O que os colegas acham de compartilhar código?

[quote=Ruttmann][quote=yurifw][quote=Ruttmann]Concordo totalmente com os argumentos do drsmachado. Realmente, freeware é bonito quando é dos outros… :stuck_out_tongue:

O problema é que o verdadeiro altruísmo não existe. Esse negócio de compartilhar com a comunidade é simplesmente pra conseguir lucrar em algum ponto.

Muitos dos que fazem pose de mocinho falando que participam dos projetos open-source só pra ajudar a comunidade, querem na verdade algo em troca. Pode ser reconhecimento, idéias pra fazer algo próprio, enfim…

[/quote]
Linus Torvalds disse algo assim em uma entrevista uma vez, n vou lembrar com as exatas palavras dele, mas o que ele quis dizer foi que ele (e as pessoas que contribuem com o linux) não o fazem pq sao boazinhas e querem ajudar todo mundo, as pessoas contribuem por suas proprias razoes, seja por desejo de conhecimento ou pra satisfazer o ego [/quote]

Pois, tem aquele outro maluco barbudão lá(não lembro do nome), que mais parece “O Jesus do software Open-Source”, que vive dando pitaco nas grandes corporações de software e talz…

Mas enfim, qual o problema de que alguém, ajudando a comunidade, contribuindo para o crescimento do software livre, tenha seus próprios projetos pessoais visando lucro, mesmo que se utilize de algum conceito do open-source? Não vejo motivo algum para invalidar todas as contribuições dadas até então para a comunidade, simplesmente porque teve uma idéia de sucesso pra lucrar…

De certo modo vejo muito defensor do open-source querendo enfiar goela abaixo essa utopia de mundo livre, software livre para todos os fins. Isso não existe, é necessário saber separar as coisas…[/quote]
Geral criticou a IceSoft por copiar, descaradamente, o primefaces. A licença do prime permite que você use o primefaces, inclusive, para concorrer com ele mesmo.
Agora a prime está com o tal “elite”, que é cobrar pelo que eles fazem e neguinho vai sentar a borracha, dizendo que eles se venderam.
Muitos criticam a IBM e a Microsoft, mas, estas empresas foram primordiais para que o software livre ganhasse mercado.

acho q problema nao tem tambem nao, so que se voce utiliza uma boa quantidade de software livre n custa nada vc ajudar um pouco de vez em qdo, ajuda como pode, traduzindo, relatando bug ou disponibilizando algum codigo de vez em qdo. Se voce utiliza algum recurso é de seu interesse não deixar este recurso morrer, certo? O problema é pensamento extremista do tipo “ele usa linux e está vendendo um software, queimem aquele poser na fogueira!” todo mundo quer viver com conforto ue…

Richard Stallman.

[quote=perdeu][quote]
Pois, tem aquele outro maluco barbudão lá(não lembro do nome), que mais parece “O Jesus do software Open-Source”, que vive dando pitaco nas grandes corporações de software e talz…
[/quote]

Richard Stallman.

[/quote]

Esse mesmo, achei até uma imagem dele que confirma o que eu disse! :stuck_out_tongue:

[quote=Ruttmann]Concordo totalmente com os argumentos do drsmachado. Realmente, freeware é bonito quando é dos outros… :stuck_out_tongue:

O problema é que o verdadeiro altruísmo não existe. Esse negócio de compartilhar com a comunidade é simplesmente pra conseguir lucrar em algum ponto.

Muitos dos que fazem pose de mocinho falando que participam dos projetos open-source só pra ajudar a comunidade, querem na verdade algo em troca. Pode ser reconhecimento, idéias pra fazer algo próprio, enfim…

Outra idéia que ao meu ver é complicada, e já vimos acontecer muito, é daquela “comunidade” sem fins lucrativos, que segue a filosofia “da comunidade para a comunidade”, que ao notar que um dos membros fez um bom produto de código fechado que começa a faturar uma grana boa, começa a reivindicar parte dos ganhos pra si…

Qual o problema de uma pessoa ajudar a comunidade e ter projetos paralelos com o intuito de lucrar?

