O que seria Java Basico? (Oportunidade estágio pede isso)

Oi pessoal sou nova aki no guj, mas sempre venho lendo e tirando duvidas com vcs nos topicos.A minha duvida agora é a seguinte, estou com 2 oportunidades de estagio mas ambas pedem Java Basico eu gostaria muito de saber o q se encaixa no padrao de Java basico. Tipo eu estou tendo Java na faculdade e o q sei sobre Java no exato momento é : Construtores, gets e sets, loops, vetor, polimorfismo, abstração. E eu gostaria de saber se isso ja é o basico ou se ainda falta muita coisa e o q seria pra eu tentar estudar.Peço a ajuda de vcs pq gostaria muito de trabalhar com java. Aguardo ansiosa a resposta :wink:

Pra mim java básico é você conhecer e programar na plataforna SE, veja quais são as especificações desta plataforma.

Att

http://www.sun.com/training/catalog/courses/CX-310-065.xml

veja o “Exam Objectives”.

compare teu conhecimento com os objetivos do exame e tente avaliar o teu nível.

não quero assustá-lo. eu sabia muito pouco de cada item quando consegui meu primeiro (único) estágio.

abraço.

Porque a plataforma SE é nivel básico?

Como eu disse “pra mim” ( posso estar enguanago :wink:), Standart Edition, a palvra “Standart” em inglês significa: o nível que é considerado aceitável.
com base nesse significado que eu fiz a afirmação que Java SE é básico :slight_smile:

[quote=pri_moreno]Oi pessoal sou nova aki no guj, mas sempre venho lendo e tirando duvidas com vcs nos topicos.A minha duvida agora é a seguinte, estou com 2 oportunidades de estagio mas ambas pedem Java Basico eu gostaria muito de saber o q se encaixa no padrao de Java basico. Tipo eu estou tendo Java na faculdade e o q sei sobre Java no exato momento é : Construtores, gets e sets, loops, vetor, polimorfismo, abstração. E eu gostaria de saber se isso ja é o basico ou se ainda falta muita coisa e o q seria pra eu tentar estudar.Peço a ajuda de vcs pq gostaria muito de trabalhar com java. Aguardo ansiosa a resposta :wink:

[/quote]

Oi Pri,
Bom, não falo com muito conhecimento, mas talvez o meu caso possa te ajudar.
Já passei por algumas entrevistas e no estágio que estou fazendo agora, também pediram Java Básico e na prova o que caiu foram conceitos de métodos construtores, de acesso e modificadores, loops, orientação a objetos e um pouco de sintaxe.
Acredito que ter uma boa noção de Orientação a Objetos e de sintaxe da linguagem é o que estão pedindo.
Mas de qualquer forma, tente! Não custa nada não é mesmo?

Boa Sorte!!!

Ahhh e claro, se souber além disso vai te ajudar mais ainda!!!

Eu esqueci de citar aí em cima,
mas mesmo sendo selecionada para o estágio, quando comecei tive que aprender muita coisa ainda e ainda tô aprendendo!!
O que eu sabia era bem básico mesmo, mas me disseram que pedem essas noções, pois isso é o básico para ensinarem coisas mais complexas…
:wink:

Como eu disse “pra mim” ( posso estar enguanago :wink:), Standart Edition, a palvra “Standart” em inglês significa: o nível que é considerado aceitável.
com base nesse significado que eu fiz a afirmação que Java SE é básico :slight_smile: [/quote]

No Java SE temos Reflection, Java2D, Java NIO(Channels), agora vamos ter IoC também.
Isso não são assuntos “básicos”.

com base nesse significado que eu fiz a afirmação que Java SE é básico :slight_smile: [/quote]

No Java SE temos Reflection, Java2D, Java NIO(Channels), agora vamos ter IoC também.
Isso não são assuntos “básicos”.[/quote]

Não sabia que o SE tinha todas essas coisas também :?
Desconsiderem o que eu falei então :smiley:

Att []s

Acho que o pessoal tá confundindo conhecimentos basicos com conhecimentos basicos pra tirar certificação, ou então conhecimentos basicos da linguagem com conhecimentos basicos da plataforma.
Conhecimentos basicos de uma linguagem (qualquer uma) pra mim é isso:
sintaxe
tipos de dados
controle de fluxo (for, if, while, etc)
e orientação a objetos no caso de linguagens como java.
Você não consegue fazer muita coisa com isso, por isso que são conhecimentos básicos :wink:

Edit: Só fico na dúvida se tratamento de erro também entra nesse meio, afinal toda linguagem moderna possui uma forma de tratar exceptions.

não confundi “conhecimentos básicos” com “conhecimentos básicos para tirar certificação”.

esse link é apenas para se ter uma idéia do que é necessário conhecer.

[quote=rogeriuslima]Conhecimentos basicos de uma linguagem (qualquer uma) pra mim é isso:
sintaxe
tipos de dados
e orientação a objetos no caso de linguagens como java.[/quote]

tudo o que você disse que é conhecimento básico para qualquer linguagem (e mais) está lá - descrito de forma detalhada.

não confundi “conhecimentos básicos” com “conhecimentos básicos para tirar certificação”.

esse link é apenas para se ter uma idéia do que é necessário conhecer.

