu estava pensando em utilizar EJB+JPA com Hibernate+JSF+Primefaces e uma ferramenta de relatório. Além do CRUD, eu daria uma “sambada”, montando algumas query’s mais vistosas. :smiley:

Mas concordo com você quanto ao ponto de os graduandos, cada vez mais, terem interesse em apenas pegar o diploma. E se você achou a minha idéia fraca (inclusive, eu mesmo, não a acho revolucionária), você precisa vêr o Sistema Acadêmico do outro grupo. :smiley:

[]'s

Eu fiz um sistema web que usa o browser do cara para fazer cálculos (mais ou menos esse assunto nickjenkin.com/520/pj-rc2.pdf), deu trabalho mas ficou legal.
Se tu ainda tiver tempo, procura por mais idéias.

[quote=getAdicted][quote=ivo costa]Vou jogar um pouco de água na fogueira…

Olá Ivo,

Claro, pode expôr a sua opinião sim, é muito bem vinda. Mas, os próprios mestres e orientadores estão pedindo cautela aos graduandos :D. Por exemplo, um amigo está querendo falar sobre Realidade Diminuida que foi apresentada por um alemão na Campus Party do México, o professor estalou o olho na hora, rs…

Quanto as tecnologias, eu estava pensando em utilizar EJB+JPA com Hibernate+JSF+Primefaces e uma ferramenta de relatório. Além do CRUD, eu daria uma “sambada”, montando algumas query’s mais vistosas. :smiley:

Mas concordo com você quanto ao ponto de os graduandos, cada vez mais, terem interesse em apenas pegar o diploma. E se você achou a minha idéia fraca (inclusive, eu mesmo, não a acho revolucionária), você precisa vêr o Sistema Acadêmico do outro grupo. :smiley:

[]'s

[/quote]

Peraí, mas o fato de os professores não entenderem a idéia não quer dizer que você não deveria partir para algo mais “revolucionário”. Eu fiz meu TCC sobre RFID interligado ao E-Business Suite via BPEL. Pergunta se algum professor entendeu qualquer coisa da tese?

Eu concordo com o ivo costa, você deveria fazer algo assim “por fora” (com certeza, vai ter bastante gente interessada em te pagar $$$ por esse sistema), mas para TCC, seria interessante fazer algo com mais inovação (coisa que pode te render, muito bem, indicações para ir fazer um mestrado).

[]'s

[quote=ivo costa]Eu fiz um sistema web que usa o browser do cara para fazer cálculos (mais ou menos esse assunto nickjenkin.com/520/pj-rc2.pdf), deu trabalho mas ficou legal.
Se tu ainda tiver tempo, procura por mais idéias.[/quote]

Ivo,

Eu não posso alterar o meu tema, você poderia aconselhar algo para deixa-lo mais rico? Pois a minha ideia é desenvolver um site onde o usuário possar visualizar os seus negócios e consultar as condições do solo para o plantio e as condições climáticas, de acordo com as informações fornecidades pelo INPE.

Sugestões são muito bem vindas!

[]'s

[quote=asaudate][quote=getAdicted][quote=ivo costa]Vou jogar um pouco de água na fogueira…

Olá Ivo,

[]'s

[/quote]

Peraí, mas o fato de os professores não entenderem a idéia não quer dizer que você não deveria partir para algo mais “revolucionário”. Eu fiz meu TCC sobre RFID interligado ao E-Business Suite via BPEL. Pergunta se algum professor entendeu qualquer coisa da tese?

Eu concordo com o ivo costa, você deveria fazer algo assim “por fora” (com certeza, vai ter bastante gente interessada em te pagar $$$ por esse sistema), mas para TCC, seria interessante fazer algo com mais inovação (coisa que pode te render, muito bem, indicações para ir fazer um mestrado).

[]'s[/quote]

Obrigado por participar da discução asaudate,

Uma breve historinha…

Era uma vez um Campus da FATEC que gostaria oferecer o melhor curso de Tecnologia dentre todas as FATEC’s, mas foi um fracasso, entretanto, tem instituição muito pior, ao meu ver. O meu curso se chama Análise de Sistemas e Tecnologia da Informação que forma Bacharéis, ele será descontinuado para dar espaço ao novo curso de ADS que a instituição irá oferecer.

Como o curso era uma novidade entre todas as FATEC’s, o corpo doscente está fazendo de tudo para que os graduandos se formem, capaz até de fazerem o TCC para o aluno, daí a minha colocação sobre eles não quererem dor de cabeça ao verem ninguem se formando.

