O valor dos desenvolvedores - Artigo

[quote=ViniGodoy]

Parte dessa visão míope que temos sobre os gerentes também são um reflexo dos nossos problemas. Eu já disse antes e repito: nós também temos o papel de aprender a nos comunicar com nossos gerentes. De entender as limitações e prioridades deles. E não adianta ficar com essa visão míope de sindicato de que o gerente só quer saber de “explorar o trabalhador”, pois isso não ajuda ninguém.[/quote]

Como disse anteriormente, gerentes focam na quantidade do trabalho (ao invés da qualidade), por que é o que conseguem medir, e não por que são tiranos que querem “explorar o trabalhador”.

Não localizei nenhuma referencia a júnior no texto, podia citar o trecho onde ele fala isso?

As empresas dão preferência para os “melhores” desenvolvedores (onde melhor == quem produz em + quantidade e - tempo).

Correto. A maioria das empresas são fábricas de software.

Mesmo as que trabalham com produtos, a maioria são organizados como uma fábrica internamente, e não como projetos opensource.

O argumento do autor é que a desvalorização salarial ocorre com o tempo, devido a desvalorização moral. Mas o texto se dedica mais ao aspecto moral, na minha opinião. Pelo menos foi como entendi.

"A evolução da carreira depois do primeiro emprego remunerado é meio incerta, não é incomum o profissional ganhar praticamente a mesma coisa dez anos depois."

A menos que alguém ande sendo contratado por aí como sênior… o que realmente nunca vi por aí.

Quanto a sua visão sobre os gerentes, acho que ela é parte do problema. Eu conheço gerentes (e eu sou um deles) que olha para vários outros aspectos além de "quantidade".

Há muitos aspectos mensuráveis: taxa de retorno de erros, flexibilidade do desenvolvedor para diferentes tarefas, conhecimento específico, visão estratégica, saber estimar prazos --> só para citar alguns.

[quote=Ruttmann]
E a culpa é de quem? Do gerente?[/quote]

Boa pergunta. sinceramente não sei. O dado serve apenas pra mostrar que existe algo de muito errado no reino das empresas de TI.

Falha em aplicativo do Banco do Brasil expõe contas

[quote]
Uma falha de segurança no aplicativo do Banco do Brasil expôs na noite de segunda-feira (9) contas bancárias de clientes, dizem usuários do app.
O problema foi reportado por leitores do G1 e amplamente comentado nas redes sociais. Diversos clientes do Banco do Brasil afirmaram que, ao tentarem acessar suas próprias contas pelo aplicativo para Android e iOS, acabaram vendo dados pessoais de terceiros, como nome completo, extratos bancários, saldos e últimas movimentações da conta.
Procurado pelo G1 na manhã desta terça-feira (10), o Banco do Brasil informou em nota que “o problema surgiu nos processos periódicos de atualização de versões dos aplicativos”, e que isso causou “intermitência e inconsistência de dados cadastrais”.
De acordo com a instituição, isso significa que as informações de terceiros que os usuários viram no app não são necessariamente verdadeiras. Ainda segundo o Banco do Brasil, “os sistemas de segurança permaneceram ativos, e não houve comprometimento de dados ou risco no caso de transações bancárias”.
O Banco do Brasil afirma que as falhas afetaram os usuários que estavam on-line no período entre 19h52 e 20h40 de segunda (9), quando os acessos ao aplicativo foram interrompidos. O aplicativo voltou a ficar disponível com estabilidade às 23h45.[/quote]