[quote=philler]Pessoal, estou pra lá de irritado com algumas picuinhas na validação da NFe na SEFAZ e gostaria de
trocar umas idéias com a lista.
Sei que tem gente da SEFAZ que acompanha as discussões. Minha esperança é que eles se manifestem,
pelo manos pra explicar o porque.
Passei por dois casos na SVRS, onde na tag , o meu cliente colocou assim: “uma descricao qualquer Fab:” e
em outro caso assim: “uma descricao qualquer =”.
Observem o sinal de : e = no final da descrição.
Para meu espanto, a SEFAZ retornava que a assinatura diverge do calculado!!!
Foi só tirar os : e = da descrição e reenviar que tudo passou.
Pergunto: Não temos mais liberdade de escrever o que se precisa numa NFe, emum campo teoricamente livre???
Quais outras “regras” não são permitidas nas observações?
Fico por aqui na esperança de alguém me explicar algo sensato.
Alencar[/quote]
Alencar,
Já vi tanta “bizarrisse” quanto esta a ponto de você enviar para um estado e funcionar e outro não… e alegação é de que o caractere é especial… Meu amigo, dede quando um “+” ou um “=” é um caractere especial? Desde quando um espaço a mais no texto de um nó é um caractere especial? Por que em alguns campos o nome acentuado passa e em outros não?
Não tive este problema (como o seu), mas sou capaz de apostar que se enviar para outro servidor (estado) será capaz de passar sem problema!
Cheguei a conclusão que algumas das validações são feitas por regex e cada servidor está fazendo o seu ao inves de compartilhar o mesmo (só pode ser!!).
Outro fato inusitado, e este tenho certeza, é o de que os servidores de aplicação utilizados, com as diversas tecnologias utilizadas, não produzem o mesmo resultado de recebimento. Isto fere TOTALMENTE a ideia de um WebService, pois a Sefaz saiu do padrão W3C para produção dos XMLs, fazendo aninhamento destes, porém não tratou como deveria o recebimento, deixando a cargo da tecnologia que não tem conhecimento da sua grande sabedoria. Ou seja, os XMLs saem desnormalizados do cliente, chegam no servidor são normalizados e geram um monte de errinho e o que eles fazem… liberam parte das validações não críticas, como por exemplo: um estado aceita “Ç” e outro não… Isto é coisa que se faça???
Já vi que isto consta no manual como sendo “não recomendado” (pág 163 do manual 4.01 - NT2009-006, item 4), apesar de ter dúvida do que seja caracteres especiais para a sefaz.
O problema é que o manual está parecendo sabonete de universitário… cheio de remendo, tikin de um com tikin de outro para ver se dá para ler.
Cara eu já perdi a paciência com a Sefaz, faz tempo!
O negócio agora é discutir com os colegar e buscar soluções… Se eles quiserem aprender algumas coisas, acho que aqui no GUJ ajudaria muito e muita gente aqui teria o prazer de contribuir!