O Futuro do Desenvolvedor Java

Bom ,
Sem entrar muito em detalhes técnicos que as vezes complicam.
Os FPGAs (FIELD PROGRAMABLE GATE ARRAYS),são chips que contem internamente muitas e muitas portas lógicas para voce usar como quiser.
Exemplo se eu quiser montar um 3 contadores digitais com portas lógicas,teoricamente teria que comprar 3 circuitos integrados para tal finalidade.
Com o FPGAs,através de uma IDE,você desenha seu circuito eletrônico e “descarrega” no fpga,isso estou falando apenas de 3 contadores,mas internamente tem muitas portas lógicas …
O microcontrolador Pic, contendo um processador, memória e periféricos,trabalha com instruções você manda ele setar uma porta(pino de saida) pra acender um led,manda ele ler uma porta (entrada)para ler um botão ou um sensor ,tem memoria interna RAM e eeprom,etc
Resumindo o fpga é como você tivesse na sua bancada varias portas lógica e você iria ligando uma porta na outra de acordo a sua necessidade.
O microcontrolado tem internamente um processador,memórias e os periféricos,é mais ou menos,como fosse o eu PC ,contendo seu processador(Intel),suas memórias(ddr) e sua portas(USB/rs232) tudo em único encapsulamento(chip).
OBS.As comparações que fiz sobre PC e microcontrolador é so pra dar uma idéia mas ,não tem comparação pois o PC tem muito mais capacidade,funcionalidade muito maior que não caberia dentre de uma simples baratinha(CHIP).
Espero ter ajudado. :wink:

Conheço uma usina cujos equipamentos são controlados por uma aplicação java o0

E também houvi falar, não lembro onde, que um carro desses total flex utilizava java para regular alguma coisa do combustível… tipo assim, você pode rodar java em qualquer lugar mesmo. Não vi o podcast, pois não consigo abrir, mas olhando os slides achei bem interessante.

:lol:

[quote=marcosalex][quote=ribeiro220]
Acredito se a Oracle diminuir a máquina virtual ,ou seja ,colocar apenas “o pedaço” que fosse usar,
seria muito interessante para linha de circuitos integrados(Microcontroladores Pic,Atmel,Motorola,St…)
Já estaria com a jvm rodando,era só jogar o programa pronto lá dentro e beleza… :lol:
sou programador de microcontroladores Pic (Microchip)e vejo que é um mercado promissor!!!
[/quote]

A partir do Java 8 a JVM vai ser modular, não será necessário baixar ela inteira pra rodar sua aplicação.

Meio off-topic, mas aproveitando o assunto, você sabe explicar qual a diferença de PIC pra FPGAs?[/quote]

Hummm

Gostei da iniciativa, no entanto minha opinião é que estão certos em 50% e errados em 50%
pois se trata de especulação e isso é meio incerto.

Pontos que acredito ter grande chance de ocorrer:
*Construção de Arquiteturas visando o mais simples
*Equipes de trabalho distribuídas e com culturas diferentes, mas mesmo ideal.
*Integração de novas linguagens na JVM JAVA
*E algumas outras que não sei explicar mas ficou subliminarmente entendido

Pontos que acredito ter pequena chance de ocorrer:
*Nanotecnologia tendo previsões incertas: _10 anos atrás eu fazia curso técnico no SENAI e as reportagens e mídia dizia
que 10 anos seguintes, a nanotecnologia iria reinar… Hoje avançou mas não foi nem 50% do previsto.
Robôs que curam doenças e outros assuntos, acredito ser possível mas ainda está muito longe disso começar a ser feito.
No mundo caótico que estamos vivendo, duvido que os países aceitem fazer isso pois ainda há muita violência, terrorismo
e outras ameaças também no mundo virtual que são muito perigosos.
Atualmente tenho cerca de 30 anos e temo admitir que talvez eu não viva para ver a nanotecnologia entrando em ação,
baseando no fato da idade média no Brasil ir por volta de 70 a 80 anos.

*Sobre mulheres revolucionarem o mercado, principalmente em programação Java.
Acredito que isso é uma opinião que só entra para apimentar o assunto, pois a 20 anos atrás dizia-se o mesmo e olha como o mundo está hoje?
Defendo a ideia sim de que as mulheres são importantíssimas para o mercado, mas o que importa não é se entram ou não no mercado, o que importa
é se a cultura das pessoas mudam, pois caso contrário no fim da história as coisas vão continuar as mesmas ou piores.

