O que eu ganho tirando a certificação OCJP?

Jake vária bastante, mas uma média para quem tem certificação e curso superior está entre 3 a 5k.

Isso para júnior?

[quote=nekiess][quote=blackforce]Se decorar um livro de quase 500 páginas fosse um divisor de águas na vida de qualquer ser humano, boa parte dos habitantes já seriam certificados. Não estou dizendo que certificação não agrega: o estudo é válido, o investimento é válido, mas entenda que, o tamanho do degrau que se sobe após o sucesso no exame, é semelhante à altura de uma caixinha de fósforo. Mas, como boa parte dos brasileiros são babacas, muitos sobem em caixa de fósforo e se sentem acima de tudo.

[/quote]
.:N:.

.
Tudo bem, realmente vc tem razão em dizer que decorar um livro de 500 páginas não representa nada, agora ler 500 páginas e entender oq esta sendo dito é diferente.
.
Uma pessoa certificada demonstra algo muito além das 500 páginas: dedicação e força de vontade, e se isso não é a principal chave para contratar alquem com certeza será um ponto muito importante a ser observado, e acho que não é errado sentir-se bem por ter uma certificação, é algo valido, afinal persistiu, perseverou, dedicou e conseguiu.
.
Acho que o degrau que a pessoa sobe ao tirar a certificação, talvez não seja o suficiente para conseguir o emprego dos sonhos… afinal é necessário bem mais que isso, mas este degrau é bem maior que uma caixa de fosforo.
.
See ya!

.:N:.[/quote]

Desculpe, mas lendo o seu post, fica mais e mais evidente essa alienação que se forma em cima de uma prova relativamente simples com conceitos básicos de uma linguagem. A impressão que se passa é que, o livro da Kathy se trata do primeiro livro de 500 páginas que foi lido e entendido de capa a capa, só isso justifica essa narrativa, que transforma algo simples em uma saga onde apenas bravos guerreiros, com muita persistência, chegaram ao final.

Chega né?

Quer algo de fato válido, onde persistiu, perseverou, dedicou e conseguiu? Leia e entenda capa a capa livros como Engenharia de Software do Pressman, Tdd do Beck, Java Efetivo, Jpa com Hibernate, Programador Pragmático, Uml & padrões, Padrões de Projeto do Gang of 4, etc… etc… etc… e aplique estes conhecimentos em projetos reais, fazendo a diferença. Isso sim é a maior certificação que você pode tirar

Vamos inverter a situação…
Estude para a prova, passe e veja o que acontece!
Depois de um tempo vc formula sua própria opinião e poste ai…
Ficar perguntando esse tipo de coisa aqui…quem já tem pode te responder algo, quem não responde outra coisa e ainda tem os que vivem contra o sistema…
A questão é aonde vc quer chegar? Veja as certificações iram te ajudar…

Pessoal, alguém aqui sabe quais os passos pra essa certificação OCJP? Eu liq eu precisa da Associate primeiro, antes de mais nada, mas no site da Prometric não acho lugares no Brasil pra essa certificação, e no site da Oracle tem uma informação que custa R$ 109,00 e outra que custa U$$ 300,00, sendo a primeira de Java Programmer SE 7 e a outra Java SE 6. O que tá valendo agora com a Oracle na jogada?

Agradeço a todos pela ajuda

[quote=fagnerfernandes]Amigo aqui em Goiânia a principal empresa que trabalha com JAVA só contratam profissionais certificados.
Na verdade várias empresas aqui exigem ou utiliza a mesma como algo importante…[/quote]

Há casos e casos. Essa empresa pode ser uma consultoria onde o cliente dela (que normalmente é uma empresa grande que não faz a menor idéia de que critérios usar) exige apenas profissionais certificados, então esta não possui opção. De qualquer forma, este critério de contratar profissionais apenas certificados é bem restrito e raramente vemos estes pré-requisitos.

É óbvio que o conhecimento aumenta. Se eu pego um livro de culinária de 500 páginas, vou aprender algo. A questão a ser discutida é que, são 500 páginas de um conteúdo que possui alguma relevância apenas para quem está começando, ou você acha que vou contratar alguém apenas porque sabe que, em Java não se pode iniciar atributos com números ou que sabe o que é acoplamento e coesão, porém, sem ter a menor noção de práticas para aplicar estes conceitos?

Isso para júnior?[/quote]

Acredite isso é para Pleno e até mesmo Senior.

Raramente ouvimos falar de alguém que ganhe muito mais que isso mesmo com uma excelente qualificação.

Aqui em Goiás o TI ta crescendo bastante, inclusive os salários, porem ainda está um tanto longe de alcaçar o que acreditamos ser justo.

Muitos profissionais de TI acabam saindo do estado em busca de seus ideais.

Eu prefiro chamar isso de “ser realista”. As pessoas possuem um péssimo costume de defenderem o que possuem a todo custo. Se o cara é médico, vai defender por toda a eternidade que medicina é o melhor curso, se o cara mora em São Paulo, vai defender eternamente que São Paulo é a melhor cidade para se viver. Se o cara tem SCJP, vai defender eternamente que é uma excelente certificação e que ralou muito para tirar, logo é digno de glórias e reconhecimento de todos os profissionais da área.

