NoSQL

Bem, voltando ao que realmente importa no tópico, e chave/valor gente, já usaram?
Em 2010 eu tive uma experiência muito bacana com o memcached, e neste estou usando Redis.

Ambos se mostraram ferramentas maravilhosas para cacheamento e acesso rápido a informações que mudam muito rápido.
No caso do redis da inclusive pra implementar um sistema de mensageria no estilo JMS.

Alguma experiência bacana?

[quote=kicolobo]Bem, voltando ao que realmente importa no tópico, e chave/valor gente, já usaram?
Em 2010 eu tive uma experiência muito bacana com o memcached, e neste estou usando Redis.

Ambos se mostraram ferramentas maravilhosas para cacheamento e acesso rápido a informações que mudam muito rápido.
No caso do redis da inclusive pra implementar um sistema de mensageria no estilo JMS.

Alguma experiência bacana?[/quote]

Eu estou tendo problemas de desempenho em uma aplicação, por conta de cache, ou pela falta dele. Tenho muita coisa com o cache de segundo nivel do hibernate, mas já não me atende porque o que consigo cachear são informações usadas o tempo todo, que fazem parte da exceção e que não são as que trazem problemas.

Estou de olho no mem cached pela possibilidade de dividir o cache em vários nós e não sobrecarregar um servidor só.

Em que circunstancia voce usou o memcached? O que você cacheou?

[quote=YvGa][quote=kicolobo]Bem, voltando ao que realmente importa no tópico, e chave/valor gente, já usaram?
Em 2010 eu tive uma experiência muito bacana com o memcached, e neste estou usando Redis.

Ambos se mostraram ferramentas maravilhosas para cacheamento e acesso rápido a informações que mudam muito rápido.
No caso do redis da inclusive pra implementar um sistema de mensageria no estilo JMS.

Alguma experiência bacana?[/quote]

Eu estou tendo problemas de desempenho em uma aplicação, por conta de cache, ou pela falta dele. Tenho muita coisa com o cache de segundo nivel do hibernate, mas já não me atende porque o que consigo cachear são informações usadas o tempo todo, que fazem parte da exceção e que não são as que trazem problemas.

Estou de olho no mem cached pela possibilidade de dividir o cache em vários nós e não sobrecarregar um servidor só.

Em que circunstancia voce usou o memcached? O que você cacheou?[/quote]

Opa, no meu caso foi a otimização de uma aplicação desktop.
Publiquei o estudo de caso no meu blog na época com mais detalhes. Aqui o link: http://www.itexto.net/devkico/?p=692

[quote=kicolobo]Bem, voltando ao que realmente importa no tópico, e chave/valor gente, já usaram?
Em 2010 eu tive uma experiência muito bacana com o memcached, e neste estou usando Redis.

Ambos se mostraram ferramentas maravilhosas para cacheamento e acesso rápido a informações que mudam muito rápido.
No caso do redis da inclusive pra implementar um sistema de mensageria no estilo JMS.

Alguma experiência bacana?[/quote]

oi,

Aqui no trabalho usamos o Infinispan. que também é chave/valor.
Ele pode ser configurado para ser usado com memcached mas não usamos assim
Utilizamos uma interface REST para publicar e recuperar os dados no Cache do Infinispan.

Existe um sistema Java que fazia a leitura de arquivos do file sytem, esses arquivos agora são lidos do cache do Infinispan que está rodando em um ambiente em cluster com vários Tomcats…

O Infinispan usa uma biblioteca chamada JGroups a qual se encarrega dos detalhes da comunicação sobre o TCP/IP

Sobre o fato de usar ou não NoSQL na minha opinião vale a mesma coisa para a escolha de outras tecnologias

Sem uma POC (Proof of concept) e sem teste de performance qualquer opinião para mim é chutômetro…

[quote=Hebert Coelho][quote=andre_salvati][quote=kicolobo]Sem esquivar André :slight_smile:

Não teve nenhum caso até hoje em que o modelo relacional não se aplicava melhor pra você? Nenhuma experiência?[/quote]

Até tem, mas aí já vira consultoria… ;)[/quote]Ou então parece que alguém não quer dar o braço a torcer…

Desculpe entrar no meio, mas estou acompanhando e foi isso que me pareceu… ^^[/quote]

Porque será que certos usuários precisam transformar toda e qualquer discussão no GUJ em uma quebra de braço entre os debatores?

[quote=Ataxexe]
Bancos NoSQL lidam com um volume de dados a uma velocidade que faria qualquer banco relacional surtar!! Twitter, Google e Facebook que o digam. Mas, para que isso aconteça, eles não podem garantir o ACID por completo.[/quote]

Fontes?

[quote=JoseIgnacio][quote=Ataxexe]
Bancos NoSQL lidam com um volume de dados a uma velocidade que faria qualquer banco relacional surtar!! Twitter, Google e Facebook que o digam. Mas, para que isso aconteça, eles não podem garantir o ACID por completo.[/quote]

Fontes?[/quote]

Na verdade foi um erro de grafia, o correto seria “eles podem não garantir o ACID por completo”. Seguem as fontes:

Em negrito:

Bancos NoSQL lidam com um volume de dados a uma velocidade que faria qualquer banco relacional surtar!! Twitter, Google e Facebook que o digam. Mas, para que isso aconteça, eles não podem garantir o ACID por completo.