Mesmo que tal indivíduo use de algum conhecimento ou técnica que aprendeu junto à comunidade, isso descaracteriza todo o apoio até então dado à comunidade?

Realmente, é complicado ver o gramado do vizinho crescendo bonito. Sempre parece que o dele é mais bonito, por mais que você cuide bem do seu…

Essa relação entre comunidade e membros que lucram é a mesma história de profissionalismo versus amizade…

Existe uma linha tênue entre os dois, muito fácil de se estrapolar. E tem gente que não faz o mínimo pra não parecer hipócrita…

[/quote]

Eu não sei não Ruttmann,
Sou um pouco “vivido” nessa área, e acredito que a maioria também, e podemos constatar as mudanças que ocorreram ao longo dos anos, e as que estão por vir.
Há um tempo atrás, pagar por um serviço na internet era uma coisa absurda, fazer uma compra digital ou algo do tipo era dificil de entrar nas mentes das pessoas, e incluo a minha nisso.
Daqui a alguns anos, pode ser que olhem para trás e achem um absurdo assistir a um vídeo no youtube sem pagar nada…

A verdade é que Internet e conhecimento não eram sinônimos de lucro, hoje em dia, são os mercados mais promissores do planeta, como disse um funcionário do google uma vez em matéria da revista super interessante, o conhecimento é o petróleo do futuro.

Acho que antes de pensar em fazer algo fechado ou aberto, você tem que definir suas intenções, tem gente que entra com um projeto e uma equipe para fazer algo visando o lucro, gastam tempo e recursos em algo que esperam retorno financeiro, isso é válido, é claro.
Mas muitos entram em uma experiência ou qualquer outro motivo, utilizam do conhecimento e ferramentas compartilhados pelos outros, e caso venha a dar certo, começa a se sentir no direito de ganhar com isso, e caso isso não ocorra, sentem-se até lesado de alguma forma.

Ainda sou da opinião que o conhecimento deve ser livre, e para qualquer um. Utilize esse conhecimento para fazer algo produtivo que as recompensas aparecerão.

Sinceramente, não to entendendo o ponto da discussão …

De um ponto de vista individual, qual é o problema de compartilhar código ? As pessoas não podem ter essa liberdade ? É claro que com a liberdade vem a responsabilidade. Se você simplesmente compartilha código e alguém entrega ele como um TCC por exemplo, você pode ser indicado como cúmplice em uma fraude. Para tanto, é interessante incluir uma licença e um termo de NO WARRANTY e isentando-se de responsabilidade sobre o uso que a pessoa fizer do seu código.

Sobre os projetos open-source, também não consigo entender o recalque que alguns tem sobre open-source. Há todo tipo de pessoas envolvida nos projetos. Há sim pessoas politicamente engajadas como o Richard Stallman, assim como há consórcios de empresas que vem no open-source uma maneira de resolver problemas comuns e viabilizar negócios.

Sendo assim, qual é a birra ?

[quote=rmendes08]Sinceramente, não to entendendo o ponto da discussão …

De um ponto de vista individual, qual é o problema de compartilhar código ? As pessoas não podem ter essa liberdade ? É claro que com a liberdade vem a responsabilidade. Se você simplesmente compartilha código e alguém entrega ele como um TCC por exemplo, você pode ser indicado como cúmplice em uma fraude. Para tanto, é interessante incluir uma licença e um termo de NO WARRANTY e isentando-se de responsabilidade sobre o uso que a pessoa fizer do seu código.

Sobre os projetos open-source, também não consigo entender o recalque que alguns tem sobre open-source. Há todo tipo de pessoas envolvida nos projetos. Há sim pessoas politicamente engajadas como o Richard Stallman, assim como há consórcios de empresas que vem no open-source uma maneira de resolver problemas comuns e viabilizar negócios.

