Novo Projeto - O que usar?

[quote=soldate]Ao invés de um novo projeto… que tal ser meu sócio ?

É pra tentar ficar rico ? Bora tentar junto.

Já está online.

http://www.guj.com.br/java/281936-proposta-parceria—mercado-de-milhas

[/quote]

Se tivesse usado o Space4J ao invés do Prevayler eu virava seu sócio. :slight_smile:

http://www.space4j.org

[quote=saoj][quote=soldate]Ao invés de um novo projeto… que tal ser meu sócio ?

É pra tentar ficar rico ? Bora tentar junto.

Já está online.

http://www.guj.com.br/java/281936-proposta-parceria—mercado-de-milhas

[/quote]

Se tivesse usado o Space4J ao invés do Prevayler eu virava seu sócio. :slight_smile:

http://www.space4j.org

[/quote]

ue, eu não sou muito preso em uma tecnologia… uso java pq é a que eu mais sei.

usei o prevayler pq fica transparente, dá “gosto” de usar OO, sabe. Não gosto de framework mapeamento objeto->relacional, acho tudo uma grande gambiarra. prometem muito e cumprem pouco. alem de que vc perde todas as vantagens de estar usando um determinado banco.

nao conheço o space4j mas, dando uma rápida olhada no site principal, me parece ser tão interessante quanto o prevayler. nao eh um outro framework oo-relacional…

se quiser, podemos usar ele no lugar, se for mais vantajoso mesmo.

achei que ficou legal com o prevayler, pois serializei tipo o "“post” (nao foi bem isso, mas é quase). assim, ficou totalmente transparente a persistencia.

o problema é quando acabar a memória. rsrsrs…

mas, o que quero mesmo não é usar determinada tecnologia. quero é ganhar dinheiro. :smiley:

e usar uma tecnologia que seja fácil de aprender e usar. de forma que o sistema custe pouco para fazer e manter.

preciso de ajuda pra fazer o site mais atrativo e funcional.

além de idéias de como divulgá-lo.

bora participar! me manda um email, dá uma olhada no site, depois no código… e depois decide se quer se

repito: o objetivo é ganhar dinheiro. :lol:

[quote=Luizao]
O que é mais chato de escalar (na minha opinião) é o banco. Os NoSQL, em teoria escalam com mais facilidade, mas vc tem que entender os tradeoffs (vc perde o ACID por exemplo)… eu ainda prefiro usar um banco relacional, que eu já conheço bem e sei como administrar. Mas isso depende muito, quem conhece melhor NoSQL pode opinar melhor sobre o que muda, como modelar, etc.[/quote]

Além de ser mais fácil escalar, eu diria que o maior benefício é que não precisa modelar. :wink:

Também odeio Hibernate e similares. Uso MentaBean. Você deve ter visto esse tópico aqui: http://www.guj.com.br/java/252013-voce-nao-gosta-do-hibernate-eu-tb-nao-leia-para-entender-o-porque

Space4J é o prevalyer com uma API mais refinada e simples (sem clock e outras maluquices do prevalyler), suporte a indexação (até em memória tem que indexar) e cluster.

Prevalencia é para sistemas onde o número de registros é conhecido e finito… Se muita gente começar a usar como vc vai fazer com prevalencia?

Pra isso só contratando um designer gráfico ou terceirizando isso na índia/china.

O mais difícil de tudo hoje em dia é a divulgação. Uma merda bem divulgada vai longe. Uma coisa foda sem divulgação não chega a lugar nenhum.

Se o único problema fosse divulgação é fácil.

Agradeço o convite, o que você oferece para seu sócio? Vc já tem um plano de negócios, uma equipe projetada, futuros ganhos analisados ou é só um projeto e pronto?

Para se criar um bom projeto vc tem que ter parceiros bons que consigam te ajudar em coisas que não somos formados para fazer: Plano de negócios, plano de marketing, estruturação do modelo de negócios, criar um projeto/startup é muuuito mais complexo do que se imagina…

é MUITO raro uma idéia começar na internet, dar certo e pronto, precisa de uma estruturação antes, verificar se o negócio é escalável (Ou seja, cresce a vontade realmente), se quanto mais cresce, mais ganha (existem negócios que o crescimento trás prejuizo), ou seja, MUITA coisa tem que ser analisada.