Em itálico:

Bancos NoSQL lidam com um volume de dados a uma velocidade que faria qualquer banco relacional surtar!! Twitter, Google e Facebook que o digam. Mas, para que isso aconteça, eles podem não garantir o ACID por completo.

Sublinhado:

Bancos NoSQL lidam com um volume de dados a uma velocidade que faria qualquer banco relacional surtar!! Twitter, Google e Facebook que o digam. Mas, para que isso aconteça, eles podem não garantir o ACID por completo.

Tudo junto com fonte maior (essa é brinde):

[size=18]Bancos NoSQL lidam com um volume de dados a uma velocidade que faria qualquer banco relacional surtar!! Twitter, Google e Facebook que o digam. Mas, para que isso aconteça, eles podem não garantir o ACID por completo.[/size]

Tá bom assim?

[quote=Ataxexe][quote=JoseIgnacio][quote=Ataxexe]
Bancos NoSQL lidam com um volume de dados a uma velocidade que faria qualquer banco relacional surtar!! Twitter, Google e Facebook que o digam. Mas, para que isso aconteça, eles não podem garantir o ACID por completo.[/quote]

Fontes?[/quote]

Na verdade foi um erro de grafia, o correto seria “eles podem não garantir o ACID por completo”. Seguem as fontes:[/quote]Esquenta a cabeça com o Ignácio não mano. Ele é troll. Olha o histórico dele. ^^

[quote=JoseIgnacio]Porque será que certos usuários precisam transformar toda e qualquer discussão no GUJ em uma quebra de braço entre os debatores?
[/quote]Isso geralmente acontece quando pessoas não fornecem fontes ou não respondem perguntas né?! :lol: :lol: :lol: :lol:

[quote=Hebert Coelho][quote=Ataxexe][quote=JoseIgnacio][quote=Ataxexe]
Bancos NoSQL lidam com um volume de dados a uma velocidade que faria qualquer banco relacional surtar!! Twitter, Google e Facebook que o digam. Mas, para que isso aconteça, eles não podem garantir o ACID por completo.[/quote]

Fontes?[/quote]

Na verdade foi um erro de grafia, o correto seria “eles podem não garantir o ACID por completo”. Seguem as fontes:[/quote]Esquenta a cabeça com o Ignácio não mano. Ele é troll. Olha o histórico dele. ^^[/quote]

É…eu tinha percebido…pelo menos serviu pra eu corrigir o post…hehe

Tá complicado ver tópicos tão bons ficarem assim…

Bom, mas voltando ao tópico de novo :slight_smile:

Um banco de dados que sou louco pra ver alguma experiência é o Cassandra. Alguém aqui já tentou?
Li alguns anos atrás (ou seriam meses, não lembro) que havia sido um desastre no Digg.com por que havia sido mal aplicado e tal.
Alguma experiência legal?

E com CouchDB? Alguma também?

Sobre os problemas com o Cassandra que o Digg enfrentou, aqui está a matéria: http://techcrunch.com/2010/09/07/digg-struggles-vp-engineering-door/

Não faz muito tempo eu li uma discussão aqui no GUJ bastante interessante sobre Cassandra x MongoDB, onde apontaram uns pontos bastante importantes, referentes a diferenças de complexidade e escalabilidade entre os 2, segue o link:

Kico, e quanto aos iniciantes?

Aposto que tem bastante gente acompanhando o tópico que não sabe nada de NoSQL além do significado da sigla (tipo eu :))

Você tem alguma dica de por onde começar? qual modelo é mais simples para aqueles que só conhecem o mundo relacional?

Oi Rodrigo, o post que escrevi no meu blog ( http://www.itexto.net/devkico/?p=1199 ) foi pensando nos iniciantes.

Eu pessoalmente gosto muito da documentação do MongoDB e do Redis, inclusive há sites que permitem ao iniciante experimentar alguns comandos online, o que é bem bacana.

Acho que esse livro aqui é uma boa para isso:
http://martinfowler.com/nosql.html

Estou pensando em adquirir em breve.
O autor costuma ser ponderado nas conclusões, o que tem sido cada vez mais raro na nossa área.

Tenho! Mas aí já é consultoria :wink:

[quote=AbelBueno]Acho que esse livro aqui é uma boa para isso:
http://martinfowler.com/nosql.html[/quote]

Também pensei nesse livro. Alguém já leu ele?

Na verdade ele respondeu motivação política. Mas claro, cada um lê (ou deixa de ler) o que quiser…

Sabe, esta discussão tava muito boa, e eu quero que volte a ser.
Será que da pra parar de avacalhar este negócio?

Um outro conceito que começou a surgir, mas acho que não vingou ainda, é o MoreSQL ou NewSQL.

O termo surgiu meio que com ironia, em relação ao NoSQL, mas já tem algumas implementações nessa linha.

O Google tem um projeto chamado Tenzing (acho que ainda é esse) que permite o Sql que conhecemos de forma escalável em data sets gigantescos.

Um outro que segue nessa linha é o VoltDB.

Eu como fã de SQL, confesso que tenho muita esperança no sucesso dessas alternativas.
Acho que a gente acaba perdendo muito recurso, se trocar o relacional, apenas visando escabilidade.

Alguém tem alguma experiência com algum desses?