Modelo rico ou gambiarra?

Sim, mas se o if precisar ser utilizado em algum outro lugar… Aí vai ter que duplicar, duplica é feio, teria que criar uma classe para ter o método dos ifs expostos…

Desculpe, mas ainda prefiro o enum.

Como sempre, isso é gosto. Cabe ao dono do post escolher o melhor e ir fundo. [=

aparentemente um problema sem solução. no grupo de do jsf também não souberam me dar uma resposta.

[quote=gambazinho]aparentemente um problema sem solução. no grupo de do jsf também não souberam me dar uma resposta.[/quote] Acostume-se a isso.
Quando se trata de padrão de projeto/OO vai ser raro os momento que você irá encontrar uma resposta definitiva.

Eu ainda penso, em minha opinião de quem ainda está aprendendo muito, que você deveria realmente utilizar o Enum.

Com ele você não irá precisar fazer ifs, e nem irá salvar a página no modelo. [=

Claro que não tem solução…é problema de filosofia e não de código…
Vc ta alterando o caso de uso da solução…não exite magica que faça vc mudar o requisito da solução e a não tenha que fazer nada pq o sistema esta generico e flexível ao ponto de engloba tal mudança sem manutenção.

A questão é q vc mesmo se pré-formatou a criar uma classe a cada nova filosofia de autenticação…por que vc fez isso?
não teria como vc mudar a filosofia?

• Não importa quantos diferente usuários sejem adicionados, cria uma abstração que encapsule isso genericamente e faça 1 pagina unica de autenticação para todos!
  • Use configurações de soft-code para parametrizar isso.
  • Use classes com campos dinâmicos usando MAP.
  • Etc e por ai…

com todo respeito FernandoFranzini,

não estou esperando mágica alguma, apenas estou tentando resolver o problema que vc mesmo apontou e que eu já desconfiava:

compreende porque não queria usar enum?

Eu acho gambi.

E se o seu usuario eh esperto o bastante para descrobrir que a interface de administracao eh http://seu_site/administrador.html ???

Fora que eu nao gosto nada que contenha “magic strings”.

//Daniel

desculpe mas não consegui ver problema no fato do usuário ter conhecimento de que existe uma página administrador.html?
o problema é segurança de acesso, é isso? um Filter resolveria esse problema.

Ola gambazinho

Seu caso esta claro…ambas opções terão manutenções…escolha uma delas e bola para frente.