Mas eu concordo com você, não é justificativa para os estudantes não se coçarem. É que eu não achei a minha ideia tão ruim. :smiley:

[]'s

Se entendi o ponto de vista do ivo costa, o que o preocupa é criar um sistema que só consome o webservice e exibe a informação. Nesse ponto, estou de pleno acordo com ele.

Como você mesmo notou, se for seguir por esse caminho terá que fazer bem mais que isso. Como, por exemplo, fornecer ao usuário simulações e estimativas de produção de acordo com os dados captados, ou que tipo de cultura pode ter melhor ou pior desempenho de acordo com os futuros cenários climáticos. Enfim, acho que você captou a ideia.

Por que não entra em contato com algum produtor ou algo parecido e pergunta que tipo de informações lhe seriam interessantes ter (“pesquisa de mercado/definição de escopo”), ou mesmo vê o que programas com esse público alvo produzem.

Abraço.

[quote=TerraSkilll]Se entendi o ponto de vista do ivo costa, o que o preocupa é criar um sistema que só consome o webservice e exibe a informação. Nesse ponto, estou de pleno acordo com ele.

Como você mesmo notou, se for seguir por esse caminho terá que fazer bem mais que isso. Como, por exemplo, fornecer ao usuário simulações e estimativas de produção de acordo com os dados captados, ou que tipo de cultura pode ter melhor ou pior desempenho de acordo com os futuros cenários climáticos. Enfim, acho que você captou a ideia.

Por que não entra em contato com algum produtor ou algo parecido e pergunta que tipo de informações lhe seriam interessantes ter (“pesquisa de mercado/definição de escopo”), ou mesmo vê o que programas com esse público alvo produzem.

Abraço.[/quote]

A minha preocupação, a minha proposta, é exatamente essa, é fornecer a solução, independentemente da complexidade e/ou importância acadêmica. Seria fazer um produto comercial mesmo.

[]'s

[quote=getAdicted]

Uma breve historinha…

Era uma vez um Campus da FATEC que gostaria oferecer o melhor curso de Tecnologia dentre todas as FATEC’s, mas foi um fracasso, entretanto, tem instituição muito pior, ao meu ver. O meu curso se chama Análise de Sistemas e Tecnologia da Informação que forma Bacharéis, ele será descontinuado para dar espaço ao novo curso de ADS que a instituição irá oferecer.

Como o curso era uma novidade entre todas as FATEC’s, o corpo doscente está fazendo de tudo para que os graduandos se formem, capaz até de fazerem o TCC para o aluno, daí a minha colocação sobre eles não quererem dor de cabeça ao verem ninguem se formando.

Mas eu concordo com você, não é justificativa para os estudantes não se coçarem. É que eu não achei a minha ideia tão ruim. :smiley:

[]'s[/quote]

Não, de fato, a idéia não é ruim (como eu disse antes, acho que tem grandes chances inclusive de você fazer dinheiro com ela). Mas eu sou partidário de que os alunos de faculdades (especialmente públicas) deveriam produzir inovação, não idéias novas - mesmo porque as empresas brasileiras não mexem nenhum dedo para produzir essa inovação. Mas, se for do tipo “faz qualquer coisa que você vai ser aprovado mesmo assim”, então não também não tem porque produzir algo inovador, já que você não vai ter como saber se a idéia é boa ou ruim… Bom, nesse caso, faça o teu sistema mesmo, porque pelo menos você vai ter um ganho com ele.

[]'s

[quote=asaudate][quote=getAdicted]

Uma breve historinha…

[]'s[/quote]

Não, de fato, a idéia não é ruim (como eu disse antes, acho que tem grandes chances inclusive de você fazer dinheiro com ela). Mas eu sou partidário de que os alunos de faculdades (especialmente públicas) deveriam produzir inovação, não idéias novas - mesmo porque as empresas brasileiras não mexem nenhum dedo para produzir essa inovação. Mas, se for do tipo “faz qualquer coisa que você vai ser aprovado mesmo assim”, então não também não tem porque produzir algo inovador, já que você não vai ter como saber se a idéia é boa ou ruim… Bom, nesse caso, faça o teu sistema mesmo, porque pelo menos você vai ter um ganho com ele.

[]'s[/quote]

Eu gostaria de agradecer a opinião de todos, até o momento. Eu vou procurar absorver os conselhos de cada um, e eu sabia que aqui encontraria a opinião de pessoas inteligentes e muito bem intencionadas, obrigado! :smiley:

[]'s