Eu também acho rude falar que o Netbeans é uma porcaria. Ele tem muitos recursos legais. Dentre os que mais gosto está o profiler. Já me salvou a pele e é o tipo de recurso realmente útil.
Aliás, no C++ também dá para gerar telas de maneira visual, desde antes do Java sequer existir. Em 1995 surgiu o C++ Builder, com um editor gráfico poderoso, rápido e com vários conceitos interessantíssimos. O Visual C++, da MS, também permite edição gráfica de telas, usando a MFC ou o Windows Forms.
Se quer uma alternativa free, use o wxSmith e o Code::Blocks e gere aplicações multi-plataforma de maneira visual usando a wxWidgets.
Talvez você pudesse seguir sua própria dica e aprender um pouco mais sobre C++ antes de falar dele.
É possível desenvolver coisas no braço usando Java também. Basta trocar o Netbeans pelo notepad. [/quote]
É mesmo? Que tal me ensinar um pouco e me fazer uma janela simples escrito no meio HelloWorld? É incomparável a facilidade de fazer tela no Java mesmo na unha, do que no C++. Esse tais recursos multi plataforma nunca foram muito bem visto, aliais, já que são tão poderosos e bons pq não me diz uma empresa que faça uso dele? Até onde sei, C/C++ mesmo com todas as “super ferramentas” de fazer tela ainda tem que se preocupar com a memoria, tb conheço o boost que abstrai uma boa gama de acessos, mas uma hora ou outra vc tem que se preocupar com isso. Em suma, me ensine, por favor um pouquinho de Java e C/C++ colocando um código comparativo de janalas com simples atividades.[/quote]
import javax.swing.JFrame;
import javax.swing.JLabel;
public class TelaHelloWorld extends JFrame {
public TelaHelloWorld() {
this.add(new JLabel("Hello World"));
this.setTitle("Hello World");
this.setBounds(10, 10, 250, 100);
this.setVisible(true);
}
public static void main(String[] args) {
new TelaHelloWorld();
}
}
Fiz no braço, agora mesmo em 2 minutos. Nem sequer usei o compilador, mas tá aí![/quote]
Perfeito, mas o que eu quis dizer com meu ultimo post era que o Java apresenta muitas facilidades que as algumas outras linguagens não tem. Faz no braço um código em C/C++ que faça o mesmo que esse seu código.
Bom, aqui vai a explicação de como fazer uma janela escrita Hello World no meio:
Instale o C++ Builder e crie um novo projeto;
Crie um novo form;
Clique no label da barra de ferramentas. Arraste um label para o meio do form;
Clique no label e troque a propriedade Text para “Hello World”;
Compile e rode.
Pronto. Não é necessário conhecer memória ou ponteiros. Nem escrever código. Pode-se fazer programas inteiros em Builder entrando muito pouco em detalhes desse tipo. Os componentes dele geranciam isso para você. É realmente muito fácil. Aliás, para fazer o mesmo programa usando o C++ e o Windows forms, vc segue basicamente os mesmos passos, mas instala o Visual C++ no lugar.
Você pode ver detalhes aqui: http://www.programmingjournal.com/issue3/art3/index.htm
O site mostra como colocar um edit box no meio da tela e mostrar uma message box dizendo “Você disse hello” se o cara digitar “Hello”.
É lógico que para quem não conhece a sintaxe de C++, tudo vai parecer mais complicado. Mas não é muito pior o que a IDE escreve do que o que o Netbeans põe em azul…
O Swing também não é o exemplo de coisa mais fácil do mundo de se usar. A flexibilidade dele tem um custo. Por exemplo, para se definir um tamanho máximo de TextField no C++ Builder, coloque um TextField, vá até o campo “maxLength” e defina o número máximo de caracteres. Pronto, simples.
Quem disse que os recursos multi-plataforma nunca foram bem vistos?
A SDL, biblioteca de mídia por exemplo, é muitíssimo bem vista. É portável e foi usada nos jogos Worms 3D, Neverwinter Nights 1, Civilization Call To Power e em aplicativos como o WinAmp. O número de aplicativos, mesmo os de grande porte, feitos em OpenGL é enorme. Além do Code::Blocks, a wxWidgets também é usada pelas seguintes empresas: http://www.wxwidgets.org/about/users.htm . Note que empresas grandes como a AOL estão incluídas nesse pacote. O Wireshark, uma das mais bem sucedidas ferramentas de análise de protocolos, é escrita em C++, usando o GTK, que também é portável em várias plataformas.
Aliás, eu convido você a dar exemplos de software de desktop de grande porte feitos inteiramente em Java, que não são da própria Sun.
Eu concordo que o C++ é uma linguagem mais complexa do que o Java. Aliás, em momento nenhum eu discordei disso. Não tem garbage collector, o que realmente dificulta muito as coisas. Mas também existem excelentes ferramentas de desenvolvimento em C++ e já não se faz telas na unha ha muitos, muitos anos. O Netbeans também tem evoluído muito. As últimas versões são sensacionais. Os bindings (que aliás, também existem no C++ Builder desde 2000) ajudam muito, sem sombras de dúvidas. Como eu falei, adoro o profiler do Netbeans e, no geral, acho o Java mais adequado ao desenvolvimento da maior parte dos aplicativos hoje.
Mas também existem coisas que são muito mais fáceis de se fazer em C++: Escrever protocolos de rede (tente fazer isso sem tipos unsigned e sem reinterpret_cast), interagir com o sistema operacional (o que em Java vai exigir JNI), aplicações de tempo real (que são impossíveis de se fazer em Java, como diz o próprio contrato da linguagem), etc. É como diz a sua própria assinatura: tudo depende da solução.