Eu tirei SCJP há vários anos atrás, me ajudou na época, estava iniciando na carreira, precisava comprovar que sabia alguma coisa. É isso e ponto final, mais nada, nem uma vírgula a mais.

Mas é só isso mesmo !!! …A questão é…unir esse conhecimento com a experiencia…

Mas só isso mesmo que ela prova…nada mais! A questão unir esse conhecimento com a experiencia…[/quote]

De fato.

Em uma entrevista de emprego, quando eu entrevisto um iniciante, eu vejo com bons olhos ele destacar a SCJP porque este me atesta que conhece ao menos o básico da linguagem Java. Claro que existem outros critérios relevantes, como ter seu nome em linhas de código de algum projeto open source, ter algum artigo publicado, projeto financiado pelo CNPQ, mas Scjp é um bom atestado, ajuda.

Porém, quando entrevisto um intermediário e ele destaca a Scjp, vejo como algo péssimo, porque, para um intermediário, o conhecimento relevante da Scjp é pré-requisito e não diferencial e, se ele está destacando isso, é porque não possui algo de mais relevante para falar, como por exemplo, projetos de sucesso ou práticas que levaram a um bom resultado em empregos anteriores.

.
.
hehe, cada uma que leio, com certeza a prova não é um monstro de 7 cabeças, é simples sim, e o objetivo da prova e do estudo não é formar o próximo Bill Gates, mas sim para que a pessoa possa provar para si mesmo que conseguiu entender os pontos importantes da linguagem, se o individuo tirou a certificação não quer dizer que irá conseguir o emprego dos sonhos, poderá trabalhar como motorista de ônibus mesmo tirando 100 na prova, mas se a vaga é para java e a pessoa tem a certificação certamente ela será vista com olhos melhores do que uma pessoa que não tem… e não acho que a pessoa precise sair pulando e se achando o tal por ter a certificação, mas poderá sim ficar feliz por te-la tirado, pois demonstrou que tem, novamente repito: força de vontade, e isso que fica após a certificação, o conhecimento adqurido e felicidade de ter chegado lá… findo o primeiro passo, é continuar estudando e passar para o próximo degrau, já que o degrau da certificação é bem maior que o de uma caixinha de fosforo rs…
.
Não me gabo por ter tirado a certificação, mas fico feliz por te-la.
See ya

Sua ênfase está meio exagerada não? Atestado de força de vontade para mim é para quem passa em um concurso público em Brasília para ganhar 10k, onde é necessário ler e entender dezenas vezes mais do que o conteúdo da SCJP e vencer vários outros candidatos.

http://andersontorres.wordpress.com/2011/06/02/ocjp-vantagem-perda-de-tempo/

Qual o conhecimento necessário pra prova??

Eu estou estudando para OCJP 6. Não estou muito preocupado com sua relevância eu quero absorver mais
conhecimento pra não ter que ficar até tarde quebrando cabeça com código de java em projeto na empresa.
hehehe

O amigo “blackforce” poderia me dizer quais certificações tem? Para podermos saber onde está embasada sua afirmação:
“boa parte dos habitantes já seriam certificados”.

Por que realmente decorar um livro de 500 páginas e aplicar os conhecimentos em 60 questões sobre o conteúdo e ter sucesso, creio que não é para qualquer ser humano, e sim para um ser humano dedicado e que conseguiu aprender o básico da linguagem e pode provar com seu “papel”.

“Você” já subiu em quantas caixas de fósforo, ou seja quantas certificações tem?

E saiba que se estiver uma caixinha de fósforo acima de seu concorrente, está na frente, e estar na frente e estar na frente não importa se seja com
uma caixinha de fósforo de diferença.

Ganha conhecimento que pode levar por toda sua carreira, caso trabalhe na area lógico.

Tem gente ai que diz que certificação não vale nada, talvez essa pessoa gostaria que ao passar na prova ao invés de um certificado ganhasse um cheque em branco assinado pela oracle…

Como já disseram aí, acho que o próprio estudo para a certificação é o que vale. Você poderia estudar o livro inteiro da Kathy Sierra e nem fazer a prova (claro que ninguém faz isso, :lol: ), mas mesmo assim ter adquirido um bom conhecimento, que teoricamente todo e qualquer programador Java deveria saber, já que se trata de fundamentos da linguagem.

Por exemplo, se alguém fizer a prova sem estudar especificamente para ela, passar e sair dizendo por aí que ela não vale nada, está errado porque a ideia não é essa. Como falei no começo, acho que você ganha muito mais quando estuda pra ela. Se conseguiu passar sem estudar, é porque você já tinha todo o conhecimento necessário, o que é o verdadeiro objetivo nisso tudo.

Ter a certificação OCJP é mais uma prova de que você se dá bem com Java do que qualquer outra coisa.