[quote=kired][quote=sergiotaborda][quote=William Silveira]
Agora os problemas do Brasil sao muito mais complexos que os Problemas em Portugal, entretanto eu gostaria que um dia a Caelum ou a GlobalCode convida-se o Sergio Taborda pra palestrar um assunto no Brasil, de preferencia sobre Design Patterns, Agil/XP, com certeza eu iria.
[/quote]
Primeiro tenho que esclarecer que embora eu seja Português e tenha sido nascido e criado lá, eu moro no Brasil e atuo profissionalmente com desenvolvimento de Software no Brasil.
A frase é uma máxima ( o termo “máxima” já significa que é exagerado para dar efeito) , mas eu sempre achei verdadeira.
Não pode extrapolar das minhas palavras que empresas (veja bem,empresas) que têm instrutores de ensino estão inclusas.
A frase não diz nada sobre quem faz e ensina.
tem outra frase semelhante que se aplica nesse caso
“Alguns Fazem. Alguns ensinam. O resto procura nos livros”
Aqui os que fazem e os que ensinam não são grupos excludentes.
O ponto é que acreditar nas pessoas que lhe dizem “isto é sempre assim” sem elas terem feito é ingenuidade.
Para mim “Professor” é uma profissão. Que é diferente de “Instrutor”. Instrutor é instrutor enquanto instrui, lá fora ele é outra coisa.
Professor é sempre professor.[/quote]
Bom, eu concordo com o Sérgio.
Já tinha ouvido essa frase, mas no meio musical. Era algo tipo: “Quem sabe, faz. Quem não sabe, ensina. E quem nem isso consegue, vira crítico musical.”
E eu concordo plenamente. Professor fica estagnado, não se atualiza, não vive o mercado. A sua profissão já não é mais de desenvolvedor e sim de Professor, seu ofício é lecionar e é nisso que normalmente eles se focam. Infelizmente, muitos se esquecem que não adianta ensinar bem se ensinar o que já não é mais utilizado…
É uma pena, estou terminando minha faculdade e posso dizer que aprendi muito pouco com os professores. Eles abriram alguns caminhos, mas eu que tive que ir atrás sozinho.
Universidade, pra mim, é muito mais o “networking” e as pesquisas do que o ensino em si.
Abraços![/quote]
Concordo.
Faculdade para mim é um mal necessário.
Aprende-se muito pouco, perde-se muito tempo, e caso não seja pública, dinheiro também.
O ruim é que o mercado realmente exige diploma em muitos casos, então é preciso ter um.
(MINHA opinião)
Abraço