[quote=Mitidiero]Se o único problema fosse divulgação é fácil.
[/quote]

Esse é o principal problema com certeza. Não basta fazer um site excelente para uma idéia maravilhosa. Se não houver marketing ninguém vai ficar sabendo e ninguém vai usar.

O boca-a-boca simplesmente não existe mais na Internet. Essa época romântica ficou no passado, há muitos anos atrás.

Pessoal, não tenho muito a oferecer ainda, a não ser o que já tá pronto.

http://www.mercadodemilhas.com.br/

Até onde o site pode ir? Não sei. Mas creio que existe uma grande demanda nessa área de compra e venda de milhas aéreas.

Pessoas acumulam milhas no cartão de várias maneiras e querem vendê-las. Outras querem comprar passagem e encontram caras demais, preferindo comprar via milhas.

Creio que o principal é ter um site bem feito (fácil de usar, rápido e com cara confiável) e divulgação.

Se milhares de pessoas começarem a usar e o site se tornar O LOCAL onde se compra e vende milhas aéreas, ganhar dinheiro não será difícil.

Ou seja, preciso de um design bacana, de bons programadores Java, uma infra que dê conta do recado e grana para divulgação.

Estou convidando é para ajudar a fazer o tal site bem feito. Se você ver o código, se interessar a desenvolver funcionalidades, aí a gente vai conversando em como levar a idéia adiante e como será a participação de cada um.

Não precisa aceitar de pronto. Dá uma olhada no site, veja se tem futuro, se vc tem tempo livre para se dedicar, se vc acredita que existe demanda nessa área e vamos tentar.

Já estou pagando um servidor razoável pra começar. Quem quiser começar, ver o código (SVN), enfim… manda um email pra mim.

Se der errado… deu… fazer o quê!? Perderei tempo e uma graninha. E se der certo ? Acredito que podemos ficar ricos. A demanda existe.

Quem quiser analisar melhor a idéia, entre em contato

soldate@gmail.com

No mais, vamos conversar no tópico certo… :smiley:

http://www.guj.com.br/java/281936-proposta-parceria—mercado-de-milhas

[quote=saoj][quote=Mitidiero]Se o único problema fosse divulgação é fácil.
[/quote]

Esse é o principal problema com certeza. Não basta fazer um site excelente para uma idéia maravilhosa. Se não houver marketing ninguém vai ficar sabendo e ninguém vai usar.

O boca-a-boca simplesmente não existe mais na Internet. Essa época romântica ficou no passado, há muitos anos atrás.[/quote]

o que eu disse é que não basta divulgação, precisa de MUITO mais.

Estou fazendo um projeto web que será que de grande porte. Basicamente eu no desenvolvimento e um amigo que pega mais a parte de CSS. Também, na época, fiquei com essa dúvida de qual tecnologia usar. Então, basicamente, me veio 3 tecnologias:

Play (com Scala), Grails (groovy) e Django (python).

O problema era que, na época, eu não conhecia nenhuma das três linguagens, só tinha feito uns pequenos testes com Groovy e Scala e tinha gostado bastante da Groovy. Eu sabia que Python tem uma comunidade forte e bem ativa, e que Scala era de nincho e não é tão fácil assim de aprender. Resolvi encarrar o Grails.

Aprender Groovy para quem já tem anos de Java, como eu, não é nada do outro mundo, e pra falar a verdade, confesso que, depois que tive um contato maior com a linguagem, passei a NÃO querer mais programar em Java. Você acaba se viciando no modo mais prático, mais direto, menos verboso e com recursos dinâmicos. Então só de pensar em ter que usar tudo em Java, já me dá uma certa agonia, não pela dificuldade, que não há, mas em suma na sua falta de praticidade.

Enquanto ao Grails, é um framework bastante visto pela comunidade, tem o suporte da Spring, tem uma quantidade razoável de plugins e tem muitos recursos interessantes que é bem a lá RoR ou Django mesmo. O único porém que eu ficava mais era na questão do suporte ao Hibernate, já que eu não sou muito fã nem do hibernate nem do JPA, e fiquei meio preocupado com a questão do desempenho, cache, etc. Mas mesmo assim, acabei levando. Sou fã do myBatis e apesar de ter um plugin para o Grails que permite uma conectividade mais fácil com o myBatis, optei por continuar usando o GORM mesmo.

