[quote=Adelar]Pelo que está parecendo a Oracle está planejando investir pesado no Netbeans Eu acho que tem futuro…
Att.[/quote]
Concordo.
Tem mesmo, só que o NetBeans é free, então o que eles ganham com isto?
Esse pra mim é única desvantagem do Netbeans. Antes da aquisição pela Oracle, os planos era que o plugin visual voltasse utilizando o Icefaces. Inclusive cada versão do Icefaces vinha com a observação que “por enquanto” não teria o suporte visual ao Netbeans, mas pouco antes da aquisição eles já não falavam mais do plugin. Logo agora que com o JSF 2.0 ficou bem mais fácil desenvolver esse tipo de ambiente…[/quote]
Ganham mais desenvolvedores utilizando Java e comprando cursos e certificações, mais empresas pagando suporte, mais fabricantes pagando homologação de suas tecnologias, aumenta a venda dos produtos comerciais e outras coisas que a Oracle sabe fazer dinheiro.
Mania do pessoal pensar pequeno e achar que a única forma de ganhar dinheiro é vendendo licenças… :lol:
Esse pra mim é única desvantagem do Netbeans. Antes da aquisição pela Oracle, os planos era que o plugin visual voltasse utilizando o Icefaces. Inclusive cada versão do Icefaces vinha com a observação que “por enquanto” não teria o suporte visual ao Netbeans, mas pouco antes da aquisição eles já não falavam mais do plugin. Logo agora que com o JSF 2.0 ficou bem mais fácil desenvolver esse tipo de ambiente…[/quote]
Mas que pena :oops:
Alguem sabe se existe outra IDE que forneça tal recurso?
Quando abro o Netbeans 6.9 como faço pra ele atualizar pro 6.9.1?
[]s[/quote]
Entra em ferramentas e plugins e manda atualizar. Os updates do netbeans são listados juntos com os outrps plugins.
Se quiser baixar do site pode ir aqui:
Alguem sabe se existe outra IDE que forneça tal recurso?[/quote]
Aquele visual web bagunçava muito o código. Do jeito que estava era preferível desenvolver sem ele mesmo. Não tenho muita experiência com jsf, mas toda vez que precisei escrever uma aplicação web me desorganizava com o visualweb.
Aquele visual web bagunçava muito o código. Do jeito que estava era preferível desenvolver sem ele mesmo. Não tenho muita experiência com jsf, mas toda vez que precisei escrever uma aplicação web me desorganizava com o visualweb.[/quote]
Eu consigo aplicar padroes de projeto utilizando ele :!:
A proposito vc conheçe outro IDE que disponha de um recurso semelhante?
Aquele visual web bagunçava muito o código. Do jeito que estava era preferível desenvolver sem ele mesmo. Não tenho muita experiência com jsf, mas toda vez que precisei escrever uma aplicação web me desorganizava com o visualweb.[/quote]
Eu consigo aplicar padroes de projeto utilizando ele :!:
A proposito vc conheçe outro IDE que disponha de um recurso semelhante?[/quote]
Outro dessa maneira(opensource) não. O Eclipse tem vários plugins tão bons quanto, mas são todos pagos. O que eu quis dizer sobre a bagunça é a parte do código que é criada pelo netbeans, essa não pode ser editada, e a medida que o projeto cresce vai ficando bagunçada.
[quote=juliocbq]
Outro dessa maneira(opensource) não. O Eclipse tem vários plugins tão bons quanto, mas são todos pagos. O que eu quis dizer sobre a bagunça é a parte do código que é criada pelo netbeans, essa não pode ser editada, e a medida que o projeto cresce vai ficando bagunçada.[/quote]
Com facelets ele bagunçaria bem menos, ainda mais se usar o JSF 2.0. Creio ser questão de tempo até que apareça uma ferramenta que explore melhor isso.
Carlos, tem sim, o plug-in do visual jsf ainda continua ativo na versão 6.9.1, só que não recebe mais atualizações. A desvantagem a continuar no jsf 1.2
veja esse link http://www.guj.com.br/posts/list/45/209999.java
Boas notícias:
A Oracle está trabalhando no port do plugin visual pro JSF 2 com facelets suportando tanto os componentes Woodstock ou IceFaces (mas tem de escolher entre um deles) com planos de extender a outros, como o Richfaces, MyFaces e um tal de Trinidad/Tobago que nunca ouvi falar: http://netbeans.org/bugzilla/show_bug.cgi?id=169820