Nuvem negra se aproximando?

Outra coisa que eu acho que pode ser um fator importante…

eu trabalhava em uma empresa e ficava alocado, o que eu recebia era 8% do valor que o cliente pagava à consultoria pra me ter la.

Não vou entrar nos méritos de baixos salários, ou empresas exploradoras, que não vem ao caso, e não era o caso…

mas o valor do projeto está muito além do salário do desenvolvedor, na minha opinião

[quote=digaoneves]Outra coisa que eu acho que pode ser um fator importante…

eu trabalhava em uma empresa e ficava alocado, o que eu recebia era 8% do valor que o cliente pagava à consultoria pra me ter la.

Não vou entrar nos méritos de baixos salários, ou empresas exploradoras, que não vem ao caso, e não era o caso…

mas o valor do projeto está muito além do salário do desenvolvedor, na minha opinião[/quote]

Meu amigo…infelizmente, isso é a coisa mais normal do mundo.

Não me surprende um profissional alocado ser o suficiente para pagar o salario de dois desenvolvedores.

Os contratos Java são mais caros porque em geral exigem pessoal mais qualificado, não somente para desenvolvimento, mas para infra também. A infra tem Unix, Oracle, Cisco, integração com Cobol…

[quote=windsofhell]
Eu acho engracado quando os programadores Java falam que profissionais Java sao mais caros que .NET
O que eu vejo por ai e por experiencia propria e que ou os salarios sao mais ou menos os mesmos ou .NET sao bem mais altos.

Eu nao vou falar quanto eu ganho, mas quando eu migrei de Java para .NET meu salario aumentou pelo menos 3000 reais (fazendo a conversao para reais), ja estou quase 4 anos trabalhando com .NET e eu tive aumento de salario todos os anos.

Na minha opiniao, os desenvolvedores Java querem encontrar uma justificativa para o enfraquecimento da plataforma. E sinceramente, desenvolvedor .NET nao eh barato.

//Daniel[/quote]

Como disse o Aleksandro, pode ser que programadores Java são mais caros pq são menos produtivos e não necessariamente pq ganham mais.

Pode ser pra vc, mas com certeza não é para o mercado.

[quote=luistiagos]
E se observarem .NET é uma copia bem descarada do java… [/quote]

Exato! Espera o mercado começar abandonar objetos e adotar linguagens funcionais pra vcs verem o que é nuvem negra se aproximando.

Até agora só estou vendo eles trocarem 6 por meia dúzia.

Tem um grande cliente de uma consultoria que eu trabalhava que pedia os projetos todos em java e a maioria dos projetos eram projetos web. Conversando com um colega que ainda está lá, ele me disse que mais ou menos de uns dois anos pra cá os projetos novos são quase todos desenvolvidos utilizando ruby on rails e nos últimos meses começaram a fazer alguns pedidos de alocação de profissionais que saibam python com django. A maioria da demanda para profissionais java é para manutenção de sistemas legados escritos em java. A plataforma ainda é utilizada, porém parece que apenas quando os projetos são bem maiores. O que parece é que eles utilizam java apenas para os projetos grandes, e ror ou python para projetos médios e pequenos. Outra coisa que ainda tem bastante demanda é para projetos que utilizam a suite soa da oracle, e neste caso também é necessário conhecer java para fazer algumas coisas.

[quote=Botocudo][quote=luistiagos]
E se observarem .NET é uma copia bem descarada do java… [/quote]

Exato! Espera o mercado começar abandonar objetos e adotar linguagens funcionais pra vcs verem o que é nuvem negra se aproximando.

Até agora só estou vendo eles trocarem 6 por meia dúzia.

[/quote]

Isso ja ta começando… não explodiu ainda mas ja da pra ver os vestígios…

posso estar enganado, mas se não me engano o twitter era feito em ruby, e agora tem uma parte implementada em Scala…

outros exemplos grandes também, FourSquare, LinkedIn…

[quote=luistiagos]Não é ruim… é péssimo, sempre se deve procurar focar nas coisas que lhe dão mais abrangência…
[/quote]

Se vc tá falando de empregabilidade tudo bem,mas eu creio que os maiores $$ são pra especialização(consultoria SAP,Oracle etc)

[quote=digaoneves]
Isso ja ta começando… não explodiu ainda mas ja da pra ver os vestígios…

posso estar enganado, mas se não me engano o twitter era feito em ruby, e agora tem uma parte implementada em Scala…

outros exemplos grandes também, FourSquare, LinkedIn…[/quote]

Você tem razão. Estava me referindo ao mercado como todo, incluindo empresas comuns, não de tecnologia.

Esta última são rápidas em adotar novas linguagens, mas infelizmente não existem no Brasil.