Sendo assim, qual é a birra ?[/quote]

Aí que tá, no meu caso não tem birra…

Eu citei o caso de alguém que entra sem compromisso em um projeto open-source, e dali cria um projeto próprio. Não vejo problema.

O outro colega citou o caso de gente que se frustra com open-source, pois entra com a idéia de tirar proveito disto. Obviamente quem entrar com essa intenção vai se frustrar.

Comigo não tem birra, deixa o open-source lá, ele é legal pois integra pessoas radicais como o Stallman e grandes corporações como as por trás do Eclipse.

Leave it alone… :wink:

[quote=rmendes08]Sinceramente, não to entendendo o ponto da discussão …

De um ponto de vista individual, qual é o problema de compartilhar código ? As pessoas não podem ter essa liberdade ? É claro que com a liberdade vem a responsabilidade. Se você simplesmente compartilha código e alguém entrega ele como um TCC por exemplo, você pode ser indicado como cúmplice em uma fraude. Para tanto, é interessante incluir uma licença e um termo de NO WARRANTY e isentando-se de responsabilidade sobre o uso que a pessoa fizer do seu código.

Sobre os projetos open-source, também não consigo entender o recalque que alguns tem sobre open-source. Há todo tipo de pessoas envolvida nos projetos. Há sim pessoas politicamente engajadas como o Richard Stallman, assim como há consórcios de empresas que vem no open-source uma maneira de resolver problemas comuns e viabilizar negócios.

Sendo assim, qual é a birra ?[/quote]

Não entendi a parte “qual é a birra?”
O tópico não foi criado para discutir as opiniões sobre distribuição de código? que no caso do amigo raghy, se sente lesado por compartilhar algo que levou tanto esforço de sua parte?

Se fosse para dizer “Quem quer distruibur distruibui, que não quer não distribui, fim de papo” , não tem sentido em existir o tópico, nem o forum… nem opinões…

Eu não vejo mal nenhum em publicar meus códigos, ou no modelo de licenciamento open source.
Tenho uma conta no GitHub e só não tenho mais código lá por preguiça.

E também não vejo no closed source.
Eu paguei por meu Office e meu Windows, e estou 100% feliz com isso.

Vale lembrar que a licença de uso é UMA, e somente UMA, forma de se monetizar com software.
Você pode vender personalizações, treinamentos, publicidade e conteúdo.

[quote=Yelden][quote=rmendes08]Sinceramente, não to entendendo o ponto da discussão …

De um ponto de vista individual, qual é o problema de compartilhar código ? As pessoas não podem ter essa liberdade ? É claro que com a liberdade vem a responsabilidade. Se você simplesmente compartilha código e alguém entrega ele como um TCC por exemplo, você pode ser indicado como cúmplice em uma fraude. Para tanto, é interessante incluir uma licença e um termo de NO WARRANTY e isentando-se de responsabilidade sobre o uso que a pessoa fizer do seu código.

Sobre os projetos open-source, também não consigo entender o recalque que alguns tem sobre open-source. Há todo tipo de pessoas envolvida nos projetos. Há sim pessoas politicamente engajadas como o Richard Stallman, assim como há consórcios de empresas que vem no open-source uma maneira de resolver problemas comuns e viabilizar negócios.

Sendo assim, qual é a birra ?[/quote]

Não entendi a parte “qual é a birra?”
O tópico não foi criado para discutir as opiniões sobre distribuição de código? que no caso do amigo raghy, se sente lesado por compartilhar algo que levou tanto esforço de sua parte?

Se fosse para dizer “Quem quer distruibur distruibui, que não quer não distribui, fim de papo” , não tem sentido em existir o tópico, nem o forum… nem opinões…[/quote]

É exatamente isso que eu quero entender, porque a pessoa se sente lesada compartilhando código, ou porque acha errado … para que eu possa contra-argumentar …

Bem primeiro obrigado pela resposta, mas vamos direto a um ponto. Como assim não se registra música? Não ouviu falar em plágio musical, etc e tal. A música ‘ai se eu te pego’, do michel teló se não me engano(…),ou seja, já apareceram vários autores que estão faturando milhões. Então é claro que se registra música. E as notas musicais como disse são assim ‘open source’ (ou livres como disse estão aí, 12 notas musicais básicas que se revertem em muitas outras, assim como temos 26 ou 27 letras que escrevem bibliotecas… (muito mais que isso sabemos) ) .

O que conta depois do open source é a combinação que fizemos com o material que tinhamos.
Existe um escritório de direitos autorais de música no caso , que procura cobrar de bares (couvert artistico ou taxa musical) , e tem a obrigação de repassarem para os artistas, não sei se o fazem, mas este é o propósito e o objetivo.

Outro exemplo: mesmo em flash podemos exportar um projeto que talvez não tenha como saber se o fizemos em um programa pirata ou não, concorda (?), ou teria como verificar isto?
Bem tomara que não, mas eu acho que não.

Sobre o open source as empresas abrem isto porque devem ter algum benefício, seja para mais pessoas aderirem ao java, ou talvez já ganham o bastante com seus projetos, coisa e tal.
As vezes se fala em liçença comercial, certamente se ganhasse milhões poderia contribuir algo para o netbeans ou outro programa, mas isso não seria uma obrigação (não cheguei a verificar de fato) .
Se o netbenas fosse vendido por 10 reais, acho que muitas pessoas o comprariam talvez, mas eles preferem manter gratuito, pois devem ter um motivo para isso, penso que a expansão do java, ou mesmo conquistar mercado. Uns softwares tem mais recursos pagos escondidos por exemplo, que após conquistar o usuário o apetecem a pagar para obter mais (que me parece a melhor opção). Uns fazem open source porque não concordam mesmo com a exploração e o alto preço do software e se reunem para oferecer opções gratuitas o que é ótimo, como o open office, quem sabe, ou mesmo o linux, muitos destes profissionais podem ser extremamente bem sucedidos que de fato não precisam mais de dinheiro e fazem isso de fato por caridade por exemplo. Portanto open source, serve ou como divulgação ou caridade mesmo, penso eu, ou ainda ética na informática.
As vezes as empresas também confiam que grandes empresas farão a compra e isso será suficiente para o resultado esperado. (falando em mundo ou américas as vezes)

O problema não é pagar o software, penso que o problema é pagar muito caro pelo software. Portanto que compra um FLASH ou DREAMWEAVER, pretende lucrar bastante com isso, pois paga caro. Ou quem paga 5000 reais em um PHOTOSHOP por exemplo? Alguém que lida com muito dinheiro.

Sobre cadeiras, a idéia ‘cadeira’ é gratuita, mas com a questão do ‘design’, se vc fizer uma cadeira toda moderna e com um jeito todo próprio, provavelmente ela poderá ser patenteada e alguém pode ter direito sobre isto. Sobre aparelhos eletronicos, é possivel que empresas novas estudem determinado modelo e o modifiquem um pouco e lancem seu próprio, onde estará o plágio nisto? Com software também.

Sobre o que é nosso, não ser bom de ser compartilhado. depende. pois falando de Metallica por exemplo, acredito que hoje em dia devam ter bastante dinheiro, pelo menos a contento, se não tem, provavelmente foram enganados em algum ponto, talvez por amor a música, nem queiram tanto o dinheiro e sim estar na estrada e estar trabalhando por exemplo. mas quem trabalha alcança, certamente cada show deles, deve arrecadar dinheiro para ficar o resto da vida sem trabalhar, se vc for comedido e usar bem o dinheiro por exemplo, uma turne de um ano por exemplo, é mais do que suficiente, por exemplo. portanto que diferença faria algum compartilhamento supostamente ilícito? (para eles talvez não muita), além do mais estão ganhando público etc e tal, que de fato é o que interessa, por exemplo (que depois irá ao show ou um dia comprará um disco). Mas o preço do produto original novamente falamos ele é muito caro, se fosse mais barato talvez não houvesse pirataria, ou vc não gravaria um disco de um amigo, como se fazia muito antigamente, com as fitas, ou baixaria da internet etc e tal.