[quote=rogeriuslima]Conhecimentos basicos de uma linguagem (qualquer uma) pra mim é isso:
sintaxe
tipos de dados
e orientação a objetos no caso de linguagens como java.[/quote]

tudo o que você disse que é conhecimento básico para qualquer linguagem (e mais) está lá - descrito de forma detalhada.[/quote]
Oi cara, blz?
Vc pode até não ter confundido os termos, mas o link continua apontando para os objetivos pra tirar certificaçao e isso pode acabar assustando o autor do post ou outros interessados. Claro que a dica é valida, mais não pra alguém que tá preocupado com uma prova pra estagio, pra isso acho que o que ela tá aprendendo na facú já dá conta. Falando nisso acho que uma boa dica é ver com o professor qual o escopo da disciplina em java, o que já foi passado em aula e o que falta passar.
Só acho que ninguém que peça conhecimentos basicos em java possa exigir que essa pessoa saia desenvolvendo sistemas. No máximo conseguir ler e entender um arquivo fonte, desenvolver classes simples e ajudar desenvolvedores mais experientes com tarefas repetitivas, por isso é uma vaga de estagio :wink:

[quote=pri_moreno]Oi pessoal sou nova aki no guj, mas sempre venho lendo e tirando duvidas com vcs nos topicos.A minha duvida agora é a seguinte, estou com 2 oportunidades de estagio mas ambas pedem Java Basico eu gostaria muito de saber o q se encaixa no padrao de Java basico. Tipo eu estou tendo Java na faculdade e o q sei sobre Java no exato momento é : Construtores, gets e sets, loops, vetor, polimorfismo, abstração. E eu gostaria de saber se isso ja é o basico ou se ainda falta muita coisa e o q seria pra eu tentar estudar.Peço a ajuda de vcs pq gostaria muito de trabalhar com java. Aguardo ansiosa a resposta :wink:

[/quote]

Seria melhor você ligar e perguntar o que seria o Básico para eles, para alguns pode ser os fundamentos da linguagem (como construir instruções de controles de fluxo, repetição etc…) para outras empresas, pode ser que englobe toda a API do SE, ou então toda a API do SE exceto a parte gráfica (Swing, SWT, AWT)

Isso não é um senso comum, é a mesma coisa sobre a senioridade de um profissional, uns consideram de 2 anos para cima como pleno, outros não!

Em qual inglês você está se referindo?!
Standard significa padrão, default

http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=define%3A+standard&meta=&aq=f&oq=

Minha amiga q é uma das selecionadoras, disse pra mim estudar bastante isso q eu sei e logica de programação sabe.Mas eu quero ter certeza pois é uma oportunidade maravilhosa e eu to querendo agarra com unhas e dentes.Pensei em vir aki pra ver se vcs podiam me dar uma visão mais detalhada e tals pra mim saber.Sobre o lance de amostrar coisas de certificações desculpa falar mais assusta sim :cry:
Eu acho q eu sei o basico ja claro, meu professor de Java costuma ser bem severo, e eu sei bem como formar classes, como fazer herança, criar os construtores, entendo bem da sintaxe simples como escrever na tela,gets, sets, e por ai vai, acho q entendo legal o conceito de orientaçao objeto e tudo mais , fiz minha ultima prova da materia de Java aki na facul semana passada e com certeza passei, ou seja ja to terminando o periodo em java rs. To muito nervosa ja estou inscrita na vaga e tudo q quero é passar rs Nunca fiz prova pra nenhum estagio dai to muito nervosa por isso , fora q la da oportunidade de efetivação e pra alguem q está a 1 ano e meio de terminar a faculdade isso seria maravilhoso ne rs
Brigadão a todos q estao respondendo to acompanhando atentamente

http://www.allapplabs.com/interview_questions/java_interview_questions.htm
http://javapapers.com/

[quote=pri_moreno]Minha amiga q é uma das selecionadoras, disse pra mim estudar bastante isso q eu sei e logica de programação sabe.Mas eu quero ter certeza pois é uma oportunidade maravilhosa e eu to querendo agarra com unhas e dentes.Pensei em vir aki pra ver se vcs podiam me dar uma visão mais detalhada e tals pra mim saber.Sobre o lance de amostrar coisas de certificações desculpa falar mais assusta sim :cry:
Eu acho q eu sei o basico ja claro, meu professor de Java costuma ser bem severo, e eu sei bem como formar classes, como fazer herança, criar os construtores, entendo bem da sintaxe simples como escrever na tela,gets, sets, e por ai vai, acho q entendo legal o conceito de orientaçao objeto e tudo mais , fiz minha ultima prova da materia de Java aki na facul semana passada e com certeza passei, ou seja ja to terminando o periodo em java rs. To muito nervosa ja estou inscrita na vaga e tudo q quero é passar rs Nunca fiz prova pra nenhum estagio dai to muito nervosa por isso , fora q la da oportunidade de efetivação e pra alguem q está a 1 ano e meio de terminar a faculdade isso seria maravilhoso ne rs
Brigadão a todos q estao respondendo to acompanhando atentamente[/quote]
como disse anteriomente, meu objetivo não é assustar ninguém.

agora vou contar um “causo”.

participei de um processo seletivo para um curso básico de java, oferecido por uma empresa aqui da minha cidade. para fazer a prova, solicitavam “conhecimentos básico de java”. bem! na prova, caíram perguntas básicas da prova de certificação sobre “Declarations, Initialization and Scoping”, “Flow Control” e “Fundamentals”.

acho que por isso coloquei o tal link.

repito: meu objetivo não é assustar ninguém.

mas como disse o amigo thiago.correa, o que é básico para um, pode não ser para outro.