*Sobre Java sumir do mercado, acredito que seja também para apimentar a discussão:
Java é Rank 1 no TOP de linguagens conforme o TIOBE http://www.tiobe.com/index.php/content/paperinfo/tpci/index.html
O que muda é que novos frameworks vão surgindo. Mas acredito que possam lançar tipo um “JAVA2” ou seja uma linguagem evoluída
que permita trabalhar com os novos tipos de dispositivos mas que conserve os fundamentos e leis do JAVA atual.
Mas isso seria tipo aprender a usar mais um framework novo. Agora dizer que as linguagens mostradas no slide vão substituir Java
é um termo apelativo, pois pode ser que sim e pode ser que não, mas na minha opinião até lá acredito que já vou estar aposentado
e não precisarei me preocupar.

Essas são minhas opiniões positivas e negativas, mas parabéns pelo trabalho.

[quote=JavaDreams]Pontos que acredito ter grande chance de ocorrer:
*Construção de Arquiteturas visando o mais simples
*Equipes de trabalho distribuídas e com culturas diferentes, mas mesmo ideal.
*Integração de novas linguagens na JVM JAVA…
[/quote]
O tópico é um pouco antigo, mas ok. Isso que citou não tem chance de acontecer, pois na verdade já está ocorrendo.

Sobre um Java2 não acho que ocorra. A linguagem Java vai evoluindo mas, mais lentamente que as linguagens novas. Quem sentir necessidade e vontade vai migrando pras linguagens mais novas como Scala e Groovy, isso falando dentro da JVM, o que também já vem ocorrendo.

[quote=ribeiro220]Estou ainda iniciando em Java,muito legal!!!
Acredito se a Oracle diminuir a máquina virtual ,ou seja ,colocar apenas “o pedaço” que fosse usar,
seria muito interessante para linha de circuitos integrados(Microcontroladores Pic,Atmel,Motorola,St…)
Já estaria com a jvm rodando,era só jogar o programa pronto lá dentro e beleza… :lol:
sou programador de microcontroladores Pic (Microchip)e vejo que é um mercado promissor!!!
[/quote]

Isso não é possível. A arquitetura da maioria dos pics é de 8 e 16 bits. Até mesmo em um DS PIC mais parrudo. Seria pŕeciso refazer todo o projeto desses microcontroladores para que implementassem uma especificação da jvm(em hardware, ou seja um micro novo completamente diferente). O que fazem hoje é um compilador de java para assembly do pic e mesmo assim não seguem a especificação da linguagem na íntegra porque muita coisa não pode ser aplicada. A JME já existe em micros como o sun spot, mas o preço é nem salgado(+ - USD$ 100)

[quote=JavaDreams]*Sobre Java sumir do mercado, acredito que seja também para apimentar a discussão:
Java é Rank 1 no TOP de linguagens conforme o TIOBE http://www.tiobe.com/index.php/content/paperinfo/tpci/index.html
O que muda é que novos frameworks vão surgindo. Mas acredito que possam lançar tipo um “JAVA2” ou seja uma linguagem evoluída
que permita trabalhar com os novos tipos de dispositivos mas que conserve os fundamentos e leis do JAVA atual.
Mas isso seria tipo aprender a usar mais um framework novo. Agora dizer que as linguagens mostradas no slide vão substituir Java
é um termo apelativo, pois pode ser que sim e pode ser que não, mas na minha opinião até lá acredito que já vou estar aposentado
e não precisarei me preocupar.[/quote]
Java já tem sido substituido, mesmo que em pequena escala. Não a plataforma, e sim a linguagem.

Em um ponto ou outro sempre ouvimos falar em um projeto feito em Scala, Groovy ou qualquer outra linguagem que rode na JVM, onde antes provavelmente teria sido feito em Java. E vemos isso em empresas grandes. O Buscapé tem incentivado bastante o uso de Scala, assim como o Twitter, e até o Foursquare.

Com nomes assim fazendo a migração, eu não acho que você vai estar aposentado quando esse gráfico começar a mudar :slight_smile:

Agora não me entendam errado, eu sei que Java hoje é usado em um googol de projetos, mas as “concorrentes” estão em crescimento, e com uma taxa muito boa de crescimento por sinal :slight_smile: