Sou novo neste forum.
Estou fazendo uma pesquisa e gostaria de saber se vcs poderiam me ajudar.
Quais são as principais diferenças entre XP e Scrum?
Em qual tipo de negócio uma metodologia é melhor que a outra?
Elas são concorrentes ou podem ser unidas pra um melhor resultado no desenvolvimento de um Software?
[quote=Lincoln Amorim]
Abraço[/quote]
Scrum é tipo uma droga pra conter os animos de programadores que cresceram acostumados com a ideia que waterfall é ruim. Funciona assim, as empresas não querem mudar o seu processo antigo mas ao mesmo elas sofrem pressão de programadores para que isso ocorra, então ela contrata alguns evangelistas Scrum certificados (por alguma entidade que surgiu do nada), implementam algumas firulas com nome esquisito que funcionam até certo ponto e pronto. Muito mais simples que mudar de fato o processo original, porque pra isto seria necessário ter developers conhecendo do negócio, e outras coisas igualmente complicadas de implementar na prática.
Em qual tipo de negócio uma metodologia é melhor que a outra?
Elas são concorrentes ou podem ser unidas pra um melhor resultado no desenvolvimento de um Software?
[/quote]
Scrum é um processo de gerencia, XP é um processo de desenvolvimento.
Elas podem ser unidas já que tratam de áreas diferentes. Scrum trata do gerenciamento do andamento do projeto,
XP trata de escrever o codigo do software. Scrum pode ser usado fora do âmbito do software, xp não.
XP interfere um pouco na gerencia e tem o conceito de Product Owner como o scrum, mas não tem o conceito de Scrum Master.
Esta interferência deve-se ao fato que uma metodologia agil de desenvolvimento é inutil sem os conceitos de Sprint , Product Owner e Backlog. Então existe um overlaping entre XP e Scrum neste ponto.
uma não é melhor que a outra porque não são comparáveis.
XP inclui práticas como pair programing, repositório partilhado,testes antes do código e todos partilham responsabilidade pela qualidade do codigo. A parte “administrativa” do XP é , na prática, semelhante ao scrum, embora o foco seja outro.
[quote=mochuara][quote=Lincoln Amorim]
Abraço[/quote]
Scrum é tipo uma droga pra conter os animos de programadores que cresceram acostumados com a ideia que waterfall é ruim. Funciona assim, as empresas não querem mudar o seu processo antigo mas ao mesmo elas sofrem pressão de programadores para que isso ocorra, então ela contrata alguns evangelistas Scrum certificados (por alguma entidade que surgiu do nada), implementam algumas firulas com nome esquisito que funcionam até certo ponto e pronto. Muito mais simples que mudar de fato o processo original, porque pra isto seria necessário ter developers conhecendo do negócio, e outras coisas igualmente complicadas de implementar na prática.
[/quote]
hauhauhau…
cara, tu eh uma figura… precisamos tomar um (uns) chopps.
Estou em uma situação parecida a do ‘agodinhost’, fui encarregado de ‘coordenar’ o processo de ‘implantação’ do Mps.Br nível G na empresa que trabalho. Porém o meu caso é ainda pior (eu acho), não existe processo algum hoje é caótico total, e além disso a empresa trabalha com produtos ‘prontos’ 2 ERP distintos , mas… os cara do comercial querem vender pra tudo que cliente… resumindo a empresa trabalha quase que exclusivamente a customização desses ERP’s. Estava pensando em “Tentar” a idéia do FDD lá, visto que hoje a empresa faz a ‘divisão’ do trabalho por funcionalidade, mas sem planejamento ou modelagem alguma, é cada desenvolvedor por si!.
Alguém já usou essa metodologia, ou tem algum material para me indicar, ou mesmo sugestão de alguma outra metodologia/combinação. Qualquer sugestão é bem vinda, Obrigado.
[quote=ragonzato]… resumindo a empresa trabalha quase que exclusivamente a customização desses ERP’s. Estava pensando em “Tentar” a idéia do FDD lá, visto que hoje a empresa faz a ‘divisão’ do trabalho por funcionalidade, mas sem planejamento ou modelagem alguma, é cada desenvolvedor por si!.
Alguém já usou essa metodologia, ou tem algum material para me indicar, ou mesmo sugestão de alguma outra metodologia/combinação. Qualquer sugestão é bem vinda, Obrigado.[/quote]Oi ragonzato, blz?!!
P/ ser sincero, nunca cheguei a (estar numa equipe q) efetivamente a utilizasse na prática, mas eu sou 1 grande fã do FDD. E creio q vc pode conciliar muito bem Scrum+FDD+XP. Assim:
:arrow: Scrum - p/ as equipes pegarem a manha de se auto-gerenciarem/auto-organizarem; ganhar cadência|velocidade; melhorar comunicação/feedback; enfim, inspeção e adptação.
:arrow: FDD: Modelagem na medida certa (nem de mais, nem de menos).
:arrow: XP: TDD, refactoring, excelência técnica, pair-programming (se for o caso), etc.; juntamente c/ Scrum, prega processo Iterativo/Incremental.
O Kanban é 1 framework não intrusimo, ou seja, ele não interfere no seu “atual” Processo de Sofware: vc pode adicioná-lo ao RUP, ou ao Scrum, etc. Porem, creio ser ideal adotar primeiro o trio citado acima e, depois que vc conseguirem assimilar os valores, filosofia do Agile, aí sim adicionar o Kanban, o qual, juntamente c/ o Lean, tem um foco muito forte na melhoria contínua.
[quote=ragonzato]Estou em uma situação parecida a do ‘agodinhost’, fui encarregado de ‘coordenar’ o processo de ‘implantação’ do Mps.Br nível G na empresa que trabalho. Porém o meu caso é ainda pior (eu acho), não existe processo algum hoje é caótico total, e além disso a empresa trabalha com produtos ‘prontos’ 2 ERP distintos , mas… os cara do comercial querem vender pra tudo que cliente… resumindo a empresa trabalha quase que exclusivamente a customização desses ERP’s. Estava pensando em “Tentar” a idéia do FDD lá, visto que hoje a empresa faz a ‘divisão’ do trabalho por funcionalidade, mas sem planejamento ou modelagem alguma, é cada desenvolvedor por si!.
Alguém já usou essa metodologia, ou tem algum material para me indicar, ou mesmo sugestão de alguma outra metodologia/combinação. Qualquer sugestão é bem vinda, Obrigado.[/quote]
[quote=derlon][quote=ragonzato]… resumindo a empresa trabalha quase que exclusivamente a customização desses ERP’s. Estava pensando em “Tentar” a idéia do FDD lá, visto que hoje a empresa faz a ‘divisão’ do trabalho por funcionalidade, mas sem planejamento ou modelagem alguma, é cada desenvolvedor por si!.
Alguém já usou essa metodologia, ou tem algum material para me indicar, ou mesmo sugestão de alguma outra metodologia/combinação. Qualquer sugestão é bem vinda, Obrigado.[/quote]Oi ragonzato, blz?!!
P/ ser sincero, nunca cheguei a (estar numa equipe q) efetivamente a utilizasse na prática, mas eu sou 1 grande fã do FDD. E creio q vc pode conciliar muito bem Scrum+FDD+XP. Assim:
:arrow: Scrum - p/ as equipes pegarem a manha de se auto-gerenciarem/auto-organizarem; ganhar cadência|velocidade; melhorar comunicação/feedback; enfim, inspeção e adptação.
:arrow: FDD: Modelagem na medida certa (nem de mais, nem de menos).
:arrow: XP: TDD, refactoring, excelência técnica, pair-programming (se for o caso), etc.; juntamente c/ Scrum, prega processo Iterativo/Incremental.
O Kanban é 1 framework não intrusimo, ou seja, ele não interfere no seu “atual” Processo de Sofware: vc pode adicioná-lo ao RUP, ou ao Scrum, etc. Porem, creio ser ideal adotar primeiro o trio citado acima e, depois que vc conseguirem assimilar os valores, filosofia do Agile, aí sim adicionar o Kanban, o qual, juntamente c/ o Lean, tem um foco muito forte na melhoria contínua.[/quote]
Opa, estamos mais ou menos por este caminho. Vamos inserir progressivamente alguns conceitos de Scrum na gerencia de projeto, FDD e TDD para desenvolvimento. Também estamos pensando em passar a usar protótipos para validação de requisitos, alguém utiliza esse método? Mas estou om duvida a respeito da viabilidade (de tempo) de aplicar essa técnica.