Não cabe aqui a comparação já que são linguagens diferentes, com propósitos diferentes. É como tentar comparar uma faca de salada e uma de carne e dizer qual das duas é melhor “no geral”. Mas o fato é. Seu exemplo foi infeliz, pq vc cometeu exatamente o mesmo erro que o colega. Falou sem conhecer.[/quote]
Não sei qual exemplo meu foi infeliz, já que a única coisa que eu coloquei em pauta foi a facilidade do Java em relação ao C/C++. Concordo que cada linguagem tem suas vantagens, mas os exemplos foram infelizes já que o que eu levantei foi que um código na mão é muito complicado, mas no Java isso é bem simples, como vc pode ver. Parabéns, já que vc se considera o grande gêncio da informática, mas tutorias podem ser achados no google muito fácilmente. Agora, o que eu quis dizer é que o código gerado automaticamente é algo que veio para facilitar nossas vidas e não para complicar. Agora, como pude perceber pelos seus posts vc é um daqueles que sabe alguma coisa sobra as linguagens, mas que sair de bonzão ao invés ajudar. Então, meus sinceros parabéns pra vc, bonzão.
Eu também acho rude falar que o Netbeans é uma porcaria. Ele tem muitos recursos legais. Dentre os que mais gosto está o profiler. Já me salvou a pele e é o tipo de recurso realmente útil.
Aliás, no C++ também dá para gerar telas de maneira visual, desde antes do Java sequer existir. Em 1995 surgiu o C++ Builder, com um editor gráfico poderoso, rápido e com vários conceitos interessantíssimos. O Visual C++, da MS, também permite edição gráfica de telas, usando a MFC ou o Windows Forms.
Se quer uma alternativa free, use o wxSmith e o Code::Blocks e gere aplicações multi-plataforma de maneira visual usando a wxWidgets.
Talvez você pudesse seguir sua própria dica e aprender um pouco mais sobre C++ antes de falar dele.
É possível desenvolver coisas no braço usando Java também. Basta trocar o Netbeans pelo notepad. [/quote]
É mesmo? Que tal me ensinar um pouco e me fazer uma janela simples escrito no meio HelloWorld? É incomparável a facilidade de fazer tela no Java mesmo na unha, do que no C++. Esse tais recursos multi plataforma nunca foram muito bem visto, aliais, já que são tão poderosos e bons pq não me diz uma empresa que faça uso dele? Até onde sei, C/C++ mesmo com todas as “super ferramentas” de fazer tela ainda tem que se preocupar com a memoria, tb conheço o boost que abstrai uma boa gama de acessos, mas uma hora ou outra vc tem que se preocupar com isso. Em suma, me ensine, por favor um pouquinho de Java e C/C++ colocando um código comparativo de janalas com simples atividades.[/quote]
import javax.swing.JFrame;
import javax.swing.JLabel;
public class TelaHelloWorld extends JFrame {
public TelaHelloWorld() {
this.add(new JLabel("Hello World"));
this.setTitle("Hello World");
this.setBounds(10, 10, 250, 100);
this.setVisible(true);
}
public static void main(String[] args) {
new TelaHelloWorld();
}
}
Fiz no braço, agora mesmo em 2 minutos. Nem sequer usei o compilador, mas tá aí![/quote]
Perfeito, mas o que eu quis dizer com meu ultimo post era que o Java apresenta muitas facilidades que as algumas outras linguagens não tem. Faz no braço um código em C/C++ que faça o mesmo que esse seu código. [/quote]
// EDIT: Já faz um bom tempo que não mexo com allegro e estou sem compilador aqui, por isso tive um pouquinho mais de dificuldade para fazer que o equivalente em java. Mas tudo bem, deu para ver que o código é relativamente simples.
Fico triste quando alguém perde os argumentos, que eram técnicos, e parte para a ignorância. Se esses são seus termos, ok, eu termino a discussão por aqui.
Fico triste quando alguém perde os argumentos, que eram técnicos, e parte para a ignorância. Se esses são seus termos, ok, eu termino a discussão por aqui.[/quote]
Bom , não quero entrar no mérito quem é melhor Netbeans, VE Eclipse, C++ Builder, Visual Basic , Glade, Abeille etc…
estou trabalhando com J2SE utilizo swing em minhas aplicações de tanto ver á respeito dos frameworks de bingind etc resolvi testar, pra não ter o trabalho de fazer tudo na mão, implementando MVP e aqueles milhoes de get e sets.
Já utilizei muito tempo VE, mas tem uma porrada de bug que as vezes aparece um Null exception , e dá maior trabalho recuperar a tela de manipulação da interface gráfica por isso estou testando o Netbeans.
é o seguinte só queria saber como edito esta parte do código, já ficaria muito feliz, pois refatorei a classe mudei o nome e babau… não alterou em outras classes
no caso gerei um projeto, aplicação para desktop o modelo mais simples
alterei o nome da função DesktopAplication1.java para MainUI.java utilizando refatorar. só isso apenas
estou na função initComponents() da classe DesktopApplication1AboutBox
Abra um tópico próprio para a discussão, ao invés de ressuscitar esse.
Em todo caso, não edita. A filosofia do Netbeans é que você não mexa nesse código. No lugar, procure na barra de propriedades do componente, pois ele tem uma série de campos onde vc pode inserir códigos personalizados.