Novo em javae pelando na pÓs

Era melhor eles venderem isso como “cursinho preparatório de Java”, porque uma pós graduação em Java que vai dar aula de Java básico é imoral.

Hahahaha tenho um que diz que já trabalho em 1 milhão de lugares e sempre foi o cara hehehehe. Eu trabalhava num projeto com esse professor desde o segundo ano, ai esse ano, eu já estava com o saco cheio de fazer a mesma coisa, cada hora q a gente se enontrava para decidir detalhes para o meu TCC, ele dava uma idéia nova e desconstruía tudo que eu havia pensado durante a semana… O kra sugeriu usar xml no projeto, mas ele NÃO SABIA para ser serve xml! Pode uma coisa dessas!

Olha a pérola que ele falou:
“Vamos usar xml para gravar os arquivos da aplicação, assim o excel (ele adora o excel) vai poder entender o nosso arquivo”.
Olha o grau! Pensou que o XML fosse um formato fechado, com tags pré-definidas…

Ele nem sabia como um xml se parecia e para que srevia! Quando expliquei para ele sabe o que aconteceu? Ficou com cara de “ué”… Hahaha
Fiquei com o saco cheio e falei que queria mudar de tema, o kra debochou de mim, perguntando onde eu queria chegar com o meu tema (utilização da plataforma java para desenvolvimento de jogos)… Pensei que a gente tinha uma relação de amizade, mas na verdade o kra só estava interessado em fazer um projeto comigo para ele lucrar! E o pior, o kra ainda me colocou no meio de uma briga dele com uma gerente aqui (a qual gosto muito)… Me usou, queimou meu filme, ai quando tudo se esclareceu ficou muito feio para ele…

Hehehehe é cada uma que a gente passa… A gente olha para trás de dá risada… Apesar de cômico é lamentável…

O fato é que faculdade é um mal necessário, porque muita empresa só contrata se você tiver o canudo. O que se aprende na maioria das vezes está desatualizado, os professores pararam no tempo, a maioria nunca passou da teoria.
Outro dia fiquei sabendo de uma professora querendo ensinar OO com fluxograma… Outra diz que dá aula de Java para a turma do meu irmão, que está no 2o de Sistemas de Informação, mas na prova ela pede: "Faça um programa que calcule a somatória da função abaixo, de i = 0 até i = 10. O que isso tem de Java? Tem de lógica e olhe lá, o que já deve ter sido ensinado no 1o ano, mas como ela nem sabe o que é um objeto… Enfia tudo dentro do main() e já era!
Quando eu estava no 2o ano precise trancar o curso pois na época meu emprego como técnico em eletroeletrônica me forçava a viver viajando e eu estava praticamente repetindo por falta. Segui o conselho de um dos poucos bons professores da faculdae. Ele disse: “Rapaz, compra esse, esse e mais esse livro de C++, algorítmos e estrutura de dados ,dá um jeito de ter disciplina e estuda em casa, porque livro é o melhor professor que existe.”
Fiquei um ano parado e quando voltei para a faculdade as materias que envolviam programação passaram a ser triviais…

Não é o caso da minha pós… o pessoal desistiu pq o curso é difícil, mesmo pra quem já sabe programar… Mas o fato é que eles mantiveram gente que certamente não acompanhariam por muito tempo. :?

Não é o caso da minha pós… o pessoal desistiu pq o curso é difícil, mesmo pra quem já sabe programar… Mas o fato é que eles mantiveram gente que certamente não acompanhariam por muito tempo. :? [/quote]

Viny,

O que faltou com a coordenação do seu curso foi abrir o jogo com os caras. Era coisa simples de se fazer, perguntar se eles tinham conhecimento em C/C++. Caso eles falassem que não, o mais honesto era dizer: “Eu acho que você não vão conseguir acompanhar, pois é necessário ter um bom conhecimento de C, e mesmo com dedicação, são se aprende C em um curto espaço de tempo”. Se vocês quiserem continuar, continuem por conta e risco.

Acredito que essa era a atitude mais correta.

Realmente, imoral foi a palavra certa pra algo tão cretino…

Chega a ser surreal que passem um diagrama de classes para um aluno que não sabe como começar a construir uma, acho isso típico brasileiro, se aproveitar, enrolar os outros…

Gente chegamos no cerne da questão, as vezes batemos nos pobres coitados que pedem uma ajuda do 0 aqui na comun, quando a verdadeira culpa disso tudo está no sistema de ensino… agora fica uma coisa complicada, pois a grande sacada do negócio seria um professor com EXPERIÊNCIA DE MERCADO, poder passar tudo o que sabe para os alunos, mas o que ocorre hoje é que, a maioria dos professores que possuem experiência de mercado, trabalham em alguma empresa e não têm o tempo livre pela parte do dia, o que torna essa junção de experiência + professor uma coisa quase impossível, além do que é inviável faculdades que dão curso só pela parte da noite… O grande V da vitória só será alcançado quando, as próprias instituições de ensinos começarem a ver seus professores como profissionais de mercado tbm, lançarem projetos a serem desenvolvidos pelos próprios… atualizarem os mesmos, pois professor é muito mal pago e não tem a obrigação de ficar pagando seminários e cursos do próprio bolso… isso é uma bola de neve, que na verdade eu acredito que não vai mais parar de crescer… ISSO É BRASILLLLLLLLL

Depender da faculdade não dá mesmo!
Vocês têm razão.

Lá onde estudo um dos professores tem algo semelhante ao que o amigo falou sobre ‘algo legal de 1980’. Isso acontece mesmo! Agora não lembro exatamente de algum fato assim, mas acontece do professor falar algo que viu em mestrado ou doutorado a muitos anos atrás. Por um lado eu acho que você vê o cara bem formado e formado a bastante tempo e pensa: bom, ele é um fera.

Mas por outro lado, um mesmo professor que é craque demais de um monte de coisa estava me pedindo dicas para montar o próprio computador como tipo de CPU, memória e coisas assim! O cara não se atualizou tão bem, e se parar para analisar isso decai um pouco a confiabilidade que se coloca nesse tipo de professor.

A educação capenga mesmo!

Abraços.

Dá uma olhada nas apostilas da Caelum dos cursos FJ-11 e FJ21… vai te ajudar de forma rápida.

flw!