No campo do videogame, se vc usar jogos piratas, não pode se conectar on line, eles tentam evitar estas práticas, mas ao todo não é possível.
Enfim sinal de que esta propriedade tem algum valor e rende muito dinheiro para alguém, ou deixa de render no caso.

Por isso me refiro aos códigos, questionando de fato seu valor, ou tentando enxergar o valor que tem.
Como já disse para alguém que não precisa mais de dinheiro por exemplo, tem menos preocupação, mas as vezes algum programador quer ganhar a vida com isso ou ter o mínimo para viver por exemplo, portanto se ele vender ou vendesse seu programa por um real, e obtivesse, em um mes uns dois mil downloads, talvez pudesse passar um mes tranquilo e esporadicamente obter um rendimento extra. … ou 2 reais, ou 3 reais, etc… Em grande quantidade isso faz diferença, não é um valor irrisório. Os supermercados lucram muito com os centavos que sobram e os bancos também, e os postos de gasolina até usam tres numeros, a mais que o centavo, que eu nem sei que número é esse, a gasolina aqui por exemplo custa , R$2,888 por exemplo

Claro vender um produto tem um preço de oferecer qualidade e um produto bom, funcionando perfeitamente, etc e tal. E isso acontece por aí, não é nenhum crime.
Um sistema todo personalizado se justifica mais ainda por exemplo.

raghy,

a meu ver, a questão toda gira em torno do conceito de valor de negócio. Para determinados segmentos o modelo open-source vale a pena, para outros nem tanto. O que eu observo é que a maioria das soluções open-source são lançadas não como o produto principal da empresa, mas como ferramentas desenvolvidas dentro da empresa e que ela acaba dividindo o custo com uma comunidade. Vejamos o caso do framework GWT por exemplo. O Google não ganha dinheiro vendendo ferramentas de desenvolvimento, ganha dinheiro com publicidade. Por outro lado, ele precisa de boas ferramentas de desenvolvimento. Ele poderia simplesmente pagar por suas ferramentas, mas isso lhe causaria uma dependência com um fornecedor. Sendo uma empresa que possui know-how em tecnologia ela decide fazer a própria ferramenta. Porém, manter essa ferramenta também é um custo, pois ela precisa manter uma equipe toda alocada para essa ferramenta. Sendo assim, como diminuir esse custo de manutenção ? Dividindo com a comunidade! Você permite que as pessoas usem a sua ferramenta, sem competir diretamente no negócio e em troca a comunidade debuga, documenta e auxilia no desenvolvimento. Ou seja, estabelece-se uma relação de ganha-ganha.

Outra possibilidade é distribuir o código livremente e vender suporte. Veja a Red Hat. Além da distribuição Linux, você tem toda uma linha de produtos de middleware disponíveis gratuitamente. Porém, profissionais especializados nessas ferramentas são extremamente raros, de forma que para implantá-las em larga escala, vale mais a pena contratar os serviços de suporte.

Enfim, na minha opinião, o debate código aberto x código fechado entra mais no mérito do empreendimento do que o mérito técnico. Tudo depende do valor percebido pelo cliente e a possibilidade de manter exclusividade sobre o produto/serviço. É questão de planejar/encontrar um modelo de negócios adequado.

Com certeza. Open source é um modelo de negócio. E como todo modelo de negócio tem vantagens e desvantagens.