[quote=luistiagos][quote=maior_abandonado]cara,eu acredito que a melhor forma de ver isso seria acessando o apinfo e verificando a quantidade de vagas anunciadas em cada uma na ultima semana…

pra ser honesto aqui na empresa onde trabalho, também em sp, também ta meio pouca a demanda para java, mas a demanda maior aqui sempre foi c++ e nem trabalhamos com .net, nem creio que sirva de referência…[/quote]

sua empresa trabalha com hardware?[/quote]

telecomunicações… basicamente o processamento de grandes massas de informação é feito em c++ e parte web em java…

quanto a estar sendo menos usado, eu fiz o teste que falei, fui la na apinfo, busquei as vagas deste ano (de 01/01/12 até 30/03/12, hoje), no estado de sp, que estamos tanto o criador do tópico quanto eu (que também muito me interesso por este resultado), fiz 3 buscas de vagas com as seguintes palavras chaves e resultados:

“java”: 1008 resultados.
“c#”: 574 resultados.
“.net”: 1182 resultados.

Simples assim… vagas com a palavra java estão aparecendo uma quantidade de vezes pouco menor que todas que se refiram a toda a plataforma .net (o que na prática quase tudo ai vai ser c# e vb.net), e está aparecendo quase o dobro das vezes que a palavra “c#”… anteriormente eu ja fiz essa consulta outras vezes até apra postar aqui no forum já que de tempo em tempo aparece alguém com essas dúvidas, e de memória acredito que a quantidade de retorno para cada um estava proporcional ao que aconteceu hoje, então uma não está “crescendo mais do que a outra” também, e eu não estou trabalhando com especulações, mas sim fatos, então acredito que aqueles de nós que só conhecem a plataforma java ainda não precisem ficar desesperados …

Em 16 anos de informática, já vi o Clipper cair, já vi o Delphi cair, já vi o VB cair. Plataformas que em sua época foram grandes marcos, e que muita gente apostou que durariam para sempre. E aposto que verei muitas outras, e não me surpreenderia se o Java for uma delas.

É claro que ainda existe demanda para profissionais nessas áreas, mas são para casos específicos, manutenções.

Se você é um profissional que entende de linguagem, e não de informática, deve ter medo mesmo.
Por isso vivo repetindo. Aprenda a ser um bom programador. Tenha sólidos conceitos de OO, de estruturas de dados, de bancos de dados, de testes, de trabalho em equipe, de processos de desenvolvimento. E entenda de uma vez por todas que a linguagem nada mais é do que uma ferramenta, e que aquele monte de “coisa que não é prática” que você ignorou na faculdade era, no final, o que realmente importava.

[quote=ViniGodoy]Em 16 anos de informática, já vi o Clipper cair, já vi o Delphi cair, já vi o VB cair. Plataformas que em sua época foram grandes marcos, e que muita gente apostou que durariam para sempre. E aposto que verei muitas outras, e não me surpreenderia se o Java for uma delas.

É claro que ainda existe demanda para profissionais nessas áreas, mas são para casos específicos, manutenções.

Se você é um profissional que entende de linguagem, e não de informática, deve ter medo mesmo.
Por isso vivo repetindo. Aprenda a ser um bom programador. Tenha sólidos conceitos de OO, de estruturas de dados, de bancos de dados, de testes, de trabalho em equipe, de processos de desenvolvimento. E entenda de uma vez por todas que a linguagem nada mais é do que uma ferramenta, e que aquele monte de “coisa que não é prática” que você ignorou na faculdade era, no final, o que realmente importava.[/quote]

++

[quote=ViniGodoy]Em 16 anos de informática, já vi o Clipper cair, já vi o Delphi cair, já vi o VB cair. Plataformas que em sua época foram grandes marcos, e que muita gente apostou que durariam para sempre. E aposto que verei muitas outras, e não me surpreenderia se o Java for uma delas.

É claro que ainda existe demanda para profissionais nessas áreas, mas são para casos específicos, manutenções.

Se você é um profissional que entende de linguagem, e não de informática, deve ter medo mesmo.
Por isso vivo repetindo. Aprenda a ser um bom programador. Tenha sólidos conceitos de OO, de estruturas de dados, de bancos de dados, de testes, de trabalho em equipe, de processos de desenvolvimento. E entenda de uma vez por todas que a linguagem nada mais é do que uma ferramenta, e que aquele monte de “coisa que não é prática” que você ignorou na faculdade era, no final, o que realmente importava.[/quote]

isso aí :slight_smile:

Concordo que o que temos que nos apegar é na base, na OO, Padrões de Projeto, Engenharia de Software, Testes, Lógica, mas o fato é que o .NET só foi melhorando, .NET 3.5 e 4.0 matou a pau, Visual C# como linguagem em si(não estou me referindo a multiplataforma) evoluiu bem mais que Java, na questão de multiplataforma já é possivel desenvolver com o .NET também, se você cria aplicações Windows com Visual Studio elas terão desempenho bom(ao contrário do Java), se desenvolve pra Web existe o ASP.NET Web Forms que já é um framework consagrado pra criações de aplicações web, temos o MVC pra desenvolvimento web no padrão Model View Controller, pra mapeamento de Dados temos Entity Framework, NHibernate.

Enfim temos todas essas tecnologias, que trabalham de forma integrada com Windows(Querendo vocês ou não é a plataforma da maioria dos sistemas), fora que temos Windows Azure que se desenvolve com multiplas linguagens e a microsoft cada vez mais aderindo aos padrões abertos.