[quote=Daniel_MV][quote=ragonzato]Estou em uma situação parecida a do ‘agodinhost’, fui encarregado de ‘coordenar’ o processo de ‘implantação’ do Mps.Br nível G na empresa que trabalho. Porém o meu caso é ainda pior (eu acho), não existe processo algum hoje é caótico total, e além disso a empresa trabalha com produtos ‘prontos’ 2 ERP distintos , mas… os cara do comercial querem vender pra tudo que cliente… resumindo a empresa trabalha quase que exclusivamente a customização desses ERP’s. Estava pensando em “Tentar” a idéia do FDD lá, visto que hoje a empresa faz a ‘divisão’ do trabalho por funcionalidade, mas sem planejamento ou modelagem alguma, é cada desenvolvedor por si!.
Alguém já usou essa metodologia, ou tem algum material para me indicar, ou mesmo sugestão de alguma outra metodologia/combinação. Qualquer sugestão é bem vinda, Obrigado.[/quote]
Meu Deus que zona heuehuehue
[/quote]
Para você ter uma ideia, chamamos o help-desk de buraco negro, de tanto chamado para correção de bug que tem :S
[quote=ragonzato]Estou em uma situação parecida a do ‘agodinhost’, fui encarregado de ‘coordenar’ o processo de ‘implantação’ do Mps.Br nível G na empresa que trabalho. Porém o meu caso é ainda pior (eu acho), não existe processo algum hoje é caótico total, e além disso a empresa trabalha com produtos ‘prontos’ 2 ERP distintos , mas… os cara do comercial querem vender pra tudo que cliente… resumindo a empresa trabalha quase que exclusivamente a customização desses ERP’s. Estava pensando em “Tentar” a idéia do FDD lá, visto que hoje a empresa faz a ‘divisão’ do trabalho por funcionalidade, mas sem planejamento ou modelagem alguma, é cada desenvolvedor por si!.
ragonzato,
Não sei pq, mas essas caracteristicas citadas por vc pareceram bem familiar… por acaso os dois ERPs que vc dá manutenção estão escritos em Superbase e Vb 6 + Transact SQL?
[quote=wescleyfcosta][quote=ragonzato]Estou em uma situação parecida a do ‘agodinhost’, fui encarregado de ‘coordenar’ o processo de ‘implantação’ do Mps.Br nível G na empresa que trabalho. Porém o meu caso é ainda pior (eu acho), não existe processo algum hoje é caótico total, e além disso a empresa trabalha com produtos ‘prontos’ 2 ERP distintos , mas… os cara do comercial querem vender pra tudo que cliente… resumindo a empresa trabalha quase que exclusivamente a customização desses ERP’s. Estava pensando em “Tentar” a idéia do FDD lá, visto que hoje a empresa faz a ‘divisão’ do trabalho por funcionalidade, mas sem planejamento ou modelagem alguma, é cada desenvolvedor por si!.
ragonzato,
Não sei pq, mas essas caracteristicas citadas por vc pareceram bem familiar… por acaso os dois ERPs que vc dá manutenção estão escritos em Superbase e Vb 6 + Transact SQL?
sds
[/quote]
Graças a deus eu não dou manutenção a esses sistemas, entrei na empresa há pouco tempo para trabalhar no projeto de melhoria do processo, e felizmente estamos conseguindo bons resultados. Já definimos um ?novo processo? e estamos com alguns projetos ?pilotos? em andamento
[quote=wescleyfcosta][quote=ragonzato]Estou em uma situação parecida a do ‘agodinhost’, fui encarregado de ‘coordenar’ o processo de ‘implantação’ do Mps.Br nível G na empresa que trabalho. Porém o meu caso é ainda pior (eu acho), não existe processo algum hoje é caótico total, e além disso a empresa trabalha com produtos ‘prontos’ 2 ERP distintos , mas… os cara do comercial querem vender pra tudo que cliente… resumindo a empresa trabalha quase que exclusivamente a customização desses ERP’s. Estava pensando em “Tentar” a idéia do FDD lá, visto que hoje a empresa faz a ‘divisão’ do trabalho por funcionalidade, mas sem planejamento ou modelagem alguma, é cada desenvolvedor por si!.
ragonzato,
sds
[/quote]
Quanto aos ERPs… Um deles ‘nasceu’ em Cobol (alguns clientes ainda usam a versão Cobol ate Hoje) depois foi reescrito em Delphi + Firebird. Já o segundo ERP é Delphi + MySqL.
Uma dúvida que tenho, me corrijam se eu estivar errado, mas Refactoring é uma metodologia de desenvolvimento, certo? e ela está diretamente atrelada a uma fase pós-implantação do projeto?
Outra coisa, existe alguma outra metodologia de desenvolvimento para um projeto que já está pronto ou tudo vai ser Refactoring?