Agora se você quiser inovar mais ainda, pode testar um MogoDB com Grails, existem exemplos e plugins feitos para facilitar a conexão com esse outro sistema, mas ainda não dei uma olhada, pode ser uma boa.

Espero que essas informações tenham sido úteis, qualquer coisa, posta aí.

[quote=Grinvon]Estou fazendo um projeto web que será que de grande porte. Basicamente eu no desenvolvimento e um amigo que pega mais a parte de CSS. Também, na época, fiquei com essa dúvida de qual tecnologia usar. Então, basicamente, me veio 3 tecnologias:

Play (com Scala), Grails (groovy) e Django (python).

O problema era que, na época, eu não conhecia nenhuma das três linguagens, só tinha feito uns pequenos testes com Groovy e Scala e tinha gostado bastante da Groovy. Eu sabia que Python tem uma comunidade forte e bem ativa, e que Scala era de nincho e não é tão fácil assim de aprender. Resolvi encarrar o Grails.

Aprender Groovy para quem já tem anos de Java, como eu, não é nada do outro mundo, e pra falar a verdade, confesso que, depois que tive um contato maior com a linguagem, passei a NÃO querer mais programar em Java. Você acaba se viciando no modo mais prático, mais direto, menos verboso e com recursos dinâmicos. Então só de pensar em ter que usar tudo em Java, já me dá uma certa agonia, não pela dificuldade, que não há, mas em suma na sua falta de praticidade.

Enquanto ao Grails, é um framework bastante visto pela comunidade, tem o suporte da Spring, tem uma quantidade razoável de plugins e tem muitos recursos interessantes que é bem a lá RoR ou Django mesmo. O único porém que eu ficava mais era na questão do suporte ao Hibernate, já que eu não sou muito fã nem do hibernate nem do JPA, e fiquei meio preocupado com a questão do desempenho, cache, etc. Mas mesmo assim, acabei levando. Sou fã do myBatis e apesar de ter um plugin para o Grails que permite uma conectividade mais fácil com o myBatis, optei por continuar usando o GORM mesmo.

Agora se você quiser inovar mais ainda, pode testar um MogoDB com Grails, existem exemplos e plugins feitos para facilitar a conexão com esse outro sistema, mas ainda não dei uma olhada, pode ser uma boa.

Espero que essas informações tenham sido úteis, qualquer coisa, posta aí.[/quote]

Opa, então cara, na empresa que eu trabalho usamos Grails, e eu gosto bastante, inclusive aqui estamos fazendo experiências com o MongoDB, mas talvez o que me assusta um pouco no Grails é não ter visto nenhum case de sucesso de aplicação de grande porte, e o fato do sistema aqui ser um pouco lento. Qual foi o projeto que vc desenvolveu?

[quote=Mitidiero]
Opa, então cara, na empresa que eu trabalho usamos Grails, e eu gosto bastante, inclusive aqui estamos fazendo experiências com o MongoDB, mas talvez o que me assusta um pouco no Grails é não ter visto nenhum case de sucesso de aplicação de grande porte, e o fato do sistema aqui ser um pouco lento. Qual foi o projeto que vc desenvolveu?[/quote]

Estou desenvolvendo um site há três meses junto com um amigo. O projeto ainda não terminou, mas está fazendo conectividade com redes sociais. Sim, não é a mesma velocidade do Java apesar de gerar byte code direto, assim como o Java. Mas a linguagem em si é muito interessante e bem mais prática, isso foi o que me empolgou bastante.

Como eu disse antes, estou usando o GORM normal, fiquei tentado a usar com MongoDB mas como eu não conhecia, achei que poderia perder mais tempo do que tudo, depois, se possível, você poderia comentar um pouco mais sobre essa experiência de ligar o mongo ao grails.

É bem simples, tudo que eu fiz foi instalar o plugin morphia, além de instalar o mongo, é claro, então ele cria pra mim dentro do grails-app a pasta mongo, ai todas domains colocadas lá passam a ser mantidas dentro do mongo, os comandos são os mesmos pra salvar, excluír e etc, é realmente MUITO simples.