Também acho que houve uma estagnação grande por parte do Java. Empresa nenhuma que está falindo (como ocorreu por tantos anos com a Sun) investe em inovação.
O importante é que um programador preparado simplesmente vai trabalhar com .Net, ou com sei lá o que estiver despontando, sem considerar isso um grande trauma.

Se a linguagem para você é uma ideologia… bem, vc também estará em maus lençóis.

[quote=bestlinux][quote=ViniGodoy]Em 16 anos de informática, já vi o Clipper cair, já vi o Delphi cair, já vi o VB cair. Plataformas que em sua época foram grandes marcos, e que muita gente apostou que durariam para sempre. E aposto que verei muitas outras, e não me surpreenderia se o Java for uma delas.

É claro que ainda existe demanda para profissionais nessas áreas, mas são para casos específicos, manutenções.

Se você é um profissional que entende de linguagem, e não de informática, deve ter medo mesmo.
Por isso vivo repetindo. Aprenda a ser um bom programador. Tenha sólidos conceitos de OO, de estruturas de dados, de bancos de dados, de testes, de trabalho em equipe, de processos de desenvolvimento. E entenda de uma vez por todas que a linguagem nada mais é do que uma ferramenta, e que aquele monte de “coisa que não é prática” que você ignorou na faculdade era, no final, o que realmente importava.[/quote]

++[/quote]

acho que a maioria dos programadores tem solidos conceitos de OO, estruturas de dados, de bancos de dados, de testes, de trabalho em equipe, de processos de desenvolvimento.

mesmo esses programadores sendo excelente nisso tudo…ele vai precisar de uma ferramenta… e é nessa hora de dominar a ferramenta que a coisa complica

as empresas hoje contratam por ferramentas pois ja cobram por padrão os conhecimentos citados la em cima…elas diferenciam os profissionais pela ferramenta usada…

para ser Professor de Faculdade/Arquiteto/Gerente, isso “talves” não seja cobrado…mas para uma vaga de programador/analista/desenvolvedor/whatever eles querem a ferramenta…

Definitivamente não é o que tenho visto nem no mercado, nem nesse fórum.

[quote=douglaskd]
para ser Professor de Faculdade/Arquiteto/Gerente, isso “talves” não seja cobrado…mas para uma vaga de programador/analista/desenvolvedor/whatever eles querem a ferramenta…[/quote]

Nunca tive problemas em ser recontratado. E recentemente saí de um emprego Java para um C#.

Se você realmente entende do que faz, vai saber se portar numa entrevista. É claro que tem empresa que vai te negar a vaga mas, se a empresa dá mais valor a ferramenta do que à computação, é até melhor você nem ter entrado por lá…

Dominar a ferramenta é um diferencial? Claro. Mas você vai ficar impressionado o quanto é fácil dominar qualquer ferramenta se você souber bem os conceitos.

Definitivamente não é o que tenho visto nem no mercado, nem nesse fórum.

[quote=douglaskd]
para ser Professor de Faculdade/Arquiteto/Gerente, isso “talves” não seja cobrado…mas para uma vaga de programador/analista/desenvolvedor/whatever eles querem a ferramenta…[/quote]

Nunca tive problemas em ser recontratado. E recentemente saí de um emprego Java para um C#.

Se você realmente entende do que faz, vai saber se portar numa entrevista. É claro que tem empresa que vai te negar a vaga mas, se a empresa dá mais valor a ferramenta do que à computação, é até melhor você nem ter entrado por lá…

Dominar a ferramenta é um diferencial? Claro. Mas você vai ficar impressionado o quanto é fácil dominar qualquer ferramenta se você souber bem os conceitos.[/quote]

mas a grande maioria das vagas pedem assim: 2 anos de experiência na linguagem X

dificilmente acha-se vagas pedindo conhecimentos e conceitos gerais de informática em linguagens de programação…

Definitivamente não é o que tenho visto nem no mercado, nem nesse fórum.

[quote=douglaskd]
para ser Professor de Faculdade/Arquiteto/Gerente, isso “talves” não seja cobrado…mas para uma vaga de programador/analista/desenvolvedor/whatever eles querem a ferramenta…[/quote]

Nunca tive problemas em ser recontratado. E recentemente saí de um emprego Java para um C#.

Se você realmente entende do que faz, vai saber se portar numa entrevista. É claro que tem empresa que vai te negar a vaga mas, se a empresa dá mais valor a ferramenta do que à computação, é até melhor você nem ter entrado por lá…

Dominar a ferramenta é um diferencial? Claro. Mas você vai ficar impressionado o quanto é fácil dominar qualquer ferramenta se você souber bem os conceitos.[/quote]

mas a grande maioria das vagas pedem assim: 2 anos de experiência na linguagem X

dificilmente acha-se vagas pedindo conhecimentos e conceitos gerais de informática em linguagens de programação…[/quote]

Eu também sou partidário de que “escovar o bit” seja um diferencial! Não para mim, para as empresas que nos contratam.

[]'s